Atingidos pelos Reflexos...

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Verdade sem a bíblia ?

É possível chegar a verdade absoluta sem a bíblia... ?

Alguns grandes pensadores e filósofos já fizeram o que estamos nos esforçando para tentar explicar. Uma sociedade que siga o caminho da verdade , sem entretanto poder definir com segurança o que é a verdade. Sim, pois ao deixarmos a revelação de Deus a nós através do texto sagrado de lado, buscamos o sentido para vida e para as coisas da vida, baseando-nos somente em nossa capacidade mental e intelectual, o que indica um paradoxo, pois como pode algo criado, buscar respostas confiáveis sem que se busque as respostas naquele que criou o intelecto e a mente ? É interessante pensar também, que os padrões éticos, morais e até os sistemas de leis que regem a humanidade de forma geral, encontram inspiração nos textos bíblicos. Mas...vamos tentar deixar a bíblia um pouco fora de nossas considerações e tentar perceber como se busca a verdade através do pensamento extra-bíblico.


1. DEFINIÇÕES FORA DA BÍBLIA PARA: VALOR, ÉTICA E MORAL.


Aristóteles, o filósofo grego, fazia a distinção entre valor intrínseco e valor extrínseco. Para ele, esse é o fundamento que faz os seres humanos valorizarem ou desvalorizarem determinadas coisas. Diz-se que algo tem valor intrínseco quando a base para seu valor é percebido como estando em sua própria natureza, isto é, quando é valorizado por si só, em vez de por seus efeitos. Ao contrário, algo tem valor extrínseco quando a base para seu valor encontra-se em sua relação com outro valor, isto é, quando é valorizado por seus efeitos. A ética, por sua vez, tem a ver com as questões que envolvem o correto e o impróprio, bem como a determinação do bem humano. A moral envolve a prática real de viver segundo determinada crenças. A ética é a sua contraparte, na medida em que busca identificar o porquê de serem algumas práticas morais ou imorais. Mas voltando á bíblia (é difícil mesmo ficar sem ela...); a ética cristã envolve o modo como as pessoas devem viver. A fonte da ética cristã é a Bíblia Sagrada. Enquanto a fonte da ética humana está dentro de mentes limitadas que não conseguem estabelecer através de um censo comum o que é certo ou errado, moral ou imoral, , o bem ou o mal.A ética bíblica mostra como deve ser o relacionamento do ser criado, com Deus o criador, e em particular, com os outros seres humanos. O que se observa, nesses últimos tempos, quando uma sociedade deixa de lado o texto sagrado, há uma inversão dos valores éticos em seu meio. As pessoas não querem dar ouvidos ao que está revelado nas Escrituras Sagradas, substituindo tais valores por modelos mundanos e seculares (Is. 5.18-25; Cl. 2.8).


2. AS CAUSAS DO ABANDONO DA BÍBLIA: A INVERSÃO DE VALORES.


O relativismo vigente defende que não existem verdades absolutas, (como apresentado na idéia do parágrafo anterior, a limitação da criatura torna a verdade absoluta inexistente) por isso, tudo é relativo. Essa parece ser uma declaração contraditória, pois, se tudo é relativo, somos levados, então, também a concluir que “é relativo que tudo seja relativo”. Associado ao relativismo, está a visão pluralista (e humanista), que aceita, como certo, todo e qualquer posicionamento. É como se não mais existissem fronteiras entre o certo e o errado. Os meios de comunicação em massa, principalmente, a televisão, têm sido amplamente utilizados para difundir esses valores invertidos (e não valores bíblicos). A programação televisiva, na sua maior parte, encontra-se sob o controle de visões anti-bíblicas. Até mesmo os telejornais precisam ser vistos à luz da criticidade bíblica, tendo em vista que alguns manipulam as informações de acordo com os interesses humanistas, algumas vezes com vistas a denegrir a imagem daqueles que defendem a bíblia como regra de conduta. A maioria da mídia, e não vamos aqui entrar no detalhe se propositadamente ou não, objetiva desestruturar as famílias (criadas e abençoadas por Deus nas escrituras sagradas). Nas novelas e filmes, as pessoas que desempenham o seu papel, vivem como se Deus não existisse, e quando nele acreditam, não O concebem de acordo com a revelação bíblica. Como exemplo, temos o padrão bíblico moral e ético para o casamento que deve ser entre homem e mulher (Gn. 2.21-24), em amor e submissão (Ef. 5.31-33), criando os filhos no temor do Senhor (Ef. 6.1-4). Esse padrão tem sido amplamente atacado, dentro dessas representações citadas e apresentadas de forma massiva pelos meios de comunicação. Diferentemente destes, os valores de Deus são: 1) absolutos - Deus é soberano, por conseguinte, seus princípios e preceitos também os são (Rm. 11.34-36). O homem pode até rejeitá-los, mas a conseqüência será sua própria ruína (Dt. 12.28; Gl. 6.7,8); 2) imutáveis – Deus não muda (Ml. 3.6; Hb. 13.8), por isso, seus preceitos e princípios jamais mudarão, de eternidade a eternidade permanece a palavra de Deus (Sl. 119.89; Mc.13.31); e 3 ) universais – Deus é único, em toda parte, apenas Ele é Deus (Dt. 6.4; II Sm. 7.22; Is. 45.21; 46.9; I Co. 8.4), portanto, seus preceitos e princípios não estão restritos a um determinado país ou região (Mt. 28.18-20).

3. A REAÇÃO À INVERSÃO DE VALORES.


3.1 Moldando-se ao padrão estabelecido na Palavra de Deus.
Nós, os cristãos, não podemos viver como vivem os que seguem outro tipo de padrão, a não ser o bíblico, pois sabemos que o final desse caminho é a morte (Pv. 14.12). Somos chamados a andar no Espírito, não cumprindo as concupiscências da carne (Gl. 5.19,20), mas a desenvolver o fruto do Espírito, que, conforme está escrito em Gl. 5.22, é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Assim, estaremos sendo moldados ao caráter de Cristo, nosso Senhor, que nos conclama à separar nossas vidas para sua glória (Lv. 20.7; Mt. 5.48; I Ts. 4.3-7).


3.2 Estimulando vocações cristãs para uma vida em que os padrões bíblicos sejam expostos à sociedade.
Deus nos chama à santificação, não ao isolacionismo, por isso, devemos tomar parte das decisões sociais, como sal da terra e luz do mundo (Mt. 5.13-16). José (Gn. 50.2) e Daniel (Dn.6.4,28) são dois bons exemplos bíblicos de homens que foram usados por Deus para beneficiar o seu povo e para testemunhar das grandezas de Deus na vida pública. O estímulo às vocações cristãs deve ter como propósito a defesa de uma ética cristã, para isso, faz-se necessário que as pessoas vocacionadas sejam “capazes e tementes a Deus” (Ex. 18.21) e que não busquem o poder apenas para o seu bem pessoal, mas com o propósito de servir (Lc.22.26).


3.3 Mantendo os padrões bíblicos de vida e testemunho
Nada adiantará defendermos uma coisa e vivermos por outra, esse era o grande problema dos fariseus, repreendidos por Jesus em Mt. 23. O mundo não quer apenas ouvir o que temos a dizer, mas, principalmente, como vivemos a partir do que cremos. Por isso, o apóstolo Tiago ressaltou que “a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (Tg. 2.17). Somos reconhecidos pelos nossos frutos (Mt. 7.16-20).

CONCLUSÃO
O relativismo moral e o abandono da Bíblia - Palavra de Deus, solapa o mundo pós-moderno, já que o homem, com base na cosmovisão materialista e existencialista, tende a pôr o errado em lugar do certo. A conseqüência tem sido a destruição dos valores espirituais e morais, levando a sociedade ao afastamento de Deus. Nós, os cristãos, a fim de dar o exemplo, devemos viver, não de acordo com os preceitos e princípios humanistas, mas com a vontade de Deus que é absoluta, imutável e universal (Rm. 12.1,2), Princípios estes apresentados através de uma única fonte: A Bíblia – Palavra Infalível de Deus .

José Junior
Adaptado do texto original de José Roberto A. Barbosa

Um comentário:

  1. Menino! Você se antecipou ao convite que eu pretendia te fazer???
    Esse é um tema muito pertinente!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails