Atingidos pelos Reflexos...

domingo, 22 de junho de 2008

Ventos

Estive descansando alguns dias em meu período de férias, e aproveitando a oportunidade, estava tentando organizar meus pensamentos e de alguma forma fazendo com que minha mente buscasse a tranqüilidade que o momento sugeria.

Sentado de frente para o mar, entre um vendedor ambulante e outro que passava, enquanto uma leve brisa batia em meu rosto, fixava meus olhos no horizonte e contemplava a imensidão do mar. Lembro de ter comentado com minha esposa : Que mistério é o mar...

E em meio à tranquilidade que o momento me proporcionava, lembrei-me de uma história sobre o mar...Um grupo de pessoas que viajava , não experimentavam aquela suave brisa que batia em meu rosto, mas sim um forte vento e uma tempestade que fazia com que o mar se agitasse a ponto de as ondas quase virarem o barco. Eram 13 os ocupantes do barco, que imagino, ao começarem a viagem, não esperavam que as águas tranqüilas se tornariam tão revoltas. O momento que em outro tempo já fora de tranqüilidade, agora era de total desespero, seus pensamentos estavam tão perturbados quanto o barco na imensidão do mar.

E de volta à realidade ,em meio aos instantes de prazer que podia sentir observando aquele mar calmo e sentindo aquela brisa suave, pensei nos momentos de tempestades que já experimentara em minha vida e me perguntei: Para que servem as tempestades ? Por que não posso estar sempre com uma brisa suave em meu rosto ? Por que ás vezes as coisas não acontecem como espero ...?

A resposta vem daquele barco. Eram 13 os ocupantes, porém, doze deles estavam ali para aprender algo. Em meio ao desespero de tentar controlar o barco no meio da tempestade, podemos imaginá-los tentando fazer tudo que estava ao alcance deles para reverter aquela situação , e assim, começam a dar sinais de esgotamento. Suas forças nada podem fazer para mudar aquele quadro. Então surge em cena , aquele que faltava, Ele dormia na popa do barco...Poderíamos imaginar alguém dormindo numa situação dessas ? Os doze seguidores de Jesus, aprenderam aquele dia que suas forças nem sempre serão suficientes para resolver os problemas que enfrentariam. E nos ensinam até hoje, que quando fortes ventos passam por nossas vidas, existe alguém que parece estar dormindo, mas está atento às nossas necessidades. Quantos de nossos barcos estão quase naufragando no mar de nossas vidas ? Aquela perda de emprego inesperada, a enfermidade tão cruel, os relacionamentos familiares desmoronando...enfim, quantas vezes as brisas suaves e o mar calmo deixam de existir pra nós...?

Deus, espera que quando você passe por essa tempestade, lembre-se de que Ele está ali. E deseja que você não deixe suas forças se esvaírem tentando resolver o problema. Nessa hora Ele espera ouvir de você: Senhor toma o controle dessa situação. E sua confiança vai levá-lo a ver o mar calmo e sentir a brisa suave novamente em seu rosto.

E caso passe por outra tempestade, já terá aprendido que:
As tempestades servem pra que eu reconheça que aquilo que me parece difícil de enfrentar, também serve para que eu cresça;
Que se a brisa suave e o mar calmo estiverem sempre presentes em minha vida corro o risco de achar que posso viver sem o cuidado de Deus;

E que as coisas nem sempre vão acontecer como espero, para que eu perceba que Deus espera algo de mim.
“...porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13:5 b)

Que Deus nos abençoe !
José B. Silva Junior
Seminarista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails