Atingidos pelos Reflexos...

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Teólogos ou Ilusionistas?


Roberto dos Santos

O Brasil é campeão de pseudo-teólogos. Mas, afinal de contas, como identificar um ilusionista teológico? Primeiramente, teólogo é o profissional da educação cristã com formação acadêmica nas grandes áreas da enciclopédia teológica: sistemática, bíblica, história e prática. Além de sua formação epistemológica e espiritual, é capaz de interpretar textos bíblicos, escrever obras teológicas e formular teses originais acerca dos fundamentos teóricos da fé.

Por outro lado, o ilusionista teológico só consegue exibir seu “diploma”, que muita das vezes obteve através de caminhos duvidosos ou suspeitos, pois o que caracteriza o exercício ilegal do ministério teológico são exatamente a incapacidade de discussão acadêmica, disputa ou debate sobre qualquer tema relacionado à ciência teológica. Mesmo estudando numa instituição por correspondência ou de renome tradicional como nos grandes seminários teológicos batistas, presbiterianos, metodistas ou pentecostais , só pode ostentar o grau de teólogo o laureado que fez jus ao titulo , demonstrando profundo conhecimento das mais diversas áreas dos estudos teológicos.

O ilusionista teológico só engana, quer no ministério pastoral, quer na academia teológica, quem realmente não entende absolutamente nada sobre o tema em questão. Por conseguinte, o ilusionista teológico passa por “perito da fé”, uma vez que os menos informados , e os discípulos que o acompanha nos corredores das “ ruínas teológicas” são seduzidos pela psicologia da serpente.

Seja teólogo de verdade! Estude em instituição que sabe ensinar e que possui excelentes professores formadores por academias com creditação educacional. Não fique a mercê de quem não sabe nem mesmo discernir a diferença do alfa para o alef. E mais: o ilusionista teológico acaba montando nas bases heresiológicas dos fariseus suas escolinhas de profetas.

Fonte: ANTIOCH THEOLOGICAL SEMINARY All rights reserved.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails