Atingidos pelos Reflexos...

terça-feira, 17 de junho de 2008

Cuidado, frágil !



Nos dias de hoje, falar sobre fragilidade, tornou-se quase que em um contra-senso. Em nosso mundo globalizado, onde a competição do mercado de trabalho é algo que cresce a cada dia, sentimo-nos obrigados a vivermos em um ritmo quase que alucinante, nos especializando em tudo: curso disso, curso daquilo, palestras sobre os mais variados temas, livros de auto-ajuda (como ser um bom líder, como ser um bom pai, como ser um bom patrão, como ser uma boa mãe, como ser um bom filho...), enfim, hoje em dia o mundo precisa de super-homens e super-mulheres, e se você não for um deles, prepare-se para perder...

Aliás, até algumas igrejas pregam : “Você nasceu pra vencer”, “Chega de sofrer”, promovem terapias, correntes, campanhas, reuniões e “fogueiras”, que prometem uma vida sem desconfortos, sejam financeiros ou físicos, confirmando assim a tendência globalizada da competição de mercado, nesse caso, o mercado religioso.

Então, alguém que se levante pra falar sobre a fragilidade do ser humano hoje em dia, talvez seja considerada como uma “persona non-grata”.

Mas afinal, que mal há em buscarmos a excelência em tudo que fazemos ? Qual o problema em sermos pessoas preocupadas com o sucesso e bem estar, tão buscados em nossos dias ? Diria que nenhum, desde que reconheçamos nossa fragilidade.

Conversando ultimamente com algumas pessoas a respeito de doenças de nossos dias, lembramos do “stress” (que carrega uma série de doenças relacionadas a ele) e principalmente da depressão. Impressionante como o número de casos de depressão tem crescido nos últimos tempos. E pensamos em depressão aqui como um sintoma de fragilidade do ser humano frente aos problemas da vida. A depressão é definida por alguns como uma doença "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento. A depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas.A depressão é, portanto, uma doença afetiva ou do humor, não é simplesmente estar na "fossa" ou com "baixo astral" passageiro. Também não é sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço.

Já conversei com pessoas que se encontram na situação acima. São pessoas que passam por tratamento médico, tem uma vida de comunhão com Deus e com suas igrejas, fazem parte de uma estrutura familiar que consideramos dentro dos padrões normais. Então por que continuam sofrendo ?

Paulo, apóstolo de Jesus, talvez o maior responsável pelo crescimento da igreja primitiva, passou por uma série de sofrimentos. Ao ser questionado sobre sua fé e por não negá-la, esteve várias vezes em prisões, sofreu sob os açoites, carregava uma doença em seu corpo chamada por ele mesmo de “espinho na carne” ( quem sabe, não seria nossa depressão ?), diz a história que também passou por fugas, naufrágios e acusações.

Em meio á todo esse sofrimento deixou escrito algo, sobre nossa fragilidade: Ele disse que a graça de Deus está em nossos corações. E a essa graça ele chamou “Tesouro”! Percebem: Nossa riqueza está na Graça de Deus ! E sobre este tesouro ele escreve o seguinte:

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte. Em tudo somos atribulados, mas não angustiado, perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos”. (II Cor. 4:7-9)

Para Paulo então (diferentemente daquilo que nossos cursos de auto-ajuda e do que os defensores da teologia da prosperidade ensinam) ficamos sim: Atribulados, Perplexos, Perseguidos e Abatidos. Nossas vidas, nossos corpos, são vasos de barro: simples, frágeis, carentes de cuidado e de proteção, isso para que reconheçamos que o poder dessa graça maravilhosa é de Deus e não de nossa parte. Ás vezes, vamos precisar, assim como o apóstolo Paulo, saber viver com esses sofrimentos, sentirmos e confiarmos que apesar de tudo, apesar dos sofrimentos pelos quais passamos, Deus não nos deixará angustiados, desesperados, desamparados e nem destruídos.

Se você já é um super-homem ou uma super-mulher, talvez esse texto não tenha muito sentido para você. Mas se você se considera alguém carente do cuidado e da proteção de Deus diante dos problemas da vida, saiba que Ele está pronto a cuidar de você e tratar da sua fragilidade.


“Ainda que eu caminhe por um vale escurocomo a própria morte, não temerei.Pois Deus, está comigo,Tu me proteges e me diriges”.( Salmo 23:4)



Que Deus nos ajude !
José B. Silva Junior

Um comentário:

  1. Excelente reflexão amigo! Que Deus continue lhe usando...me ajudou muito está leitura!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails