Atingidos pelos Reflexos...

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Persevere !


Alguém disse que não importa a maneira como começamos algo, mas sim, como terminamos. Sempre que escuto essa frase lembro-me dos inúmeros regimes para emagrecer que comecei na segunda pela manhã e terminei na hora do almoço.


A perseverança consiste em sermos firmes em uma resolução, projeto, ou sentimento. Tem a ver com envidarmos um esforço maior em direção á um objetivo, mesmo que para isso, tenhamos que suplantar males iminentes e dificuldades que surjam pelo caminho.


O problema, é que todos nós temos problemas. No meio do caminho, em sua luta pela perseverança, os problemas talvez sejam tão grandes quanto o seu desejo de enxergar seu objetivo realizado. Quantas vezes não decidimos começar novos planos, tomarmos novas resoluções, e logo à primeira barreira já nos vemos desanimados ? Para aqueles que têm algum vício como o cigarro e não conseguem passar do terceiro dia em sua decisão de abandoná-lo, saberão bem o que estou querendo dizer, ou aqueles que perdem a calma facilmente e fazem de tudo para se controlar, mas não conseguem passar do primeiro carro parado à sua frente num sinal verde ou ainda aquela pessoa que precisa restaurar seu casamento e relacionamentos familiares e que muitas vezes não sabe nem mesmo por onde começar ? Seja qual for nossa meta, em qualquer área de nossa vida, vamos precisar de muito mais do que resoluções... Afinal de contas, para que serve a perseverança não é mesmo ? Foi por causa desses obstáculos que alguém inventou essa palavra.


Encontramos um exemplo de perseverança na história dos grandes seguidores de Deus.


Lendo a historia de José, podemos observar algo que acontece com todo aquele que se dispõe a querer fazer a coisa certa: a alternância entre bons e maus momentos. José tem um sonho, onde se vê numa posição de destaque em relação aos irmãos e realizando grandes coisas, isso é bom. Acontece que seus irmãos ficam com inveja dele e o vendem como escravo, o que é ruim. A partir daí ele arruma um bom emprego no palácio de Potifar e fica encarregado de administrar todos os negócios por ali, isso é bom. A esposa de potifar fica de olho nele e tenta seduzi-lo, muito ruim. José foge, isso é bom. O problema é que a mulher fica furiosa , mente para o marido e o acusa de assédio sexual, muito ruim.


A partir daí, José vai nos dar um exemplo de perseverança. Ele é preso, e dentro da prisão ele não perde as esperanças e a vontade de realizar na sua vida tudo que sonhara. Mesmo como um prisioneiro, longe de casa, separado do pai, traído pelos irmãos, cercado por estranhos que o compraram e venderam, ele persevera. Mas há um importante detalhe que revela de onde vinha a perseverança de José:


“...Porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo que realizava.” Gn. 39:23b.

A história termina com José como governador do Egito, realizando as grandes coisas que sonhara e em posição de destaque diante de seus irmãos.
José não desistiu, diante da rejeição de sua família...não desistiu por ser rebaixado à condição de escravo...não desistiu por ser acusado e condenado por algo que não havia feito. Perseverou e realizou.

Concluímos então que a perseverança nos leva a exercer controle sobre as situações ao invés de nos entregarmos passivamente, nos faz permanecer fiéis a nossos valores quando somos tentados a transigir e nos faz encontrar sentido e propósito em nossos obstáculos. E principalmente, entendemos que não há perseverança quando não convidamos Deus para estar conosco, concedendo-nos bom êxito em nossas realizações.

"Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará." Isaías 32:8

José B. Silva Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails