Atingidos pelos Reflexos...

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Adesão ou Conversão ?


Adesão no dicionário da língua portuguesa figura com os seguintes significados : Aderência, união, junção: força de adesão. / Fig. Consentimento, aprovação: dar sua adesão ao projeto. / Inscrição num partido, numa associação.

Aderimos á planos médicos e odontológicos, partidos políticos, provedores de Internet, operadoras de celular, Tvs à cabo, etc. Esses dias estava até pensando em fazer uma adesão á um plano funerário, me convenci de que é uma adesão necessária.

Adesão então, implica em consentirmos com ideais e projetos apresentados, estarmos inscritos como participantes e beneficiários das vantagens que esses ideais podem nos proporcionar, não importando o quanto eu participe daquilo que o plano ao qual aderi tem por meta, meu objetivo será o poder usufruir de suas vantagens, no momento em que precisar.

Penso que ás vezes, refletindo teologicamente, temos feito uma adesão ás coisas de Deus.

Aderimos á uma comunidade que prega Jesus Cristo, consentimos e aprovamos suas doutrinas e práticas, nos inscrevemos através do batismo á um grupo religioso. Nos unimos, perante a sociedade, à uma associação entre pessoas que mantém uma mesma crença , nos tornamos participantes e aguardamos pelas benesses que isso possa nos render.

Josué, reuniu pessoas que haviam feito uma adesão á um grupo, e explicou-lhes a diferença entre adesão e conversão.

Já avançado em idade e preocupado com o destino do povo Israelita, ele lembra à todo o povo de como Deus havia cuidado milagrosamente de seus antepassados, das vitórias nas guerras, da travessia do Mar Vermelho, das terras férteis e produtivas que tinham recebido das mãos Dele. Possuíam todos esses benefícios pela adesão que fizeram à cidadania Israelita.

Josué então também os lembra de que era necessário além dessa adesão,uma total conversão por parte deles. Em um dos textos mais contundentes do Antigo Testamento, Josué pede que todo o povo faça uma decisão séria, de seguirem verdadeiramente à Iavé.

“Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor. Se porém não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos seus deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”. Josué 24:14-15.

Não é incrível notarmos como todo o povo tendo passado por tantas maravilhas na presença de Deus, ainda precisasse ser alertado a quem devessem servir? No versículo 19 do mesmo capítulo Josué declara para o povo: “...vocês não tem condições de servir ao Senhor...”, e no verso 24 ele diz que o povo estava voltado para deuses estrangeiros que tinham em casa.

Penso ás vezes que assim como aquele povo, não temos condições de servir ao Senhor. Fazemos tal qual o povo de Israel naquele momento, uma adesão aos ensinos Divinos. Falta-nos uma conversão verdadeira. Nos apegamos aos nossos “deuses estrangeiros”, corremos atrás de adesão ao poder, adesão aos prazeres e adesão ás posses. Servimos ao “deus do materialismo” e por vezes ao “deus do intelectualismo”.

Deus deseja que sigamos e prossigamos além da adesão. Ele quer conversão total e compromisso sério e exclusivo com ele. Esse compromisso em nossas vidas implica em uma decisão que temos que fazer dia-a-dia, de escolher a quem servir em cada momento de nossas vidas.

Que possamos refletir e estar tomando a mesma decisão que o povo de Israel:
“E o povo disse à Josué: “Serviremos ao Senhor, o nosso Deus, e lhe obedeceremos” Josué 24:24

Que Deus nos ajude !
José B.Silva Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails