Atingidos pelos Reflexos...

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Reforçando o elemento contemplativo...‏

A Inquietação Moderna

Em direcção a oeste, a movimentação moderna torna-se cada vez maior, de modo que, para os Americanos, os habitantes da Europa na sua totalidade se apresentam como seres que gostam do sossego e dele usufruem, quando estes mesmos, no entanto, voam em confusão como abelhas e vespas. Esta movimentação torna-se tão grande que a cultura superior já não pode madurar os seus frutos; é como se as estações do ano se seguissem umas às outras demasiado depressa. Por falta de sossego, a nossa civilização vai dar a uma nova barbárie. Em nenhuma época, os activos, ou seja, os irrequietos, foram tão considerados. Reforçar em grande medida o elemento contemplativo faz parte, por conseguinte, das necessárias correcções que se tem de efectuar no carácter da humanidade. No entanto, desde já, cada indivíduo, que seja calmo e constante de coração e de cabeça, tem o direito de crer que possui não só um bom temperamento, mas também uma virtude de utilidade geral e que, ao conservar essa atitude, até cumpre uma missão superior. Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano'

Numa das postagens anteriores, escrevi sobre essa inquietação da sociedade pós- moderna descrita aqui pelo grande filósofo. Confesso que esse assunto tem produzido em mim uma constante reflexão no sentido de que preciso buscar escapar dessa situação... Mas não é fácil.

Não é a primeira vez que leio
Nietzsche, e percebo em seu pensamento ateísta, lampejos de idéias que remetem à crença na existência do DEUS que conheço. Quando ele conclui seu pensamento com a expressão... “ até cumpre uma missão superior..”, nada mais faz, ainda que sem intenção, do que incentivar-nos à reflexão para as coisas que o SER SUPERIOR , ao qual conhecemos como Yavé , nos impele.

“Ser calmo e constante de coração e de cabeça...”, me faz lembrar do conselho Paulino:

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” Filipenses 4:8.
No original grego, a frase "nisso pensai" significa: "isto ocupe a sua mente por todo o tempo." Nossos pensamentos são um termômetro e um indicativo de nosso caráter. É lei da vida que se alguém pensa com freqüência ou persistência em algo, o momento chegará quando não mais poderá deixar de pensar nisso. Essa é a razão porque é de importância máxima que a pessoa humana pense em coisas dignas.

E nesse tempo de “falta de sossego”, convém encorajarmos as pessoas a terem bons pensamentos. O resultado natural dessa prática, nos indica um vida de boa saúde mental e espiritual. Não é a toa que a palavra grega no novo testamento que indica arrependimento seja metanoia (metanoia), que significa "mudança de mentalidade". Daí a idéia de “uma virtude de utilidade geral” conforme a citação de Nietzcshe, pois a partir da mudança de nossas mentes, os valores morais da verdade poderão ser reconhecidos pelos que estão à nossa volta.

Pra mim, Nietzsche não era tão ateu quanto dizia...

José Junior

3 comentários:

  1. Concordo e acrescento; a versão de Fernando Pessoa é a que melhor define isso:
    "...entendendo cada uma destas coisas, que são a mesma da maneira como as entendem aqueles que delas usam, falando ou escrevendo."

    Texto completo em: http://www.insite.com.br/art/pessoa/mensnota.html

    ResponderExcluir
  2. Fala Silvio... pois é...é a que melhor define..e também como disse o Pessoa.. é a menos definível..rs

    Seu comentário, que inicia com a concordância ao texto, vem acompanhado da simpatia, intuição, compreensão e inteligência..que tornou acessível à você..o símbolo do texto.

    como disse... precisamos pensar em coisas boas... Ler Fernando Pessoa, passa por esse caminho...

    Abraço... e obrigado pela fidelidade na leitura... rs !

    ResponderExcluir
  3. Estava lendo novamente o texto do Fernando Pessoa...

    Muito profundo... explica bem como entender e fazer-se entender através da mensagem ( escrita ou falada).

    Valeu a indicação...!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails