Atingidos pelos Reflexos...

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Como um jardim...


Quem acompanha esse blog e também aqueles que me conhecem pessoalmente, sabem da minha opinião sobre o assunto crescimento de igrejas. Talvez saibam também da traumatizante experiência que tive na antiga igreja que freqüentava quando a liderança resolveu seguir a cartilha do guru, doutor em crescimento de igrejas, empresário, palestrante e escritor Rick Warren (Autor do Best-Seller “Uma Vida com Propósitos”). O pacote além de propor que aqueles que não aceitassem a visão, devessem procurar um outro “jardim” no qual devessem estabelecer suas raízes, prometia um crescimento vertiginoso em curto espaço de tempo, como se rapidamente pudéssemos acrescentar um “zero” a frente do número atual... de 500, para 5000... a meta principal era essa...números.

Já comentei aqui, que fico com a opinião do Pr. Irland Pereira de Azevedo ao dizer que esses pacotes fechados mais parecem comprometidos com o marketing religioso de nossos dias e com a busca das necessidades e anseios das pessoas do que com a transformação de vidas pelo evangelho. Outro grande pregador também disse a respeito desse assunto um dia desses, que, se o Espírito Santo resolver não visitar mais algumas dessas igrejas, existe uma grande possibilidade de que elas continuem crescendo vertiginosamente.

Pois bem... o assunto, nesse último final de semana provocou grandes emoções em mim, e o objetivo dessa postagem é compartilhar essa emoção.

Alguns sabem que freqüento agora uma igreja com um número bem menor de membros. Sabem também do desafio que é para todos ali, levarem o trabalho adiante. Da falta de espaço físico ás vezes, de equipamentos e ferramentas para uma melhor didática no ensino da bíblia, e da grande luta que teremos pela frente no projeto de construirmos o prédio de educação religiosa. Temos consciência das lutas e também de que a Igreja é um organismo vivo e como tal, deve crescer. O que ás vezes acaba trazendo ao meu coração humano e falho, certa ansiedade.

Porém, conheço também a visão do Pastor Paulo Cesar Mussato, que está á frente do trabalho. Sei que ele pensa que uma igreja deve crescer naturalmente, como um organismo vivo que é... Sei também da convicção de sua divina chamada e de que seu modelo é a bíblia, o Novo Testamento. Seu objetivo é pastoral, é dar vida. Nas conversas que tenho com ele percebo o seu desejo de levantar pessoas e não de deixá-las cair. Sei que ele não espera resultados imediatos, e que sabe que sua missão é a de um lavrador que deve cuidar e trabalhar para que o crescimento natural da lavoura aconteça...

Domingo a igreja estava especialmente linda... como todo lavrador gostaria de ver sua plantação. Não que nos outros não estivesse, mas percebi que alguns lugares outrora vazios, dessa vez eram preenchidos por vidas buscando um relacionamento com o Criador. As pessoas estavam como sempre contentes e dispostas, muitos visitantes presentes, o clima de alegria (que só a presença de Deus proporciona) era contagiante. Fui tentado a levantar e contar as pessoas presentes, levantei, pensei bem... e não terminei a contagem. Me regozijei interiormente e cheguei até a derramar algumas lágrimas por ver tantas flores nascendo, crescendo e se desenvolvendo , por ter o privilégio de ter também um regador em minha mão... e por me sentir tão amado e querido ali.

Senhor... permita que continuemos experimentando esse crescimento e essa alegria que nos dás de forma tão natural e espontânea, e nos dê sempre forças para que prossigamos à semear e aguar... pois sabemos e confiamos que só o Senhor pode fazer crescer.

Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Apóstolo Paulo - I Coríntios 3:6

2 comentários:

  1. Júnior,

    Como já citei anteriormente;

    "Semear é opcional, mas a colheita é obrigatória."

    Orgulhe-se,você faz parte disso!

    ResponderExcluir
  2. poxa Silvio... assim vem mais lágrimas... Porque sei que você também faz parte disso...!!

    Obrigado pelo apoio e pelas suas palavras que sempre me animam ...e que sinto serem dirigidas por Deus. Que Ele continue nos dando essa alegre oportunidade de semear e ver crescer...

    Obrigado mais uma vez meu irmão...

    (Como sou chorão...rs)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails