Atingidos pelos Reflexos...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Marcas de luta...


Para quem me conhece mais de perto sabe que sou muito mais razão que emoção. O que não significa necessariamente que eu seja uma pessoa desprovida de sentimentos. Mesmo porque, o sentimento de tristeza é inevitável em algumas situações da vida.

O último final de semana foi para mim, muito sofrido e doloroso emocionalmente... e essa dor está difícil de passar...

Perdemos um sobrinho. Matheus, 18 anos, espancado covardemente, alvejado com um tiro nas costas, assassinado!

Ao ver seu corpo, notei em suas mãos alguns hematomas, marcas de quem lutou contra os inimigos , contra a morte !

Mas a luta de Matheus não começou na madrugada de sábado. Como a de tantos outros adolescentes, começou assim que a estrutura de sua família sofreu o trauma da separação de seus pais quando tinha apenas 5 anos de idade. A luta de Matheus continuou quando sua mãe e irmãs se viram praticamente sozinhas morando em outra cidade tendo que se adaptar à nova realidade que a vida lhes impunha. A luta de Matheus prosseguiu, quando não pôde ter a companhia constante de sua mãe em seu dia-a-dia, pois ela fazia agora a vez do pai , tendo que trazer o sustento para dentro de casa. A luta de Matheus continuou crescendo quando ele se viu cercado pelo mundo das drogas, das más companhias, das influências negativas. A luta se intensificou e Matheus leva um duro golpe quando tem que se recolher numa instituição de recuperação para menores. Ao voltar paro o convívio de sua família, Matheus demonstra sinais de que venceria a luta... Mas infelizmente isso não aconteceria, e a luta chegaria agora a seu último round.

Na triste noite de 15/08/2009, vejo as marcas dessa última luta na parte externa de suas mãos, horas depois que sua mãe no gesto protetor de tirar o tênis e cobrir o filho que cochilava na cama, ouvir dele; “ Mãe, que horas são ? Vou sair...” Não adiantou sua mãe dizer que já era tarde e que seria melhor ele continuar dormindo... Matheus acorda e segue para o último e trágico round de sua luta. Uma festa, uma briga, um tiro...fim da luta, fim da vida. A imagem não quer sair de minha cabeça: As mãos machucadas, o corpo sem vida, de quem deveria estar no auge dela, provoca em mim uma grande dor, me deixando atordoado.

Domingo pela manhã na cerimônia que antecedeu o enterro do corpo, o ministro religioso que trazia a palavra tenta nos consolar: - “Matheus esteve na igreja, manifestou o desejo de seguir a Jesus, reconheceu que precisava dar outro rumo em sua vida.”...

Não podemos ter certeza sobre o lugar onde o Matheus vai passar a eternidade depois de toda essa luta. O destino de sua alma, o arrependimento, a graça e o perdão de Deus em sua vida é algo muito pessoal, que não temos condições de avaliar. O fato é, que se ele teve uma decisão de reconhecimento do senhorio de Jesus Cristo em sua vida, e entendeu que essa era a única forma de vencer a luta pela qual passava, certamente ele teve uma grande vitória nessa aparente derrota...Nossa redenção é imediata quando praticamos esse gesto com sinceridade. A mudança de nossas atitudes, diferentemente, é um processo mais lento, que Matheus não teve tempo de experimentar.


O que fica além da dor, é o meu desejo de que tudo, tudo mesmo, fosse bem diferente... o que está doendo mais em mim, é que penso que em algum momento poderia estar lá para poder protegê-lo, dando um conselho, me fazendo mais presente... deveria ter dado um jeito de participar dessa luta desde o início... Porque o que sinto agora é muito triste. Carregarei comigo também, marcas dessa luta...


Muitas coisas ainda não entendo. Também não entendo certos caminhos pelos quais o Senhor nos conduz, mas um dia sei que seremos consolados e veremos que nada foi sem razão:


“E sereis consolados, quando virdes o seu caminho e os seus feitos; e sabereis que não fiz sem razão tudo quanto tenho feito, diz o Senhor.”
Ez.14:23

Que Deus, pelo seu amor, suavize nossa tristeza

José Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails