Atingidos pelos Reflexos...

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Como é difícil construir altares...


Tenho refletido sobre a difícil tarefa de construir altares.

O altar no imaginário religioso e na história do Antigo Testamento simboliza a aproximação do ser humano com seu Deus. O lugar onde se deposita a oferta e entrega-se o sacrifício, onde o homem percebe-se mais próximo à divindade. No Catolicismo, por exemplo, é a mesa onde se celebra a Missa. No Protestantismo é onde os pastores pregam durante os cultos.

De exemplo prático, temos Noé, que ao final do dilúvio, em forma de gratidão e adoração à Deus, teve como primeiro gesto ao descer da arca, a edificação do altar.

E edificou Noé um altar ao Senhor. - (Gen. 8:20)

Mais altares edificados em Gênesis:

Abrão edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o seu nome – Gen 13:18

Então, Josué edificou um altar ao SENHOR, Deus de Israel, no monte de Ebal – Josué 8:30

Gosto de pensar na idéia de que ao construir um altar, posso me aproximar de Deus. Mas ao mesmo tempo, convivo com a dúvida de que nem todos os altares que tento erguer, permanecem ou permanecerão de pé.

O patriarca bíblico Abraão é um modelo de construtor de altares, temos conhecimento de que por onde ele andava as pessoas reconheciam sua marca, pois a primeira coisa que fazia quando chegava em algum lugar era construir um altar, e quando saía daquele lugar o altar ficava como para lembrar aos que ali permaneciam que ele era abençoado por Deus.

Sei que não vivo mais a época do Antigo Testamento, mas entendo pela norma teológica que podemos continuar a construir altares.

Tento construir altares quando priorizo os valores bíblicos como fonte de sabedoria.

Tento construir altares quando opto por escolha própria sacrificar desejos pessoais em prol de uma educação Cristã aos meus filhos e de um relacionamento baseado na fidelidade e sinceridade cristã com minha esposa.

Tento construir altares, quando as pessoas com quem tenho me relacionado me procuram em busca de algo diferente, e consigo fazê-las entender um pouco dos planos de Deus para suas vidas.

Porém, há os que duvidam. Aqueles para quem esses altares não os aproximam de Deus, talvez pelo contrário, os distancie ainda mais. Os quais desacreditam dos altares e também do Deus á quem tento edificá-los. Eu sei ... já aprendi que não semeio para aguardar um ganho, ...sei que edifico altares num reino onde o dar é receber, onde perder a vida é encontrá-la. Sei que devo fazer o que faço, pelo simples fato de não ficar inativo, devo continuar edificando altares, porque não posso servir a Deus sem servir as pessoas à minha volta.

Mesmo sabendo disso, fico triste quando penso que muitos não conseguem olhar os altares da mesma maneira que eu...

Li Rubem Alves... Acho que ele já pensou sobre isso também...

"Sou um construtor de altares. Construo meus altares à beira de um abismo. Eu os construo com poesia e beleza. Os fogos que acendo sobre eles iluminam o meu rosto e aquecem o meu corpo. Mas o abismo continua escuro e silencioso..."

Senhor... continuarei tentando construir altares... ajuda-me nessa difícil missão.

José B. Silva Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails