Atingidos pelos Reflexos...

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pendência


"A diplomação dos prefeitos eleitos está marcada para dezembro, mas alguns dos vitoriosos estão com as candidaturas sendo questionadas. Estão no bolo os eleitos de Paulínia, Jaguariúna, Vinhedo e Monte Mor. Todas as ações foram impetradas pelos candidatos derrotados. Os advogados dos chefes dos Executivos dizem que estão tranqüilos e que seus clientes não cometeram nenhuma irregularidade. De qualquer forma, é sempre bom ficar de olho, até porque, na semana passada, Miguel Hadad (PSDB), prefeito eleito de Jundiaí, teve a sua candidatura cassada pela Justiça por abuso de poder econômico. O tucano vai recorrer. Pendência 1 No caso Vinhedo, um funcionário da Prefeitura afirma que Milton Serafim (PTB), teria dado tíquete- combustível para cabos eleitorais – o que pode configurar compra de voto. O prefeito eleito, Gustavo Reis (PPS), é acusado pela mesma irregularidade. Em Monte Mor, Rodrigo Maia (PSDB), está sendo questionado – ação que começou ainda durante a campanha – por ter distribuído uma cartilha sobre a sua gestão. Já José Pavan Júnior (DEM) é acusado de abuso de poder econômico."
Jornal Cosmo On Line – 30/11 /2008.

Acompanhamos semana passada uma reportagem , na qual José Pavan Junior, hoje prefeito de Paulinia ,negociava a contratação de suposto empresário para trabalhar em sua campanha política nas eleições do ano passado. Em gravação telefônica, o provável contratado pedia um “adiantamento” de R$ 100.000,00, quantia pela qual prometia ao candidato Pavan Junior, “conseguir muitos votos”. Gravação esta, examinada pelo renomado perito Ricardo Molina da Unicamp, e confirmada como sendo um material onde inexiste a possibilidade de fraudes. Existe processo no Ministério Público que investiga a questão.

O assunto nos faz pensar em até que ponto nós , que nos chamamos cristãos, devemos nos envolver no apoio ou defesa pública, desse ou daquele candidato. Sou do tempo, (apesar de ainda jovem...rs) onde o envolvimento da igreja com a política era quase que nenhum. Não aceitavam-se, por parte das igrejas de denominação batista, doações declaradas de nenhum órgão público. Os recursos tinham origem nas ofertas voluntárias e dízimos de seus membros. O cuidado com as entradas de ofertas de não membros, era algo muito mais rigoroso .

O que percebemos hoje em relação ao assunto é algo no mínimo preocupante. Em época eleitoral vemos candidatos encherem os bancos das igrejas, tal qual enchem os bairros da periferia. Após eleitos, difícil de encontrá-los nos mesmos lugares. As igrejas têm sido mais receptivas à idéia do apoio à esse ou aquele candidato, na maioria das vezes, não se importando com as práticas dos mesmos no que diz respeito á conduta ética e cristã. Temos visto, não raro, pastores e líderes rasgarem elogios á candidatos potenciais aos mais altos cargos até mesmo nos púlpitos das igrejas. (Coisa que talvez os liderados das próprias igrejas há algum tempo não ouvem pelo excelente trabalho que fazem).

Surge então uma dúvida quando nos deparamos com essa situação. Seria possível que hoje até mesmo as igrejas do Senhor Jesus, estejam correndo atrás não só de almas, mas também das benesses que a máquinas política e administrativa de uma cidade podem lhe dar ? Será mesmo que ás vezes por um cargo político possamos estar abrindo mão de princípios tão sólidos de outrora ? Não quero acreditar nisso, seria estar se vendendo por um preço baixo demais. Isso não pode caber dentro de uma mente dirigida por Cristo.

Penso que é missão da Igreja sim, levar a Palavra de Deus e demonstrar aos políticos o amor e ensinamentos de Cristo, aliás não só aos políticos, mas á todas as classes de trabalhadores, sejam de empresas privadas ou repartições públicas. Acompanhando o pensamento de Charles Spurgeon, um dos maiores pregadores que já existiu que disse dos políticos: “Eu tenho ouvido, ‘Não traga a religião para a política’. É precisamente para este lugar que ela deveria ser trazida e colocada ali na frente de todos os homens como um candelabro”.

Creio que levar Jesus aos políticos requer de nós um firme propósito e alicerce na Palavra de Deus, que nos recomenda não nos filiarmos à um jugo desigual, afinal, que sociedade tem a justiça com a injustiça ? Faz-nos pensar na responsabilidade que temos com a moral, com a ética e com a honestidade que a Palavra de Deus nos recomenda. Era a ênfase de Spurgeon. Não há nada errado com o Cristão que tenha um cargo político. Já um Cristão que compartilha as mesmas idéias de um político desonesto e faz alianças partidárias com grupos que vão na direção contrária à doutrinas que entendemos serem corretas só nos afasta do verdadeiro cristianismo. E quando isso é aceito por líderes e pastores de nossas igrejas, as conseqüências podem ser ainda piores.

“Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de
Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão”. I Tim. 6:9-11.



José B. Silva Junior
01/2008

3 comentários:

  1. Amigo,
    Estava navegando e procuando saber sobre Paulinia e li seu blog. OLha, quanto ao Pavan ter dito que pagaria isso ou aquilo, sem querer dizer que ele está certo ou errado, bem analiso o fato de que o pedinte de tal soma não tem qualificação nenhuma pra nem valer qualquer preço, se isto fosse permitido e como não o é, penso WEu que ao receer um telefonema pedindo dinheiro para arrumar muitos votos...consideraria tão cômigo de quem veio o opeido que até eu mesmo diria que pagaria, tamanha é a babozeira... nem dá pra acerditar nisso. Cabe dizer que o pedinte não tem moral nem pra tocar seu p´roprio negócio, seus amigos e relações sçao observadas por todos e cabe-se ressaltar que nem o Pt o queria de fato circulando em suas instalações com medo de perder voto. Acho eu, pela qualidade do pedinte desse absurdo que na verdade queria era mostrar pra si mesmo ser uma pessoa esperta e sábia ( é como sempre se apresenta) e resolveu fazer essa brincadeira de mal gosto. Qualquer cadidato diria que sim, que pagaria tamanho o absurdo do pedido... Que pena um sujeito sem esclúpulos através de uma brincadeira de mal gosto pode causar. ACREDITO que análise mais profunda e naum apenas na gravação serã feita e se entenderá oque de fato foi armado. abraços a tdos e Papinha... vai papar em outro lugar porque o que você quer mesmo é ser manchete e pensou e pensou que está sendo mas e seu juízo, sua mente e sua alma como vai ficar pelo que fez... que maldade meu irmão.. ;o(
    Por;
    Observador
    observadorpln@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Querido observador....

    Preferia chamá-lo pelo nome verdadeiro, mas como todos temos o direito de nos esconder, quando nossas opiniões podem comprometer-nos com seja lá o que for, o respeito, e fico feliz por dar-me o privilégio de ser um dos leitores desse humilde aprendiz de escritor.

    Talvez você não tenha entendido o principal objetivo do texto, que como o próprio nome do blog já sugere, é o de refletirmos sobre as situações de nosso dia-a-dia sob uma ótica da teologia. A notícia em questão, que pelo que percebi lhe incomodou, não é uma opinião minha, e nem algo conclusivo quanto á culpa dessa ou daquela pessoa...É simplesmente um fato. Divulgado não só em meu blog, mas em vários veículos de comunicação inclusive telejornais de grande audiência. E minha preocupação em nenhum momento é saber quem está certo ou errado.

    A reflexão que realmente nos interessa, é o da importância de sermos fiéis aos princípios bíblicos e como cristãos, seja individualmente ou em comunidade, nos abstermos de associação com , organizações, facções , partidos ou qualquer outro grupo que causem dúvida ou que declaradamente não seguem os princípios estabelecidos pelo Deus a quem dizemos ser fiéis. É um cuidado que sempre existiu no meio Batista do qual faço parte, e que vemos de uma maneira geral serem deixados de lado ultimamente.

    Não tenho intenção de defender e muito menos de atacar nenhum político ou qualquer outra pessoa. Minha intenção é sim...refletir sobre o que aprendi durante toda minha vida cristã... Pois sabemos, que a palavra de Deus não muda, e é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.

    O teor do artigo, traz em seu conteúdo, características de profundidade teológica e cunho nitidamente denominacional, nesse caso Batista.

    Mas mesmo assim, respeito seus comentários, e se o ofendi pela matéria que publiquei sobre o processo que existe na justiça com os políticos, peço perdão. Só penso que não serei o único a ter que fazer isso, pois como já disse, inúmeros veículos de comunicação fizeram o mesmo.

    Agora, sobre a mensagem teológica (e essa é a que me interessa), penso que não deva e não possa, por uma questão de princípios e paz com minha consciência e com Deus, retirar nada e nem me desculpar com você. Pois como um dos discípulos de Jesus disse..."Não podemos deixar de falar sobre o que temos visto e ouvido...". A Paz que sinto em minha alma ao escrever sobre a palavra de Deus, continua sendo o juiz de meu coração.

    No mais..um grande abraço.."observador".

    e obrigado pela atenção ao texto e pelo comentário !

    Soli Deo Gloria !

    José Junior

    ResponderExcluir
  3. Observador é isso aí!!
    bobo foi o Pavan ter caído na dele!! Mas agora é tarde!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails