Atingidos pelos Reflexos...

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Olha os nicolaítas aí gente...

Olha os nicolaítas aí gente...

O livro de Apocalipse traz algumas mensagens de alerta sobre as coisas que hão de acontecer no chamado “fim dos tempos”. Entre essas mensagens, encontra-se uma carta enviada à igreja de Éfeso (Leia Apocalipse 2). Em meio aos elogios e a repreensão dirigidos à igreja , consta uma lembrança feita pelo próprio Jesus de algo que o aborrecia...

“Tens, porém, isto, que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço.” Apocalipse 2:6

Os Nicolaítas foram conhecidos por um grupo de cristãos que buscavam a acomodação com a vida social e religiosa do império romano para que não corressem o risco de serem excluídos de muitas funções sociais.

A cidade de Éfeso aliás, era um grande centro comercial que atraía todo o tipo de costumes de religiões pagãs e distorções das doutrinas Cristãs. Era lá que situava-se o templo de Artemis/Diana, uma das sete maravilhas do mundo antigo. A exuberância e o esplendor dos rituais e cerimônias pagãs representavam uma tentação para os cristãos que haviam perdido o fervor inicial e deixado o primeiro amor à Cristo de lado. Para o autor de Apocalipse o império era tão desumanizador e mau, que nenhum cristão poderia aceitá-lo.

Segundo Juan Inácio Alfaro em seu livro "Apocalipse – Perguntas e respostas", eram as principais características dos Nicolaítas:

1) Diziam-se apóstolos sem sê-los, eram uma espécie de missionários ambulantes ou apóstolos itinerantes que percorriam diversas regiões pregando o evangelho , se bem que na verdade, buscavam uma vida fácil e cômoda.

2 ) Os Nicolaítas estavam relacionados com Balaão e Jezabel (2.14,20), que no Antigo Testamento se associam com a aceitação da fornicação e do paganismo. O Apóstolo Paulo no Novo Testamento lembra aos cristãos que não devem se deixar enganar a si mesmos a pretexto de liberdade ou de conhecimentos superiores. A única coisa que conta e que deve dirigir a vida do Cristão é o amor.

3) Há quem veja nos Nicolaítas cristãos gnósticos, que abraçavam a cultura e a religião romanas, tinham se liberado ou secularizado de tal modo que não viam conflito entre as práticas pagãs e as exigências do cristianismo.

A primeira impressão que tive ao conhecer os Nicolaítas um pouco melhor, é que estamos cercados deles...

1) “...Diziam-se apóstolos sem sê-los...buscavam uma vida fácil e cômoda...”

Grana, glamour e gospel
Rica e lipoaspirada, a bispa Sonia atrai
fiéis com sermão que mistura Deus,
casamento e cosméticos

Culto da Renascer: versículos e dicas de auto-ajuda ensinam fiéis a ter sucesso no amor e no trabalho


Na emergente constelação evangélica do país, ela é um fenômeno. Única mulher de destaque dessas igrejas em expansão, tem um título que ainda soa estranho aos ouvidos da maioria (bispa) e um apelido inevitável (a perua de Deus). Sonia Hernandes, líder da igreja Renascer em Cristo, chama sacristia de camarim, usa roupas de grife e não sai sem maquiagem nem para ir à padaria. Aos 42 anos, conseguiu realizar por linhas tortas a fantasia infantil de ser atriz e usufrui o kit completo de celebridade televisiva: dá autógrafos na rua, tem personal stylist, mora em casa cercada de seguranças e orgulha-se de ter o rosto estampado em revistas de famosos. Com duas plásticas e uma lipoaspiração no currículo, é a cara, bonita e bem-cuidada, da igreja que fundou com o marido, Estevam Hernandes, recentemente promovido de bispo a apóstolo. Fonte: Veja on-line

“O casal Estevam Hernandes Filho e Sônia Haddad Moraes Hernandes, fundadores da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, foi preso na manhã de 09/01/2007 no aeroporto de Miami. Eles embarcaram para os Estados Unidos na noite anterior e foram detidos por estarem portando US$ 56 mil dentro de uma pasta, apesar de terem declarado que carregavam apenas US$ 10 mil, valor máximo que a legislação daquele país permite ser transportado por estrangeiros.”


2)“...se associam com a aceitação da fornicação e do paganismo...”
Rick Warren, pastor de mega-igreja na Califórnia e autor do livro “Uma Vida Com Propósitos”, pediu perdão a seus amigos homossexuais por fazer comentários em apoio da Proposta 8 da Califórnia. Essa proposta, defendida por evangélicos, católicos e outros religiosos, tinha como objetivo proteger a instituição do casamento contra os ataques legais de ativistas homossexuais. Warren agora afirma que ele “nunca deu nenhum apoio” a essa emenda defendendo o casamento...

...Entretanto, durante sua entrevista à CNN, Warren expressou remorso por apoiar a Proposta 8. “Escrevi a todos os meus amigos gays — os líderes gays que eu conhecia — e realmente lhes pedi perdão”, confessou ele. Além disso, Warren disse que ele não queria comentar ou criticar a decisão da Suprema Corte de Iowa, de legalizar o “casamento” homossexual porque “isso não é sua agenda”.

Jim Garlow, pastor da Igreja Wesleyana Skyline em San Diego, ajudou a liderar a campanha da Proposta 8 na Califórnia. Garlow admite que está confuso e preocupado com a decisão de Warren de pedir perdão por ter apoiado a Proposta 8: “Historicamente, quando instituições e indivíduos recuam de convicções acerca das verdades da Bíblia, só um fator leva a isso: o medo de perder o respeito das outras pessoas. Em outras palavras, preocupar-se mais com o que as outras pessoas vão pensar do que com o que Deus pensa”, concluiu.
Fonte: OneNewsNow/Gospel+; Traduzido por: Julio Severo
(http://noticias.gospelmais.com.br/rick-warren-pede-perdao-a-lideres-homossexuais.html)

Fonte: A Última Notícia

3)...não viam conflito entre as práticas pagãs e as exigências do cristianismo...

Em 1992, já com uma igreja com quase 20 mil pessoas, Hybels resolveu criar a Associação Willow Creek e, em 1995, o Global Leadership Summit, para treinar líderes de várias denominações dos EUA e do mundo que estivessem interessados em seguir seu modelo de crescimento de igrejas. Muitos líderes, principalmente jovens, aderiram à visão denominada “sensíveis aos que buscam”. E Hybels se tornou ainda mais popular quando, ainda nos anos 90, se tornou um dos grandes amigos do então presidente Bill Clinton. Era o pastor dos Estados Unidos mais próximo do presidente.

Em síntese, o movimento criado por Bill Hybels: “dos sensíveis aos que buscam”, ensina que se as igrejas quiserem crescer devem se transformar em “igrejas daqueles que procuram”. Ou seja, devem ser igrejas “sensíveis” e “adequadas” ao perfil e aos gostos dos que estão à procura de uma igreja. Segundo pesquisas que promoveram, os líderes de Willow Creek chegaram à seguinte “fórmula mágica” para ser “sensível” a aqueles: as igrejas deveriam substituir definitivamente os corais e hinos tradicionais por grupos de louvor, dança e teatro; não pregar sermões com temas como pecado, santificação, etc, mas, sim, sobre amor e auto-ajuda, com “mensagens aplicadas às necessidades das pessoas”; serem mais “tolerantes” com o comportamento dos seus membros; investir em conforto para atrair as pessoas, e principalmente em instalações de entretenimento sofisticadas. Esse era o modelo e crescimento do Willow Creek, copiado por milhares de igrejas no mundo...

Fonte:http://murall.com.br/maior-guru-de-crescimento-de-igrejas-admite-erros/



Nos tempos dos Nicolaítas, a influência da vinha falsa cresceu rapidamente, como a palha que prospera mais que o trigo, assim, os costumes dos nicolaítas aumentavam rapidamente nas igrejas locais. Isso levou a Jesus Cristo fazer uma severa advertência àquela era da Igreja. Jesus os chama a voltar às primeiras práticas (fé apostolica) e permanecer nessa fé, revelando assim um verdadeiro arrependimento.

Infelizmente vemos em nossos dias a mesma sequencia dos perniciosos ensinamentos dos Nicolaítas. Primeiro um pensamento (espirito), logo chegou a ser uma ação (obras), e por último uma imposição(doutrina).

E vai piorar...

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." (2 Timóteo 4:3-4)

José Junior

3 comentários:

  1. Obrigado pela visita ao GRAÇA PLENA, Deus lhe abençoe sempre.

    Joelson Gomes

    ResponderExcluir
  2. Os nicolaítas eram um grupo de irmãos que se levantou na igreja em Éfeso tentando dominar o "povo". Queriam criar o conceito de clérigos e leigos. Os santos de Éfeso odiaram essa idéia, mas em outras igrejas isso foi aceito, como é o caso de Pérgamo (a igreja casada com a política). Ali surgiu e se fortaleceu a ideia de um clero dominando sobre os leigos. A chamada igreja católica potencializou essa prática e, séculos depois, a igreja reformada seguiu aceitando e praticando o nicolaitismo, promovendo, assim, uma obra que o próprio Jesus odeia. Os nicolaítas hoje estão presentes em TODAS as denominações, sem exceção: trata-se da máxima "manda quem pode, obedece quem tem juízo".

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus!

    Isso tem que acabar. O mundo ta sendo destruído por essa gente falsa e que nao teme a Deus! Como que alguém que diz temer a Deus crê nesse bando de falsos profetas? Te fazem sentir culpa,te lavam a cabeça...e as pessoas deixam! Mal sabem elas que a omissão também é pecado e tá sendo tudo ANOTADO por eles ( por Deus, Jesus e os Anjos) e ai depois, é que a gente vê nosso filme da vida e é aí que a porca torce o rabo...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails