Atingidos pelos Reflexos...

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Voltemos ao Evangelho...


Ontem, estivemos pregando na 1ª Igreja Batista do Matão, na cidade de Sumaré-SP. Aproveitamos esse espaço para agradecer ao Pr. Everaldo pela oportunidade e privilégio que nos proporcionou de compartilhar a Palavra de Deus com as pessoas ali presentes.

Meditamos no texto de Apocalipse 2:12-17.

Pensamos sobre as dificuldades que podemos encontrar quando vivemos em um ambiente conturbado, (assim como os cristãos de Pérgamo) mas ainda assim, sermos fiéis aos princípios morais estabelecidos pela fé cristã.


Os cristãos daquela época viviam numa cidade que prestava culto ao imperador e onde os templos dedicados à deuses pagãos como Zeus e Atenas eram freqüentados pela grande maioria da população. E embora vivendo dentro desse sistema, pressionado por falsas doutrinas e culto à ídolos, Jesus os elogia por permanecerem fiéis ao nome Dele: “Reténs o meu nome e não negaste a minha fé...”


Como tem sido difícil para nós que nos chamamos cristãos conviver com situações tão difíceis nos dias de hoje, onde vemos “mercadores da fé” venderem milagres em troca de uma oração de 7 minutos com hora marcada ( 7 pra meia-noite) , sem esquecer é claro de uma oferta “simbólica” de R$ 7,00. Ainda Ontem soube também de uma campanha de uma grande denominação, que anunciava que por uma “contribuição de fé” no valor de R$ 33,00, (o número da idade de Cristo), todas as suas enfermidades (do contribuinte é claro) seriam curadas. Misticismo, superstição e numerologia, querendo se passar por evangelho. Como ser cristão nesse ambiente ?


Hoje almoçando com um grande amigo, falamos um pouco sobre o assunto. Recebi dele assim que cheguei em frente ao computador uma mensagem que me fez refletir sobre a proliferação desses “mercadores do evangelho”:

“Assim como os primeiros cristãos começaram a cultuar desenhos que faziam nas cavernas e posteriormente a cultuar os enterrados ali, (e é importante lembrar que não foi a igreja católica que impôs as primeiras adorações a santos e imagens. Esse foi um movimento que surgiu no meio do povo), acho que a adoração as celebridades (pseudo-pastores negociantes da fé) é fruto da necessidade de um povo sedento por sarar suas vidas.

É um movimento que, assim como nos primórdios do cristianismo, vem do povo, querendo um libertador que solucione os maiores anseios da alma com uma bela , confortante e atrativa pregação no domingo....para que assim consiga-se a garantia de uma SEMANA abençoada...


O verdadeiro Pastor dá alívio para a vida toda..... mas alguns querem ter uma semana boa.”


Outro aspecto sob o qual meditamos, estava no fato de que a igreja de Pérgamo apesar de não negar o nome de Cristo e ser elogiada por isso, foi também advertida para que os ensinos dos Nicolaítas não fossem absorvidos pelos Cristãos.
Como já citamos em postagens anteriores, os nicolaítas eram conhecidos por aceitarem a imposição do império romano, de modo que fossem de alguma maneira favorecidos pelo sistema político da época. Jesus pede à igreja que fique bem longe disso. Fiquei impressionado com a semelhança da mensagem escrita no 1º século com nossos dias, e com coisas que acontecem tão próximas a nós.

A mensagem dirigida à Igreja de Pérgamo quer nos dizer que podemos sim viver num ambiente conturbado, cercado de corrupção, e de ensinos que vão contra o que Jesus nos deixou, e apesar disso, sermos fiéis, retermos o nome dEle e não negarmos nossa fé... É exatamente isso o que Ele pede á Igreja de Pérgamo e acredito também, a cada um de nós...


Que Ele nos abençoe, nos proteja e nos ajude a sermos dia-a-dia transformados pelo (verdadeiro) evangelho !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails