Atingidos pelos Reflexos...

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Vocação, vida secular e espiritualidade


Houve um tempo, já vão algumas décadas, que vocacionado era aquele chamado para o ministério pastoral ou de missões. Ah, ele vai ser pastor! Olha, esse aí vai ser missionário. É um vocacionado.

Essas expressões “imperaram nas igrejas” durante muito tempo, e tinham ainda um viés de “romanismo”, quando as famílias diziam, - “esse tem tudo para ser padre”...

A leitura atenta do Novo Testamento, nos esclarece que vocação é a chamada individual de todos nós, para sermos “cooperadores de Deus” na remodelagem deste mundo em que vivemos. Para isso, uns são chamados para balconistas, outros para pedreiros, outros para o magistério, psicólogos, executivos, tecnólogos, homem do gás, dentistas, médicos, músicos, pastores, missionários, donas de casa, analistas de sistemas, farmacêuticos, terapeutas, e dezenas de funções que preenchem o mercados de trabalho nos dias de hoje.

O cristão serve a Deus, e caminha neste vale da sombra da morte sem temer mal algum, pois na sua experiência de fé, anda com o Senhor e para o Senhor em todas as coisas que faz.

Alguns dizem – gostaria tanto de ter mais tempo para trabalhar na igreja – e chegam a ficar com sentimento de culpa, quando não dispõe de mais momentos para estar na Igreja. Que engano!

A espiritualidade de nossa vida, se completa na Graça que nos conduz em cada momento, no Senhor, quando somos os melhores balconistas, os melhores pedreiros, os eficazes professores e mestres nas escolas onde andamos, nos consultórios onde trabalhamos, nas cozinhas onde agimos, nas fábricas onde produzimos, na consciência de ajudar à Deus, na remodelação deste mundo e expansão do seu Reino (governo).

Depende de nós; esse é o plano do Criador, quando Jesus nos orienta a ser sal e luz onde vivemos. Servir! Servir sempre. Diáconos na igreja (eklesia) que invade o caos do kosmos.

Logo, “sem essa” de vida secular. “Sem essa” de vida espiritual. Jesus veio nos dar vida integral em abundância, para todo lugar onde agimos e aceitamos o desafio. No mais “obscuro lugar”, como escreveu o poeta do velho hino HCC 482, mas “dentro da seara”.. .

Plenamente ajustados, andando no vale da sombra da morte (a vida humana). Mas não em pecado (desvio da vontade de Deus para a vida). Vida secular deve ter espiritualidade transbordante.

Pastor Saulo Peres Quintas


Fonte: http://www.calvariosantos.org/100112/120575.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails