Atingidos pelos Reflexos...

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Filhos...


Em nossas conversas por aí, escutei essa semana de uma mãe sua confissão de impotência frente à árdua tarefa de educar e fazer com que os filhos andem sempre por caminhos seguros. Tenho certeza que ela não está sozinha nessa luta. Em que pese hoje em dia termos fácil acesso à informações sobre o desenvolvimento psicológico e afetivo de nossos filhos, de conhecermos algumas regras básicas sobre o comportamento da criança, do adolescente e do jovem, penso ser comum a dúvida em como devemos agir nessa ou naquela situação. Como pais, apesar de sempre nos esforçarmos para dar um bom exemplo, de ensinar valores e princípios que acreditamos serem os melhores, de indicarmos sempre as melhores opções para nossos filhos, existe sim a possibilidade de errarmos, aliás diria que o que existe é a possibilidade de acertarmos. A frase que parece já feita, faz sentido para muitos pais: "Ninguém tem a receita certa para educar um filho". E isso é dito até mesmo por psicólogos especializados em aconselhamento na área do desenvolvimento da criança e do adolescente. Conversando com pessoas mais experientes, ouvimos quase que através de unanimidade, a opinião de que os dias de hoje, fizeram com que esse problema fosse potencializado por uma série de fatores. Em suma, podemos admitir com segurança, que educar filhos hoje em dia é uma missão das mais complicadas .

Porém uma coisa é certa, são os pais, os principais responsáveis pela boa educação de seus filhos. Essa tarefa não pode ser delegada às instituições de ensino e nem às religiosas, apesar de ambas poderem ajudar neste processo. E apesar de todas as dificuldades que apareçam, pai e mãe juntos, tem condições sim de vencer esse embate .


Temos um belo exemplo de como ser bem sucedido na educação dos filhos, e à essa altura você já deve estar imaginando de onde vem esse nosso exemplo. Isso mesmo, das páginas da Bíblia.


No livro de Deuteronômio, logo após Moisés ter lido os 10 mandamentos para os Israelitas, é clara a preocupação de Deus, com as famílias e com os filhos em especial. Deus já sabia das dificuldades que viriam através dos tempos, e em um dos mais belos textos da Bíblia , conhecido por "Shemá" e chamado pelos judeus até hoje como "O coração da Bíblia", Deus recomenda, a "receita" para um lar abençoado, com pais e filhos vivendo em harmonia. A palavra de Deus assim nos fala:


"Ouça ó meu povo: O Senhor , o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas essas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos, converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços, e prenda-as na testa. Escreva nos batentes das portas de sua casa e em seus portões." (Deuteronômio 6:4-9)


Tentando contextualizar, Deus parece estar dizendo: Busquem-me com todas as forças que vocês tiverem. E para que meus ensinamentos não sejam esquecidos, ensine-os sempre aos seus filhos, por todas as gerações, converse a toda hora sobre minha palavra, a Bíblia. Isso mesmo, dê um jeito de falar nela sempre, quando estiver andando , sentado, ou deitado. Se preciso for, coloque alguma coisa amarrada em você mesmo, no portão de sua casa, na porta do seu quarto, no espelho do banheiro, na frente da televisão, enfim, faça o que for...MAS NÃO DEIXE DE LER MINHA PALAVRA PARA SEUS FILHOS....


Fico impressionado, com o amor de Deus por nossos filhos. Faz-me lembrar de uma frase que postei a pouco tempo em uma das reflexões. “Que pai não faria todo o esforço para levar tamanha felicidade a um filho?”.


Que o Deus que nos deu a receita, possa nos dar forças, para aplicarmos essa verdade em nossas vidas. E que o amor que sentimos pelos nossos filhos provoque em nós a consciência da necessidade de ensinarmos a Palavra de Deus a eles...em todos os momentos.


Que Deus nos abençoe !
José Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails