Atingidos pelos Reflexos...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Casa de Deus ou Casa do Nada ?

No último domingo á noite estive na cidade natal de meu pai, o saudoso Sr. José Benedito da Silva , onde nasceram também meus dois irmãos mais velhos: Sérgio e Silvio. Foi nesta cidade também onde organizou-se a primeira Igreja Batista do Brasil no ano de 1871.

Lá, visitei a Igreja Batista Memorial de Santa Bárbara D’Oeste, da qual é Pastor meu amigo Elinaldo Lourenço da Silva. E aproveito para agradecê-lo nesse espaço pela amável recepção e pela oportunidade de contribuir no serviço da Ceia.


A mensagem trazida por ele foi baseada no livro do profeta Oséias, mais precisamente no capítulo 10. Oséias, escrevendo um século antes de Jeremias, se refere a Betel (que em hebraico significa “Casa de Deus”) com outro nome: “Bete-Áven” (Oséias 4:15; 5:8; 10:5-8), que significa: “Casa do Nada”, “Casa de Vaidade”, “Casa da Nulidade”.

Escrevo hoje, baseado no sermão que ouvi em Santa Bárbara, para refletir:

Faço do lugar que frequento dominicalmente “Bete-El” ou “Bete-Áven” ?

O povo de Israel passava por um período dificílimo na questão relacionamento com Deus. Haviam se esquecido de observar a essência do sentido dos mandamentos de Deus em suas vidas. Oséias dizia que o povo (de Israel) estava se acabando por falta de conhecimento de Deus. A corrupção estava se generalizando, tanto que em Oséias 4:1, encontramos a expressão: “O Senhor abre um processo contra os cidadãos do país, pois não há mais fidelidade, nem amor, nem conhecimento de Deus nesta terra.”

E é nesse contexto que Oséias diz : Betel já não existe mais... O que existe é Bete-Áven. Não uma Casa de Deus... Mas uma casa do nada, uma casa de futilidades, casa de vaidades. Aliás, a palavra AVON, marca de cosméticos mundialmente conhecida, tem origem nessa palavra hebraica: ÁVEN. Era um povo que estava vivendo de aparências, de vaidades, pura maquiagem.

Isso me leva a refletir: Até que ponto não tenho feito do lugar que frequento para adorar a Deus, uma casa do nada , através do meu culto mecânico. Será que não é verdade que minhas mãos levantadas, meus olhos fechados, minhas orações e leituras, não tem sido atos executados de maneira superficial e fútil ? Até onde estou direcionando minha “adoração” á Deus, movido pelo apelo por decisões imediatas, baseadas na vontade humana; até onde tenho cedido ao estímulo das emoções como alvo do meu culto; até que ponto tenho desprezado a doutrina da graça e do amor, para tornar-me um cultuador legalista e apegado ao que os “sacerdotes” da igreja moderna estabelecem como padrão de adoração? Até que ponto tenho frequentado a igreja e agido como identificou o profeta Oséias no meio do povo de Israel, provido de um "ativismo religioso" através de “sacrifícios” vazios sem mudança de vida ? Até que ponto não tenho sido um mero portador de um “certificado de batismo” e um “pagador de taxas religiosas” ? Será que é isso o que Deus quer de mim ?

O próprio profeta nos responde:

“Eu quero amor e não sacrificios, conhecimento de Deus e não holocaustos.Oséias 6:6

Também o profeta Isaías falou sobre o descontentamento de Deus, com um povo que só tinha o desejo de praticar rituais, seguir modelos, manuais, metas, propósitos... mas que não se importava em conhecer Deus e ter uma verdadeira intimidade com Ele. Isaías então conclama o povo a praticar a verdadeira adoração:

O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende... De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor... Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva. (Isaias Cap. 1)

Entendo que através de Oséias e Isaías a mensagem de Deus para cada um de nós é:

Quero AMOR , não Holocaustos !

CONHECIMENTO, não futilidades !

BETEL , e não bete-áven !

“Se alguém é sábio, entenda essas coisas; se é inteligente, que as venha conhecer. Pois os caminhos do SENHOR são retos, os justos neles caminham, os maus neles tropeçam.” Oséias 14:10

Que Deus nos ajude !
José B. Silva Junior

2 comentários:

  1. Graça e Paz.

    Maravilhoso texto, meu prezado. A despeito de passar poucas vezes pelo blog, me surpreendo toda vez que o faço...

    Já inclui no meu rol particular de posts da semana...

    Que o Senhor te abençoe, rica e poderosamente!

    Abraços,

    Em Cristo,

    Robson Silva
    Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!querido amigo Júnior,muito oportuno esse texto só acrescentou ao que eu já vinha refletindo sobre a casa de Deus.Obrigada por em texto tão oportuno e reflexivo para minha vida que Deu te abençõe.Ger.33-3

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails