Atingidos pelos Reflexos...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Vende-se...em nome de Jesus.




No vídeo acima, o vendedor Marco Feliciano, do Ministério Tempo de Avivamento, leva a teoria da teologia da prosperidade às últimas consequências . Enquanto garante que Deus atenderá a todos os pedidos de "fiéis", "perseverantes" ou "valentes", ele aproveita e vende cursos de teologia, DVDs, CDs de músicas e camisetas. Mas ele também usa o nome de Jesus em merchandisings.

Segundos após realizar uma oração inflamada (que inclui palavras de língua desconhecida), Feliciano ressurge como garoto-propaganda no mesmo cenário para vender um consórcio de casa própria, o GMF Consórcios.

"Você realiza, então, em nome de Jesus, o sonho da casa própria", diz o pastor/vendedor.

Quando vejo esse tipo de coisa... a primeira coisa que me vem a mente é o episódio bíblico onde Jesus, num acesso de ira, expulsa os vendendores do templo e literalmente "vira as mesas." O texto sagrado assim nos diz:

"E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio." João 2:15-16


Entendo que Jesus condenava ali, além da profanação do templo, o interesse comercial que havia por trás da religião dos judeus. Ele quis realizar um protesto profético com vistas à restauração da dignidade do lugar santo vilipendiado por comerciantes. Podemos dizer também que indiretamente Jesus se revoltava contra a casta sacerdotal, que era a responsável pelo desrespeito ao recinto sagrado. Jesus então naquele momento, representava a tradição dos Profetas de Israel, e não a classe dos chefes político-religiosos da época. Sua intenção era também acabar com o tráfico moral que aquelas negociações representavam, afastando o povo do verdadeiro sentido do Culto à Yavé.

Fico imaginando o que Jesus faria se estivesse dentro do estúdio onde o Marcão gravou seu "merchan"... principalmente na hora em que escutasse Seu nome sendo usado como avalista do produto...

Ou melhor...não quero nem imaginar...

2 comentários:

  1. Muito boa a materia! Mas nada se compara ao SAC - Sitema Alternativo de Crédito Habitacional da AFTB, uma ONG que concede financiamento sem juros e sem comprovação de renda para compra de imóveis residenciais com pagamento em até 30 anos e com a certificação do Ministério da Justiça.
    Veja em: www.programasac.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que infeliz esse demente materialistam e o pior que esse cancro se multiplica 70X7 a cada dia, mas Jesus nos alertou e tomemos cuidado, paremos de crer no copo dágua na bacia do xixi de cristo, no resto do sabonete que Cristo lavou os pé do apostolos esses produtos que usam o nome de Jesus em vão, a pastores e pastores, uns ensinam o caminho a liberdade e outros escravizam suas ovelhas, mas eles terão o seu julgamento. Pedro R. R.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails