Atingidos pelos Reflexos...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Política e Igreja


O prefeito de Paulínia, José Pavan Júnior (DEM), teve o mandato cassado e tornou-se inelegível por três anos. A sentença foi dada ontem pela juiza Maria Raquel Campos Pinto Tilkian. O democrata foi cassado sob acusação de compra de votos. A juiza já marcou a diplomação do segundo colocado, o petista Dixon de Carvalho, para o dia 24, às 14h, no cartório eleitoral da cidade. A diferença de votos entre os dois foi de 1,5 mil votos.(por Venceslau Borlina Filho).

Segundo a sentença da juíza, um único depoimento 'acrescenta dados relativos à compra de votos e ao abuso do poder econômico' praticados por Pavan Júnior e Simone: o de um homem que presenciou o ex-prefeito Edson Moura (PMDB) em uma casa no bairro Alto dos Pinheiros, em Paulínia, distribuindo dinheiro a diversas pessoas, nos valores de R$ 500,00 a R$ 1 mil. Moura foi apoiador da campanha eleitoral do prefeito eleito e sua vice. Com isso, Maria Raquel concluiu que: 'os réus, apoiados pelo ex-prefeito Edson Moura, abusaram do poder econômico, oferecendo vantagem pecuniária aos municípes e um bem, o terreno, em favor de uma igreja, cuja comunidade congrega cerca de mil pessoas'. A decisão é resultado de uma ação de impugnação do mandato eletivo do prefeito e sua vice pela coligação 'Renova Paulínia', de Dixon e seu vice Luciano Bento Ramalho (PR). (Jornal Cosmo on-line)

Publiquei em meu blog em Janeiro deste ano um artigo sob o título: Pendência , que teve como objetivo a reflexão sobre o assunto da relação entre Igreja x Política. Na ocasião pensei sobre o perigo que a igreja corre como instituição que deveria ter a preocupação principal de levar a mensagem libertadora do evangelho às pessoas, e de fazê-las descobrirem a verdade e crescerem espiritualmente, mas que ao invés disso, estivesse se preocupando com conchavos políticos e nas benesses que a máquina político-administrativa poderia talvez à ela dispensar.

Hoje, o processo que existia na época sobre a suspeita de compra de votos, pelo então recém-eleito prefeito de Paulínia teve sua sentença promulgada e as acusações foram confirmadas. A juíza entendeu como suficientes as provas que mostraram o crime cometido por Pavan Junior.


Ano passado no Rio de Janeiro o Pastor Marcos Pereira da Silva negociou durante o culto em uma igreja da Assembléia de Deus, cargos para a secretaria de administração penitenciária e de ação social, só não obteve êxito em confirmá-los por que não houve acordo com o candidato Sérgio Cabral.


Minha reflexão novamente é... Qual benefício o evangelho tem, quando políticos, de posição duvidosa recebem a palavra dentro de templos evangélicos ? Aliás, diga-se de passagem, políticos que só adentram as portas desses templos em época de campanha eleitoral.
Como instituição que zela pela proclamação da palavra de Deus, pela regeneração de almas, e por uma transformação da sociedade, inclusive para que atos como suborno e compra de votos não sejam uma prática comum, penso que precisamos estar atentos ao nosso comportamento nas próximas eleições. Creio que levar Jesus à sociedade, requer de nós um firme propósito e alicerce na Palavra de Deus, que nos recomenda não nos filiarmos à um jugo desigual, afinal, que sociedade tem a justiça com a injustiça ?

Notícias como essas, fazem-nos pensar na responsabilidade que temos com a moral, com a ética e com a honestidade que a Palavra de Deus nos recomenda.
Consciência política sim. Usar a igreja de Cristo como "trampolim" para objetivos pessoais jamais.

“Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão”. I Tim. 6:9-11.


Pois...“Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido. Lucas 12:2 .


Que Deus tenha misericórida de nós...e nos ajude !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails