Atingidos pelos Reflexos...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Caminhos da Vida


Por Natanael Gabriel da Silva

“Ouça, meu filho, e seja sábio; guie o seu coração pelo bom caminho. Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos.” – Provérbios 23.19-21

Não ande com quem não tem um sentido para viver, esse é o conselho. O exemplo vem dos ébrios e glutões, algo próprio para um final de ano. É, numa cultura como na nossa, quando o comer é apenas um detalhe para estar juntos, parece ser um bom conselho.

Só que não o tome ao pé da letra. Quem vive para comer e beber perde o que tem, ou fica pesado por conta do excesso ou perde o rumo por conta da bebida. É uma metáfora de ausência de direção. Se você anda com quem não sabe para onde vai, também irá para lugar nenhum. Parece coisa boa, em princípio, mas depois ou perde-se o rumo da casa, ou fica-se caído encostado em algum poste. E olha que tem gente que não sabe para onde vai, com muita segurança. Uma vez escutei uma pessoa que me disse: “Você tem que aproveitar a vida, como eu”. Disse isso com tanta autoridade, honestidade e convicção, que eu quase acreditei.

Não é preciso haver estradas para que haja caminhos. Foi assim com o povo andando pelo deserto, e uma vez Pedro fez uma pergunta para Jesus: “Para quem iremos nós?” Pedro estaria perdido, sem estrada ou caminho, caso não andasse nas pisadas de Jesus. Também Jesus disse: “Eu sou o caminho...” Não há estradas para a eternidade, mas caminhos que às vezes por “lugares” inimagináveis. Terá que pegar a trilha, pra saber do que estou falando.

Os caminhos de Deus, Jesus como caminho e o sentido da vida se constituem numa única direção, cuja estação e bilhete de viagem encontram-se no coração. É lá que você decide quem vai ser e o que pretende da vida. E só você pode fazer isso.


Tenha um bom dia!

Pr. Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails