Atingidos pelos Reflexos...

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Sociosofia


Tive duas excelentes aulas essa semana na faculdade que fizeram com que pudesse refletir um pouco sobre a complexidade da vida e dos problemas que por vezes nos cercam.

Numa bem exposta aula de sociologia pela competente professora Maria José Duarte Osis, estudamos sobre as instituições sociais e seu papel de formação e integração social do indivíduo, sendo destacadas as três principais: Família, Escola e Instituições Religiosas. Discutimos sobre a adaptação do sistema educacional ás necessidades sociais ao longo da história, e de como algumas lideranças políticas e sociais indicam uma reforma na educação como fator preponderante à esperança de corrigir os problemas existentes, principalmente no que se refere aos desvios de comportamento moral na sociedade como um todo. Abriu-se espaço também à discussão sobre o lugar e importância da família e da Igreja nesse contexto.

Outra aula, da qual pudemos extrair importantes pensamentos e conceitos, foi a de filosofia, do nosso amigo professor Pita. Baseados na leitura de Urbans Zilles sobre Freud e sua linha psicanalítica de que a sexualidade molda determinados comportamentos e que isso ocorre desde a infância. E tentando explicar aqui de uma forma simplificada, a aula foi direcionada a um questionamento sobre a consideração ou não dessa linha de pensamento que parte de um ateísta, dentro de nossos valores teístas. Expuseram-se alguns casos reais de traumas infantis, refletidos de forma evidente na vida adulta e debateu-se sobre como poderíamos entender e tratarmos desses casos.

Cheguei à algumas humildes conclusões após assistir essas duas aulas. A família é sem dúvida , a principal e mais importante instituição social quando pensamos na formação e integração do indivíduo dentro dos mais diversos grupos. A própria antropologia reconhece que não pode existir uma sociedade sem a presença da figura paterna e baseando-se em informações científicas na área psicológica, verificamos a necessidade primordial do grupo familiar na composição de uma estrutura saudável de educação do indivíduo. Estudos demonstram que os dois primeiros anos de vida são cruciais neste processo. É neste período que a criança deverá receber o afeto, o carinho e amor através de contato físico e verbal de seus pais e principalmente da mãe. Quando isso não acontece, alterações de comportamento como, rebeldia, depressão e desajustes sociais serão percebidos a partir da adolescência. Tenho pessoas muito próximas que sofrem por terem passado por essa situação. E antes de dizer que Deus é aquele que pode curar todas as nossas enfermidades, devemos nos lembrar que aquele que educa o menino no caminho em que ele deve andar, verá que até quando esse menino envelhecer, não serão notados desvios da conduta que o próprio Deus estabeleceu para sua vida, será alguém ajustado social, mental e espiritualmente. E educação aqui , penso que implica também em todos os conceitos descobertos pela psicologia quanto ao acompanhamento e cuidado dos pais desde a infância. Infância essa, tratada por Freud, como fase responsável por todos os traumas e dificuldades percebidos na vida adulta.

Não haverá sociedade ajustada sem uma família estruturada e enquanto delegarmos á terceiros a missão de educar nossos filhos. Não há escola que possa formar o indivíduo que não foi instruído devidamente desde menino, e que não teve uma base de carinho e afeto no ambiente familiar. Não há igreja que possa restaurar vidas pregando a cura, antes de se preocupar em estabelecer o amor de Jesus dentro das famílias, para que pais tenham condições de dar esse amor e instrução aos seus filhos.


“Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito nos aproxima.” Louis Pasteur

Um ótimo fim de semana á todos

José B. Silva Junior

2 comentários:

  1. Olá Junior. Achei interessante seu ponto de vista acerca da formação do individuo. Não concordo com alguns pontos, mas é louvavel sua vontade de defender e resguardar o direito a uma vida feliz que todos nós esperamos ter e esperamos poder passar para nossas crianças, sejam, o meu ver, nossos filhos ou sobrinhos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário professor... gostaria de saber sobre os pontos que não concorda... (vc. sabe que isso nos ajuda mais do que as concordâncias)...

    No aguardo...

    e mais uma vez, grato pelo comentário.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails