Atingidos pelos Reflexos...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Você é religioso ?


Outro dia alguém me perguntou: Você é religioso?

O que você responderia?

Penso no homem como um ser religioso desde os tempos mais remotos. Existiram desde os primórdios povos sem governo, sem lei, sem escola e sem economia, mas não sem religião. A religião, através de uma definição em suas origens, é algo que busca oferecer ao homem o caminho de volta para Deus e tenta estabelecer um relacionamento entre o ser humano e o Divino. Porém, esse próprio homem, através dos tempos, carregado de sua natureza de pecado, parece ter se perdido no caminho da busca dessa ânsia pelo sagrado. Assim, a religião ao invés de ser o elo entre o homem e Deus, acaba o afastando dessa meta. Pois o homem procura encontrar na religião algo que faça sentido somente para ele. Sob essa visão, a religião passa então a ser uma ilusão, com a finalidade de realizar os desejos do homem e não propriamente um encontro com Deus. Idéia que pode se resumir em uma frase de Rubem Alves: “Deus é o protesto e o poder dos oprimidos.”

Tentando trazer o assunto para o século XXI, ano de 2010, o que percebemos é essa confirmação da religião como algo que traz satisfação ao homem. Através de uma busca cada vez maior à “profetas, profetisas, bispos e bispas”, ao “evangelho de números e resultados”, ás “ fogueiras, campanhas e reuniões de prosperidade”, à busca de algo que agrade aos egos e seja aceito socialmente por todos. Uma religião baseada em um analfabetismo bíblico. A tendência pós-moderna parece-me ser essa mesmo, de fazer da religião, algo que busque não a Deus, mas ao desejo de ser suprido por Deus em suas necessidades pessoais.

Parece-me ser desse religioso que fala o profeta Isaías, e que Jesus confirma aos religiosos de seu tempo: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens”.

O que está na raiz dessa tendência é o antropocentrismo idolátrico. A preocupação do homem moderno é agradar a si mesmo, e não a Deus, se distanciando cada vez mais do sentido de religião que imaginamos como correta.

E então, será que somos religiosos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails