Atingidos pelos Reflexos...

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Deus me ouve por me ouvir...

A QUARTA VIA: DEUS ME OUVE, POR ME OUVIR
“Na minha angústia, clamo ao Senhor, e ele me ouve” – Salmo 120.1

Parece uma tautologia, apenas repetição de idéias e palavras, mas Deus me ouve, por me ouvir. Sempre vinculamos a idéia de que o Senhor está atento às orações quando as responde.

Eu sei também que sempre articulamos pelo menos três possibilidades de respostas: um sim, um não, ou um espere. Gostaria de articular a quarta via: Deus me ouve, por me ouvir. É a via que não tem resposta. Não há necessidade dela ou de qualquer dádiva, um algo do qual se possa dizer: Deus é bom pra mim, atendeu-me em oração. Não. A bênção está só no ouvir, no privilégio de poder falar, sem palavras, o que está no coração.

Na angústia, e se fosse pensar em Heidegger, profunda angústia existencial da ameaça de ser, o que se tem como conteúdo é tão somente o clamor. Estar angustiada é uma condição da alma que sofre. Um motivo desperta a angústia que já estava lá, e então o que emerge é a súplica, o primeiro desejo de superação, busca de saída, porta, luz, um alguém que possa entender de alma humana, médico do profundo, analista da profundidade humana, um apenas que possa ouvir e entender de angústia. A linguagem da angústia, sem conteúdo, não precisa de conteúdo como resposta, basta apenas ser ouvida. Então, Deus me ouve, por me ouvir.

Ao sair de casa hoje você caminhará com um código na profundidade da alma, que nem você mesmo consegue dizer do que se trata, porque não há como transformá-lo em palavras. Sem dizer coisa alguma, na oração incontida que brota como súplica, há alguém capaz de entender aquela linguagem e ouvir o que não pode ser dito. Provavelmente não haverá resposta alguma, pois o ouvir já será a própria resposta.

Tenha um bom dia!

Pr. Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails