Atingidos pelos Reflexos...

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Filosofando

Recebi um e-mail uns dias atrás, que trazia um verso em seu rodapé. Achei interessante a mensagem, e também passei a fazer uso da frase no final de minhas mensagens eletrônicas. O verso está contido na bíblia, mais precisamente na carta escrita aos cristãos da cidade de Corinto. O apóstolo Paulo assim escreveu inspirado por Deus: “A pessoa que pensa que sabe alguma coisa, ainda não tem a sabedoria que precisa”. (1ª Coríntios 8:2) NVI.

Sócrates , filósofo grego, disse na mesma linha de pensamento: “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância....” e o também filósofo Platão, discípulo de Sócrates, defendia a idéia de que deveríamos para obter o saber algo, ir sempre além daquilo que estivéssemos vendo ou percebendo.

As palavras de Paulo na epístola aos Coríntios, alertava cristãos da época, sobre a correta utilização do saber e do agir em suas vidas. A liberdade de que os Cristãos de Corinto agora desfrutavam, ao descobrirem que Jesus os tornara novas criaturas, estava gerando problemas entre aqueles que ainda não haviam descoberto essa nova vida em Cristo. Paulo estava querendo dizer em outras palavras, que quando achamos que temos convicção de alguma coisa, precisamos ter discernimento para usar esse conhecimento de uma maneira correta, sem que isso possa de algum modo prejudicar aquele que não tem essa sabedoria.

Temos visto parte de pessoas que se dizem cristãs, ostentarem uma posição de privilégio pelo fato de poderem dizer que são novas criaturas em Cristo. Parece que olham os outros sempre de cima para baixo, como se fossem as pessoas mais sábias e mais perfeitas do mundo. Apressam-se mais em julgar, do que em estender a mão. Se estamos agindo assim, talvez seja bom lembrarmos da recomendação bíblica :
“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”. Efésios 4:32

Para que buscamos a Deus? Para uma vida espiritual saudável, cheia de alegria e bênçãos ou para mostrar que somos mais religiosos do que os outros? Colocamos nossas vidas a se esforçar em fazer a vontade do Senhor para receber dele a graça e a capacitação para melhor servi-Lo ou para mostrar nossa pretensa superioridade e sabedoria diante dos erros e falhas de nossos irmãos?

Ser uma nova criatura em Cristo, é sim um grande privilégio, aliás, é o maior dos privilégios que o ser humano pode experimentar. Todos somos dependentes e carentes dessa transformação em nossas vidas, que ocorre quando reconhecemos que a morte de Jesus na cruz, teve esse propósito – de perdoar nossos pecados e dar-nos vida completa. Eu e você nunca merecemos e nem vamos merecer tamanho sacrifício. Ele fez por amor. Amor esse, que deve ser a principal característica do cristão.

Tanto Sócrates como Platão, pensavam no conhecimento de forma mais contemplativa. Já para Aristóteles, discípulo de Platão, o conhecimento representa uma nova etapa. Em seu pensamento encontramos a sabedoria em sua forma aplicada, prática. E essa práxis, para nós cristãos, consiste na busca da verdade , do conhecimento e da sabedoria naquele que é a própria verdade, e onde está o início de todo e qualquer saber. Que todos possamos continuar a buscar a sabedoria que precisamos, indo sempre além daquilo que vemos ou percebemos.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Provérbios 9:10

José B. Silva Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails