Atingidos pelos Reflexos...

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Música !


Lord I come before you - Salvador
Senhor, eu venho diante de Ti

Lord I come before You . Love to sing Your praise

Worship and adore You. As You fill me with Your grace

Lord I come before You. Surrounded by Your love

When it comes down to Your mercyYou know

I just can't get enough. Oh, You knocked on my door

More than once before . I can finally hear

You call my name .Send Your mercy down

Let the trumpet sound .Now my heart cries out to you in praise...

Teologia da Ciência

Um dos mais conceituados cientistas no campo da cosmologia e, igualmente, um dos mais renomados teólogos de seu país, o polonês Michael Keller, equilibrou o pragmatismo científico e a devoção pela religião. Ele decidiu fixar esses dois olhares sobre a questão da origem de todas as coisas: colocou a ciência a serviço de Deus e Deus a serviço da ciência. O resultado intelectual foi a formulação de uma nova teoria que começa a ganhar corpo em toda a Europa: a "Teologia da Ciência".A "Teologia da Ciência" define-se, simplificadamente, que a ciência encontrou Deus. E a isso Keller chegou, fazendo-se aqui uma comparação com a medicina, valendo-se do que se chama diagnóstico por exclusão: quando uma doença não preenche os requisitos para as mais diversas enfermidades já conhecidas, não é por isso que ela deixa de ser uma doença. De volta agora à questão da formação do universo, há perguntas que a ciência não responde, mas o universo está aqui e nós, nele. Nesse "buraco negro" entra Deus. Keller disse ao site da BBC de Londres, que apesar dos nítidos avanços na pesquisa sobre a existência humana, continua-se sem saber o principal: quem seria o responsável pela criação do cosmo? Keller montou a sua metodologia a partir do chamado "Deus dos cientistas": o big bang, a grande explosão de um átomo primordial que teria originado tudo aquilo que compõe o universo.– Em todo processo físico há uma seqüência de estados. Um estado precedente é uma causa para outro estado que é seu efeito. E há sempre uma lei física que descreva esse processo – diz ele.E, em seguida, fustiga de novo o pensamento: "Mas o que existia antes desse átomo primordial?" Essas questões, sem respostas pela física, encontram um ponto final na religião – ou seja, encontram Deus. Segundo o filósofo, "A ciência nos dá o conhecimento do mundo e a religião nos dá o significado".


sábado, 20 de setembro de 2008

Árvores


Quando criança , em frente á casa onde passei o maior tempo de minha infância, existiam duas grandes árvores. Elas produziam uma enorme sombra que invadia tanto o quintal de nossa casa, quanto a fachada externa, indo até o outro lado da rua . Fazíamos delas ás vezes, traves de nosso improvisado campo de futebol. Era uma enorme turma de crianças: O Humberto, o Edson, o Furlan, o Paulinho, o Zé Carlos, o Marquinhos, o Edinho, o Julis, o Marcelo (pipa) e tantos outros... lembro que após os “grandes campeonatos” de futebol, nos sentávamos àquela sombra e invadíamos a noite entre conversas e provocações infantis. Aproveitavámos uma época onde quase tudo que existia de importante eram as brincadeiras de rua e os chutes na bola em direção ao meio daqueles troncos-traves. Aquelas árvores, de alguma maneira simbolizavam um certo elo de ligação entre todas aquelas crianças. Significavam proteção contra o sol, durante e depois de corrermos atrás daquilo que era importante para nós. Ficávamos aguardando a época onde caíam de seus galhos aquelas “cascas” que se quebravam ao pisarmos, provocando uma satisfação que só quem é criança sente. Elas também significavam um certo poder para mim, pois afinal de contas, estavam bem em frente de minha casa.



Sempre cultivei a idéia de ter em frente à minha casa quando adulto, uma grande árvore como aquelas. Mesmo antes de ter minha própria casa, entendia a árvore como algo que deveria fazer parte de toda e qualquer residência. Para mim, casa sem árvore era algo como um carro sem rodas. Tanto que sempre que passava em frente á uma casa e não via uma árvore, me recusava a aceitar a idéia de que aquela fosse uma casa completa, um lar.



Hoje não tenho uma árvore como aquelas á frente de minha casa. A que foi plantada cerca de 10 anos atrás , não cresceu como eu desejava e esperava. Algumas pessoas a olham e comentam que ela dever ter algum problema, deve estar doente. Outras dizem que não é mesmo o tipo de árvore que cresça. Sempre tentei cuidar dela da melhor maneira que pude mas ela não chegou nem perto daquelas árvores companheiras de minha infância. Tenho essa frustração, de não ter a árvore de meus sonhos em frente de casa.



Existem na bíblia , passagens interessantes que falam sobre árvores. Conhecemos a história de um homem que se aproveita da altura de uma árvore e sobe em cima dela, para que pudesse enxergar Jesus. Zaqueu, sendo de baixa estatura, não teve dúvidas em fazer daquela árvore sua companheira. O salmista compara o homem que é feliz, á uma árvore...lemos no 1º salmo, que aquele que busca os ensinamentos e preceitos de Deus, assim como fez o baixinho em busca dos ensinamentos de Jesus, será como uma árvore plantada junto á ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem. Fiquei imaginando aquelas árvores de minha infância que já eram belas, ao lado de um riacho, cheia de folhas e flores. À essa imagem Deus comparou a pessoa que busca praticar seus ensinamentos. Bela, vigorosa, cheia de vida, produtiva.



Por outro lado, lemos também um episódio que vai fazer com que Jesus tenha um comportamento incomum se comparado aos relatos de sua história em toda a bíblia. Jesus mostra indignação ao passar ao lado de uma árvore que não produzia frutos. O ensinamento disso para nós, creio ser o de que ,assim como as árvores, precisamos produzir frutos que alimentem as pessoas, sombras que ajudem o próximo na peregrinação da vida, apoio que permita ao outro o enxergar a pessoa de Jesus. Caso contrário nossa vida será semelhante á figueira que secou por não produzir aquilo para a qual ela foi criada. Não terá propósitos .

Penso que vou ter que cortar aquela árvore em frente de casa, plantarei outra, pois espero ainda ver uma grande árvore lá em frente, que me ajude a lembrar que preciso ser como uma delas.

"Felizes os que confiam no Senhor [...] são como árvores plantadas às margens de um rio, cujas raízes alcançam águas profundas. Tais árvores não são afetadas pelo calor nem se preocupam com longos meses de seca. Suas folhas permanecem verdes e produzem fruto delicioso." Jeremias 17:7-8 NLT


José B. Silva Junior

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Bendita será...

Segundo o IBGE o número de processos de divórcio ajuizados nas Varas de Família de alguns estados brasileiros vem crescendo muito a cada ano. Foram mais de 360%, se comparado com as ações protocoladas há dez anos. Essa quantidade tão grande de lares desfeitos merece uma reflexão. O que está levando a essa verdadeira explosão do número de separações e divórcios?
Roberto Shinyashiki em seu livro "Amar pode dar certo"", diz, que talvez essa situação deva-se ao grande medo que o homem moderno tem de amar e ser amado. Num mundo materialista, muitas pessoas sentem-se envergonhadas de amar, como se isso fosse algo ridículo e bobo. O medo então seria o de estar numa posição de fragilidade e dependência que o amor provoca. Sempre acreditei na máxima de que amar é um eterno abrir mão. Abrir mão de meu medo de ficar dependente da outra pessoa, abrir mão das minhas vontades e fazer com que a vontade do outro seja também a minha. Leibniz vai dizer que "Amar quer dizer sentir-se inclinado a alegrar-se com a perfeição e o bem do outro, com a sua felicidade".
O ser humano tem aquela velha tendencia de preocupar-se com seu bem estar, e o amor em sua essência, como todos sabemos ,vai dizer que precisamos amar ao próximo como a nós mesmos. Na esfera conjugal, significa dizer que para demonstrar esse amor, deveremos sim abrir mão de nosso eu e de nossas preferencias. Na bíblia , o amor sempre estava condicionado à ações. O amor platônico, aquele em que dizemos amar, mas não evidenciamos isso através de atitudes, é só um sonho. Precisamos amar através de ações.
Deus deixou uma promessa para todos os casais, todas as famílias da terra que vem sendo tão atacadas hoje através de uma desvalorização pela mídia e pela própria sociedade. No capítulo 12 de Genesis Deus diz a Abraão, a quem a bíblia chama de nosso pai na fé, que nele "...seriam benditas todas as família da terra..." Através da descendência de Abraão, chegamos até Jesus, que faz benditas todas as nossas famílias. Que nos capacita a amar-nos uns outros, que tira de nós o egoísmo de querermos agradar somente a nós mesmos, que tira de nós o medo e nos capacita á dia-a-dia nos eforçar-nos para transformar em atitudes o amor que dizemos sentir por nossas esposas , nossos maridos e nossos filhos. Em Jesus, podemos ter esperança de reverter os 360% a mais de divórcios nos últimos dez anos, em uma vida de paz e vida abundante que só Ele pode dar a cada um que busca nele o alicerce de seu lar. Pare de lutar sozinho, peça a Deus que faça em sua família e em seu lar, tudo aquilo que ele planejou para você , e que começou lá atrás, no capítulo 12 do livro de Gênesis.


terça-feira, 9 de setembro de 2008

Persevere !


Alguém disse que não importa a maneira como começamos algo, mas sim, como terminamos. Sempre que escuto essa frase lembro-me dos inúmeros regimes para emagrecer que comecei na segunda pela manhã e terminei na hora do almoço.


A perseverança consiste em sermos firmes em uma resolução, projeto, ou sentimento. Tem a ver com envidarmos um esforço maior em direção á um objetivo, mesmo que para isso, tenhamos que suplantar males iminentes e dificuldades que surjam pelo caminho.


O problema, é que todos nós temos problemas. No meio do caminho, em sua luta pela perseverança, os problemas talvez sejam tão grandes quanto o seu desejo de enxergar seu objetivo realizado. Quantas vezes não decidimos começar novos planos, tomarmos novas resoluções, e logo à primeira barreira já nos vemos desanimados ? Para aqueles que têm algum vício como o cigarro e não conseguem passar do terceiro dia em sua decisão de abandoná-lo, saberão bem o que estou querendo dizer, ou aqueles que perdem a calma facilmente e fazem de tudo para se controlar, mas não conseguem passar do primeiro carro parado à sua frente num sinal verde ou ainda aquela pessoa que precisa restaurar seu casamento e relacionamentos familiares e que muitas vezes não sabe nem mesmo por onde começar ? Seja qual for nossa meta, em qualquer área de nossa vida, vamos precisar de muito mais do que resoluções... Afinal de contas, para que serve a perseverança não é mesmo ? Foi por causa desses obstáculos que alguém inventou essa palavra.


Encontramos um exemplo de perseverança na história dos grandes seguidores de Deus.


Lendo a historia de José, podemos observar algo que acontece com todo aquele que se dispõe a querer fazer a coisa certa: a alternância entre bons e maus momentos. José tem um sonho, onde se vê numa posição de destaque em relação aos irmãos e realizando grandes coisas, isso é bom. Acontece que seus irmãos ficam com inveja dele e o vendem como escravo, o que é ruim. A partir daí ele arruma um bom emprego no palácio de Potifar e fica encarregado de administrar todos os negócios por ali, isso é bom. A esposa de potifar fica de olho nele e tenta seduzi-lo, muito ruim. José foge, isso é bom. O problema é que a mulher fica furiosa , mente para o marido e o acusa de assédio sexual, muito ruim.


A partir daí, José vai nos dar um exemplo de perseverança. Ele é preso, e dentro da prisão ele não perde as esperanças e a vontade de realizar na sua vida tudo que sonhara. Mesmo como um prisioneiro, longe de casa, separado do pai, traído pelos irmãos, cercado por estranhos que o compraram e venderam, ele persevera. Mas há um importante detalhe que revela de onde vinha a perseverança de José:


“...Porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo que realizava.” Gn. 39:23b.

A história termina com José como governador do Egito, realizando as grandes coisas que sonhara e em posição de destaque diante de seus irmãos.
José não desistiu, diante da rejeição de sua família...não desistiu por ser rebaixado à condição de escravo...não desistiu por ser acusado e condenado por algo que não havia feito. Perseverou e realizou.

Concluímos então que a perseverança nos leva a exercer controle sobre as situações ao invés de nos entregarmos passivamente, nos faz permanecer fiéis a nossos valores quando somos tentados a transigir e nos faz encontrar sentido e propósito em nossos obstáculos. E principalmente, entendemos que não há perseverança quando não convidamos Deus para estar conosco, concedendo-nos bom êxito em nossas realizações.

"Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará." Isaías 32:8

José B. Silva Junior

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Sessão Jabá

Um obrigado ao amigão da FTBC, que tem dado uma colher de chá , publicando textos meus lá no seu blog. Vale a pena dar uma passadinha lá, clicando no link abaixo, valeu Tiago !!



http://www.tiagonogueira.com.br/?p=910

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Parabéns, Parabéns !


Hoje é dia dela...
Parabéns Sú...Irmã Linda !
“A página aberta da vida é bela; porém, mais bela é a página ainda fechada.”
Que as páginas que ainda serão abertas sejam as mais lindas da sua vida !
Deus te abençoe...te amo...mano Junior.
03/09/2008






E dele... Parabéns Jão...sobrinho "manero"...rs ! "Só a vida dura o tempo todo." Então, que o tempo todo de sua vida seja repleto de alegria ! E que Deus esteja o tempo todo com você ! Te amo! Tio Junior. 03/09/08



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails