Atingidos pelos Reflexos...

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Para onde devo ir ?



Creio que esta, antes de ser uma questão pessoal, é uma questão inerente ao ser humano.

Tenho falado aqui do privilégio de conhecer pessoas e estabelecer relacionamentos através dos textos que tenho escrito aqui. Esta semana tive a grata surpresa de restabelecer um contato perdido há 23 anos.

Época em que morava no bairro de Santana, em São Paulo... em que pegava o “busão” lotado (muitas vezes pendurado na porta dele) na Leôncio de Magalhães (o 177C – Jardim Brasil x Hospital das Clinicas) para ir até a Mesbla da Avenida do Estado onde trabalhava e executava serviços de arquivista e office-boy nas ruas movimentadas da maior cidade brasileira. Época em que freqüentava a Igreja Batista de Água Fria, do Pastor e Coronel do Exército Francisco Ferreira Lopes, e estudava á noite no GEPAL (Grupo Escolar Antonio Lisboa) no Jardim São Paulo. Época em que acompanhava mais de perto os jogos do Corinthians no Pacaembu e Morumbi e onde cansei de ver o Neto fazer belos gols de falta. Época da 1ª namorada, do 1º beijo, do 1º emprego, do 1º colegial, da 1ª viagem sozinho... época das descobertas... de começar a se pensar para onde devemos ir... Bons tempos de muito aprendizado que sem dúvida, contribuíram para o meu desenvolvimento e formação pessoal.

Essa antiga amizade da adolescência conseguiu me achar em meio a esse mar que navegamos chamado Internet e ao falarmos sobre Deus, religião e igreja ela me disse o seguinte:

“A história da minha vida com relação à religião é bem longa, estudo religião desde os 16 - 17 anos, iniciei na Batista com uns 15 anos, até porque minha irmã é da Batista, fiquei bons anos por lá, mas tenho um espírito que tem sede em procurar as coisas, percebi cedo que algumas pessoas não são de Deus nem de Jesus e acabam manipulando as pessoas através da pregação, através da igreja, despejam a " verdade " delas, e as ovelhas que se percam ! Preciso procurar por mim mesma e constatar...,e jamais faço um voto tolo com Deus, e sou extremamente cuidadosa, com as verdades alheias. Sou Cristã. Vou uma vez por semana à igreja buscar a palavra. Gostaria de ser mais ativa, mas ainda não encontrei a casa " certa " de Deus para criar minhas raízes. Minhas raízes estão 100 % em Deus e em Jesus.”

Depois de refletir sobre essa colocação, fiquei me indagando: Qual é a “casa certa” para mim..? Para onde devo ir, no intuito de estabelecer um relacionamento saudável com Deus ? É possível estar com minhas “raízes” 100% em Deus e em Jesus, mesmo não freqüentando uma igreja, ou ainda, será que é possível NÃO estar 100% em Deus e em Jesus freqüentando uma igreja ?

As indagações parecem até apontar para as que Tomé um dia fez a Jesus: “Senhor, não sabemos nem para onde vais... e como podemos saber o caminho que temos que seguir?”

É... Ás vezes me vejo como um discípulo de Tomé...rs. Assim como ele, há momentos em que dou vazão à minha mente inquiridora e lógica (Que Deus tenha misericórdia de mim !). Porém, devo admitir que nesse caso o argumento de Tomé seja irrefutável: Se não sabemos o destino, como saber o caminho ? E percebo nos dias de hoje que é por falta de destino, de ideal, de objetivos, que muitas pessoas não se encontram com Cristo. E sem saber para onde ir, o que almejar e aspirar, como podem apossar-se daquele que é o caminho para tais estados ? Acredito que a vida “ao Deus dará”, sem rumo, ao sabor dos ventos, debaixo da manipulação de outros, pode ser sim, encontrada dentro da igreja (Tomé era um dos discípulos) e também fora dela. É vida onde Cristo não está presente, pois ele será sempre, a quem o busca, o roteiro e o rumo. Ele e só Ele, é o caminho para grandes realizações dentro do universo da vida de cada um de nós. Ele diz isso quando dá sua resposta à Tomé:

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Creio que quando demonstramos nosso “espírito com sede de procurar as coisas”, crítico e cético, a ponto de tornar-se para o mundo um símbolo da visão material dos fatos, criamos a oportunidade (assim como Tomé) para que Jesus se revele a nós de uma forma toda especial. A idéia talvez possa ser resumida na frase de um conhecido teólogo que li esses dias:

"Somente na recusa revela-se a irrecusabilidade da fé". Joseph Ratzinger

Tomé proporcionou ao Senhor a oportunidade de dizer algo profundo, valioso e significativo que tem através dos tempos ajudado, incentivado e estimulado milhões de pessoas a criar suas raízes 100% nEle. E meu desejo ao refletir sobre esse assunto é a de que Ele se revele continuamente a você e a mim para responder às nossas dúvidas.

Senhor, para onde devo ir ?

José B. Silva Junior

Um comentário:

  1. Muito oportúna sua reflexão! A busca do sentido na vida a cada dia se eleva mediante o avanço avasaladora da mediocridade de muitos que se auto-entitulam "crentes" e o vazio do secularismo que assalta a cultura do nosso país sem tréguas. O profeta Isaías já nos mostrou o caminho certo -
    "mas os que esperam no SENHOR renovarão suas forças; subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; andarão e não se fatigarão." Is 40:31
    Tenho experimentado pessoalmente a verdade deste verso e recomendo à toda alma que busca Deus com sinceridade e humildade de coração.
    Abs,
    Pr Ricardo Sturz Jr

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails