Atingidos pelos Reflexos...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Relevância Ministerial






Pastor Irland Pereira de Azevedo
Falando à seminaristas na Faculdade Teológica Batista de Campinas



Esta semana é marcada por uma série de conferências denominada “Liderar e Influenciar”, que trata de temas relevantes ao ministério pastoral e acontece na Faculdade Teológica Batista de Campinas. Ontem, 12/05, tivemos como preletor o Pastor Irland Pereira de Azevedo, muito conhecido e queridíssimo no meio batista. No ministério há 49 anos, o Pr. Irland falou aos futuros líderes, pastores e missionários e também à membros do corpo docente da faculdade sobre o tema: “Crises no Ministério Pastoral”.

Faz-se necessário de minha parte uma manifestação pública de agradecimento em nome de todo corpo discente, pelo empenho da faculdade que na pessoa de seu diretor Pr. Marcilio Gomes Teixeira e do coordenador acadêmico Pr. Antonio Lazarini Neto, envidaram todos os esforços possíveis para que temas tão atuais e importantes fossem trazidos aos alunos por preletores de tão alto nível.

Queria falar aqui, sobre o conteúdo da palestra de ontem, que tenho certeza, baseado nos comentários de nossos colegas ali presentes, serviu para esclarecer alguns pontos proeminentes sobre crises no ministério. Para quem acompanha os textos que tenho escrito sobre o assunto, já imaginam de antemão a ênfase que darei sobre tudo que ouvimos ontem. É isso mesmo caros amigos e leitores... Crescimento de Igrejas.

Entre os vários motivos que provocam crises no ministério sobre os quais ouvimos nesse encontro, um tem sido amplamente discutido e estudado nos dias atuais, a saber: A crise de identidade ministerial e a dúvida sobre qual metodologia temos usado ou devemos usar, para que o desenvolvimento e crescimento da igreja seja constante e satisfatório.

O Pr. Irland dá um precioso conselho para que enfrentemos a crise: “SEJA VOCÊ MESMO”. O conselho que ele dá é para que não compremos pacotes prontos, como algumas igrejas têm feito. Usando suas próprias palavras: “ Não queira ser Bill Hybels ou Rick Warren... conheça bem suas ovelhas, a comunidade, relembre os princípios bíblicos...Verifique os princípios bíblicos da ação ministerial de B.Hybels e Rick Warren, verifique se são rigorosamente bíblicos....Os métodos tem vínculos culturais, eles não são transculturais”...“Não espere resultados imediatos, lembre-se, você é um lavrador. Deve cuidar e trabalhar para que o crescimento natural da lavoura aconteça”...

O preletor manifestou uma grande preocupação com métodos trazidos até nós por esses pacotes fechados que mais parecem comprometidos com o marketing religioso de nossos dias e com a busca das necessidades e anseios das pessoas. “Como exemplo, citou uma filosofia de ministério de nosso conhecido “doutor em crescimento de igrejas”, Rick Warren, que diz: “ Muitos cairão pelo caminho... não aceitarão a visão...não importa ..Deus levantará outros”. Segundo Irland Pereira de Azevedo não pode e não deve ser assim... “Deus não chamou para prostrar aqueles que creram e por tantos anos serviram... é gente de Deus... Não precisamos fazer morrer ninguém para que nosso plano sobreviva.”

A contrapartida disso, creio eu, deve ser uma busca ao verdadeiro evangelho. Seja você mesmo, tenha convicção de sua divina chamada e de que seu modelo deve ser bíblia, o Novo Testamento. Nosso objetivo é pastoral, é dar vida. Devemos ter o desejo de levantar pessoas e não de deixá-las cair. O sopro de doutrina que derrubam pessoas, na verdade são sopros de falsas doutrinas. Usando as palavras do Pr. Irland, das quais faço as minhas: “Gente precisa de gente, gente precisa de Deus, pessoas precisam de pessoas.”


Que Deus no ilumine e nos capacite, para sabermos viver nesse tempo, e nos dê entendimento sobre a relevância de nossos ministérios.


José B. Silva Junior
Seminarista 3º anista da
Faculdade Teológica Batista de Campinas.



O Blogueiro e seminarista Tiago Nogueira e esse que vos escreve durante o intervalo da conferência...

Vista geral do auditório onde estão sendo realizadas as palestras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails