Atingidos pelos Reflexos...

terça-feira, 29 de julho de 2008

Além da Pergunta

Essa semana é a última antes do reinício das aulas. Resolvi então aproveitar bem os momentos ao lado de minha família, e como já postei aqui as fotos da Júlia e do Joás, vou também postar um texto que escrevi uns dias atrás, mais precisamente no dia 13/06/2008, um dia após o chamado, dia dos namorados. O Texto fala sobre o amor, e é na verdade uma declaração á alguém mais do que especial prá mim...

Além da Pergunta...

Inspirado pelo dia dos namorados, e por um amigo da faculdade, que conversou comigo ontem e se disse animado com o futuro casamento, fiz a mim mesmo uma pergunta que deixa muita gente confusa: “O que é o amor” ?. Enquanto namorados (as), noivos (as), esposos (as) e companheiros (as), quando recebemos aquela tradicional e famosa pergunta: “Você me ama?, o que respondemos ? Quase que invariavelmente a resposta é sim. Mas sabemos mesmo o que é o amor ?

Já vou logo de antemão, dizendo que não serei capaz aqui, de organizar palavras ou frases que possam responder ou dar uma definição sintetizada do que seja o amor. Mesmo por que, penso ser o amor no aspecto homem/mulher , um sentimento inexplicável, uma experiência pessoal, algo que precisa ser vivido e experimentado. Vou tentar entender então, junto com você leitor, o que seria o amor.

Imagine um casal de namorados, os dois com 16 anos de idade, no auge da adolescência, criados em cidades diferentes, em famílias que nunca se viram. Com três meses de namoro separam-se pela distância, mas apesar disso, continuam o relacionamento. Durante mais de dois anos, relacionam-se por cartas, telefonemas e eventuais viagens que o namorado fazia. Completam cinco anos de namoro, e é importante destacar que a sustentação do relacionamento sempre foi baseada na sabedoria, paciência, discernimento e disposição em perdoar da namorada ante os conflitos do namoro. Ele na maioria das vezes mostrava imaturidade para resolver as questões sobre os assuntos que envolviam o casal. Decidem assim mesmo, que já estavam, aos 21 anos de idade, preparados para o casamento. Após dois anos de casamento, o agora marido, decide deixar a cidade onde moravam ,ela então abre mão do convívio com mãe, ,irmãs e sobrinhos. abre mão de suas origens, das amizades e da comunidade da qual fazia parte para dedicar-se ao relacionamento e ao casamento. Após 08 anos de casamento, já tinham 02 filhos. O convívio com a esposa, fazia com que o marido reconhecesse que dependia daquela mulher para viver. Seu exemplo de fé, sua dedicação, entrega, renúncia e doação de vida em favor do marido e dos filhos, fosse nos momentos alegres ou tristes da vida, fazia com que ele desejasse fazer a mesma coisa. Hoje, o casal já completou 15 anos de casados, 20 anos desde o primeiro beijo e do primeiro “eu te amo”. Ontem, dia dos namorados, após um dia difícil e cansativo no trabalho quando o marido chegou da faculdade, achou em seus recados no computador a seguinte mensagem:

“Amar...
Amar é olhar para dentro de si mesmo
É dizer: eu quero! É viver intensamente
É sonhar com uma gota de realidade
É realizar uma gota desse sonho
É estar presente até na ausência
Amar é ter em quem pensar
É razão que ninguém teria razão para nos tirar
É ser só de alguém, e nunca deixar esse alguém só
É pensar em você tão alto a ponto de você escutar
Amar é ir até a morte, é acordar para a realidade do sonho
É vencer através do silencio ,é ser feliz até com um pouco...quando muito não é bastante.
Amar é dar anistia ao seu coração, é sonhar o sonho de quem sonha com você
É sentir saudades...é chegar perto na distancia
Amar é a força da razão , é quando os momentos são eternos
Amar é ser adulto e se sentir criança, é viver a vida em versos...e ao inverso
É a maior experiência na vida de um homem ,mas acima de tudo ,Amar é crer em Deus...
Porque Deus é amor”

“Junior ,Te Amo ! Ass. Nilce.”

Hoje eu sei o que é amor. Fui ensinado a percebê-lo e a cultivá-lo. E quando a Nilce me pergunta: Você me ama ?, eu respondo com toda a certeza e com toda a convicção: “Sim Nilce, Eu amo você”! E agradeço a Deus pela ajudadora que me deu, por ter uma mulher que vive Sua palavra e intercede pela minha vida e dos meus filhos continuamente, sem desanimar.


“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor”
I Coríntios 13,1-13

Que Deus, abençoe a todos os casais...
E que Seu amor seja o mais importante em nossas vidas !

José B. Silva Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails