Atingidos pelos Reflexos...

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Onze Homens e Um Segredo.

E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.” Mateus 14:22-32

No episódio bíblico em que Pedro anda sobre as águas, indo ao encontro de Jesus, ele e mais onze discípulos estão no barco e passam por uma grande tempestade. Doze homens dentro de uma embarcação que já não obedece ao comando de nenhum deles, chicoteado pelas ondas, com vento contrário, no meio do mar e em total escuridão. O texto nos revela que isso tudo acontecia durante a madrugada, o que aumenta ainda mais a dramaticidade do fato. É interessante observar que tudo acontecia enquanto Jesus orava. Possuindo o atributo divino da presciência e portanto já sabendo que tudo aquilo aconteceria com eles , Ele dá uma ordem aos discípulos: “Entrem no barco, e vão adiante para o outro lado...”. Então, depois de orar, Ele aparece aos seus queridos seguidores de uma forma pouco convencional - Andando sobre as águas. Paralisados pelo pânico, aqueles homens chegam a pensar que seria um fantasma. Jesus então diz: Animem-se, sou Eu...não tenham medo ! Fiquei pensando na situação, e tentando imaginar as reações de pavor e desespero daqueles homens. Contudo, as reações não seriam todas iguais até o fim do relato.

Penso que o medo nos paralisa algumas vezes. Faz com que deixemos de tomar decisões que podem mudar nossas vidas. Provoca em nós um sentimento de frustração e nos faz pensar o que poderíamos ter conquistado se o vencêssemos. Analise os principais erros nossos e debaixo deles encontrará o medo. Aqueles conceitos e atitudes que tanto admiramos em outros e sabemos que seria bom adotarmos nem sempre é fácil de colocarmos em prática por sentirmos medo de não executarmos tão bem quanto os outros; a decisão de escolhermos ou mudarmos nossa carreira profissional que não vai bem, pode ser algo que faça com que sintamos medo pelo futuro que nos aguarda; a necessidade que sentimos em nos entregar mais aos relacionamentos com as pessoas ás vezes emperra quando tenho medo da reação delas quanto à minha aproximação. Ou até mesmo diante da necessidade que sentimos em assumir o compromisso de cuidar melhor de nossa vida espiritual faz com que fiquemos com medo da reação das pessoas que estão á minha volta em relação ao assunto. Ficamos adiando decisões, prorrogando um novo começo que nunca acontece, aguardando um novo dia que nunca chega. Muitas vezes pelo medo, pensamos mais nas críticas que podemos receber e em tudo que possa dar errado, do que nos benefícios que poderemos experimentar.

A maioria das pessoas que lêem essa passagem do livro de Mateus lembra da falta de fé que fez com que Pedro começasse a afundar. E realmente podemos mesmo tirar essa lição do texto. Mas há um outro aspecto a ser considerado e ao qual nem sempre nos atentamos. Aqueles doze homens no barco experimentaram o sentimento de pânico, porém onze permaneceram estáticos, paralisados diante do medo. Assim como os outros onze, Pedro trazia em seu coração os ensinamentos e as palavras de Jesus que antes já o haviam feito entender que seguir os passos do Mestre, seria sempre o melhor em sua vida. Há uma frase de Goethe que diz o seguinte “Nós só possuímos, o que compreendemos”. Penso que talvez, esse era o segredo de Pedro. Ele compreendeu que quando perdesse o medo, iria viver a melhor experiência de sua vida. A experiência de viver algo sobrenatural, a fantástica sensação de estar sendo sustentado, sobre as águas, pelo poder de Jesus. O segredo estava em aplicar essa verdade em sua vida. É provável, que ao passar sua perna pela borda do barco em direção ao mar agitado, Pedro tenha sido alvo de críticas por parte dos seus onze amigos. Podemos até ouvir: “Pedro você está louco, não faça isso”, “Você vai fracassar”, “você não é capaz de fazer isso”. Li um livro que chamou os outros onze discípulos de “Os bananas do barco”, talvez tenha sido um exagero, talvez não. O que eu sei, é que sou ás vezes, como um “banana”. Fico protelando minhas decisões, tenho medo de sair da zona de conforto e da segurança que ela me proporciona. Esqueço de depositar minha confiança naquele que pode fazer com que eu vença todos meus medos, dificuldades e limitações. Deixo de viver experiências maravilhosas, pelo fato de guardar um segredo tão bem, que chega a ficar escondido de mim mesmo. Pedro, apesar de ser conhecido por seu ímpeto e coragem, com certeza sentiu tanto medo quanto os outros discípulos que estavam no barco, a diferença foi que ele viu no meio daquela situação, uma oportunidade de tomar uma decisão e dar um passo que iria transformar sua vida, a de ser o único mortal a andar sobre as águas em toda história da humanidade.

E apesar da inesquecível e maravilhosa experiência de andar sobre as águas, de vencer o medo, de depositar toda a confiança no cuidado de Jesus, em determinado ponto da caminhada Pedro começou a afundar. O texto diz que Pedro “reparou no vento”. O detalhe é muito importante para nós, pois quando você tomar a decisão de vencer seus medos, de sair de sua área de conforto, você poderá sim viver algo sublime, mas isso não será a garantia de que as coisas sempre andarão bem. A possibilidade de adversidades continuarem ao seu redor é grande, mas o segredo nessas horas será “não reparar no vento”. Se Pedro continuasse com seus olhos fitos em Jesus, certamente não começaria a afundar, por isso, na hora de ir à direção de Jesus não tenha dúvidas, aconteça o que acontecer, mantenha-se sempre na direção Dele. Mas ainda mesmo assim, se você reparar no vento e começar a afundar , se aquela decisão que você estava adiando foi tomada e nem tudo saiu como você esperava, lembre-se que é o próprio Jesus quem pede para você “ir adiante, para o outro lado” e também é Ele, que sabe tudo que você precisa e precisará. Ele estará ao seu lado para te socorrer, para te ajudar, para tomá-lo nos braços e o conduzir sobre as águas.

Então, o que está esperando? Venha andar sobre as águas. Pode ser que você passe apuros durante a caminhada, que precise da ajuda de Jesus para te socorrer, mas sem dúvida alguma, você viverá uma experiência única, maravilhosa e sem igual em sua vida.

José Junior


“O que conta não é o crítico, aquele que diz em que ponto o forte tropeça ou em que aspecto alguém poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que de fato ocupa a arena. [...] Que, na melhor das hipóteses, no final conhece o triunfo da grande conquista, e na pior, se fracassar, ao menos fracassou por ter ousado muito. De forma que seu lugar jamais será entre as almas tímidas e inexpressivas, que não conhecem nem a vitória, nem a derrota.”
Theodore Roosevelt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails