Atingidos pelos Reflexos...

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Olimpíadas


No próximo dia 08/08/08 com início da cerimônia marcada para ás 08:08 Hs, será aberta mais uma edição dos Jogos Olímpicos, em Pequim , na China . Mais de 10 mil atletas correndo atrás de superar seus limites, apresentando um espetáculo esportivo para milhões de espectadores por todo o mundo.

Confesso que sou fascinado por competições esportivas desde criança. O esporte é algo que pode fazer o ser humano conhecer seus limites, uma das formas mais belas de superação e prova de capacidade que o homem pode experimentar, quando se propõe a querer ser o melhor naquilo que faz. São várias as histórias de homens desacreditados pela sociedade, sem perspectivas nem objetivos em suas vidas, que descobriram um sentido para continuar a viver através do esporte. Quem não se lembra por exemplo, do emocionante episódio ocorrido nas olimpíadas de 2000 em Sydney, quando o nadador da Guiné Equatorial Eric Moussambini registrou o pior tempo numa prova de 100 m estilo livre em Jogos Olímpicos, (1m52s72, contra 47s84 do vencedor) mas ainda assim saiu aplaudido de pé ? Em determinado momento de sua performance, Eric começou a bater os braços ainda que desordenadamente, com toda a força que ainda tinha, e com o pouco fôlego que parecia restar-lhe, para poder completar a prova. Os espectadores presentes, percebendo que estavam diante de um desses momentos inesquecíveis que o esporte nos proporciona, se levantaram, gritando e incentivando Eric, como se ele fosse estabelecer uma nova marca de recorde mundial. Eric precisava chegar ao final da prova, naquele momento esse era o sentido da sua vida.

E apesar de reconhecer que o esporte pode fazer com que enxerguemos a vida sob uma perspectiva de superação e sentido, sabemos que em determinado momento de suas vidas esses atletas, seja um Eric Moussambini ou um Ian Thorpe, já não terão vigor físico para completarem os 100 metros rasos, seja em primeiro ou em último lugar. E caso o sentido de suas vidas, esteja somente no fato de baterem a mão na borda da piscina certamente terão problemas.

O esporte, quem diria, já existia na época de Jesus e de seus discípulos. Aliás muito antes disso, a história nos conta que um dos primeiros jogos dos quais se tem conhecimento datam de 776 a. C na Grécia Antiga. E já nos tempos de Jesus, nosso conhecido Apóstolo Paulo usou ilustrações de provas de atletismo para nos ensinar lições sobre a vida Cristã. Em sua carta aos Cristãos e provavelmente também aos atletas de Corinto ele assim escreveu:

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." (1 Coríntios 9:24-27)

A palavra de Deus, diz que os atletas da época corriam para alcançar um prêmio que , ao invés de nossas medalhas de ouro, era uma coroa de louros. Se preparavam, se abstinham de tudo para dedicarem-se aos treinamentos, assim como os atletas atuais.

O Apóstolo Paulo queria dizer que devemos seguir esse exemplo em nossas vidas cristãs. Devemos correr, nos dedicar, nos abster daquelas coisas que nos afastam do objetivo de alcançar nossa coroa da vitória. Não aquela coroa de louros ou aquela medalha de ouro, mas a coroa que Paulo chamou de incorruptível. O prêmio maior que nós podemos desejar. A vida eterna através de Cristo, à quem devemos subjugar nossos corpos à servi-lo, para que não corramos o risco de sermos reprovados ao final da prova. “...Correis de tal maneira que o alcanceis...”

Me preparo para assistir as competições dos jogos olímpicos da China, torcendo para que o sentido da vida dos "Erics Moussambinis" , dos "Ians Thorpes", meu e seu, não estejam somente em quebrar recordes ou em ver nosso país ganhar um grande número de medalhas , mas em nos preparar para alcançar a coroa incorruptível mencionada por Paulo.

“Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras.”II Timóteo 2:5.

Á Deus todo o louvor...
José B. Silva Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails