Atingidos pelos Reflexos...

terça-feira, 21 de outubro de 2008

O Paradigma Tecnocrático


O crescimento da Igreja sob o paradigma tecnocrático


Acompanhando as leituras desse semestre na faculdade, sobre o assunto "desenvolvimento da igreja", um dos capítulos do livro indicado como tema para a semana de estudo temático, sugeriu-nos o texto a seguir:

Afinal, qual a essência do paradigma tecnocrático ? Em resumo, podemos entender que para os tecnocratas a igreja é constituida de um modelo constitucional, ou seja, onde se crê que todo o crescimento é produzido automaticamente pelo trabalho na área institucional da igreja. Uma forma de pensamento monista que torna a pessoa convicta de que com um ótimo programa de crescimento, torna-se inevitável alcançar os objetivos, não levando-se em conta os fatores naturais de crescimento do organismo Igreja.

Esse pensamento pode produzir, a níveis extremos, convicções como do tipo: "Celebre o culto de acordo com uma liturgia bem definida e o Espírito Santo vai cair sobre a igreja automaticamente". Ou: "Aceite um conjunto definido de doutrinas e você é "automaticamente" cristão." Ou ainda: "se você é indicado líder , você está automaticamente capacitado para o ministério" e também: "implante esse programa de crescimento e sua igreja irá crescer e se desenvolver automaticamente". Representantes dessa forma de pensamento vivem na ilusão de que o que é feito no campo institucional garante automaticamente o crescimento de todas as áreas da igreja.

A fé incondicional nesse mecanismo automático cega o tecnocrata. Visitar um culto ou experimentar a ação real do Espirito Santo, aceitar um conjunto de doutrinas ou ter um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, participar de um rito de ordenação para o ministério ou receber os dons espirituais, implantar um pacote de métodos para o crescimento da igreja ou experimentar crescimento real da igreja, são aspectos entre os quais o tecnocrata não enxerga diferença.

Isso tudo não tem nada a ver com processos automáticos naturais do desenvolvimento da igreja . O que os tecnocratas imaginam apontam muito mais para uma máquina onde prevalecem os princípios de causa e efeito. Essa estratégia, no que se refere aos seus princípios básicos, está próxima da magia.
A força-motriz psicológica do paradigma tecnocrático é a bem difundida mentalidade da auto-suficiência, tão propagada hoje também no cristianismo. Ao invés de depositar a confiança só sobre a pessoa de Jesus, busca-se garantias exteriores.

O pensamento monista-tecnocrático, me parece ser o modelo mais difundido no cristianismo ocidental. E é o grande perigo da igreja no mais tardar, a partir da segunda geração de crentes. Suas intenções são boas e respeitáveis na maioria dos casos. Só que isso não muda o fato de que esse é um paradigma extremamente perigoso para o desenvolvimento do organismo igreja.


Nota: Trechos desse texto contido no livro : O Desenvolvimento Natural da Igreja - Christian A. Schwarz - Editora Evangélica Esperança .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails