Atingidos pelos Reflexos...

terça-feira, 24 de junho de 2008

Hyperekperissou

Quando o pouco é muito !

Há alguns anos atrás, quando minha filha Julia ainda era quase um bebê perguntava a ela , se me amava muito ou pouco. Ela respondia sem saber direito o que estava dizendo: “muito e pouco” ! Mas entendia o que queria dizer, em sua mente se ela dissesse que amava só muito, iria faltar o amar pouco, então ela queria dizer que amava o máximo que podia...tanto que logo depois de responder me abraçava com toda força.

Isso me fez pensar que ás vezes, fazemos essa mesma confusão com as palavras “muito” e “pouco”. Afinal, o que é “muito” ? Quando tentamos definir, por exemplo, a grandeza de Deus que palavra usamos ? Poderíamos responder: Ele é Grande. Não...Ele é muito Grande. Não... Ele é Grandíssimo. Seja qual for o adjetivo que usarmos para tentar definir a grandeza de Deus, fará com que Ele diminua, porque não conseguimos dimensionar com palavras a majestade e grandiosidade do Criador. Nesse aspecto o muito sempre será pouco.

E o que é “pouco” ? Imaginemos um trabalhador brasileiro, tendo como salário mensal a quantia de R$ 415,00, que é o salário mínimo hoje no Brasil. Podemos dizer que, se pensarmos no que esse salário pode comprar, por quanto tempo ele poderá se sustentar, e até mesmo por chamarmos o salário de “mínimo”, afirmaríamos que ele ganha pouco. Mas na perspectiva de quem não tem um emprego há muito tempo e não possui nenhuma fonte de renda, o salário mínimo seria muito bem-vindo. Ou seja, neste aspecto, o pouco é muito.

O apóstolo Paulo falou sobre esse assunto aos seus amigos de Filipos. É uma passagem bem conhecida de todos: “Tudo posso, naquele que me fortalece.”(Filipenses 10:13). Numa análise mais rápida da frase, podemos pensar que Paulo quis dizer que podemos muito...naquele que nos fortalece, pois “tudo” dá mesmo a idéia de muito. Mas se olharmos bem para o que Paulo diz no parágrafo anterior da carta, veremos que ele diz que aprendeu a viver tanto passando necessidades, como tendo abundância. Paulo escrevia isso privado de sua liberdade, em uma prisão. Escreveu isso, depois de passar fome e ser açoitado. Paulo havia sofrido e estava sofrendo. Por isso ele diz, que podia TUDO, no sentido de passar necessidade e ter fartura, pois quem o fortalecia era Jesus. A idéia não é de poder tudo no sentido de ter o que quisermos, é passar por situações que não desejamos com a mesma força e alegria que temos quando recebemos o que queremos. Nesse caso, o pouco é muito e o muito... é muito. Aliás, tanto o pouco quanto o muito será mais do que muito. Uma das palavras usadas na língua grega, para indicar o muito da vida abundante que Jesus oferece é: Hyperekperissou, e significa: MUITO MAIS QUE ABUNDANTE.

Sim, em Jesus encontramos a vida muito mais que abundante, vida que nos completa, que faz com que o pouco seja sempre muito. Que faz com que nossa alegria não esteja no fato de ganharmos um ótimo salário, termos uma boa casa, ou um bom carro. E quantas pessoas temos conhecido que mesmo com todo conforto e recursos materiais, reclamam a falta de paz ? Também não fará que fiquemos angustiados ou desanimados pelo fato de ganharmos um salário mínimo, pagarmos aluguel e andarmos de ônibus. Temos sempre força e podemos passar por tudo através daquele que nos dá a força - Jesus Cristo. Vida completa, vida plena, vida alegre, vida abundante.

A Julinha diria que Jesus nos ama muito e pouco. E eu, que podemos medir seu amor, não com palavras, mas através do seu forte abraço e seu cuidado pela nossas vidas, quando nos entregamos à Ele.

Porque eu vim para que tenham vida, e vida em abundância. João 10:10.

Que a vida muito mais que abundante de Jesus, esteja com todos nós !
José B. Silva Junior
Seminarista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails