Atingidos pelos Reflexos...

sábado, 20 de setembro de 2008

Árvores


Quando criança , em frente á casa onde passei o maior tempo de minha infância, existiam duas grandes árvores. Elas produziam uma enorme sombra que invadia tanto o quintal de nossa casa, quanto a fachada externa, indo até o outro lado da rua . Fazíamos delas ás vezes, traves de nosso improvisado campo de futebol. Era uma enorme turma de crianças: O Humberto, o Edson, o Furlan, o Paulinho, o Zé Carlos, o Marquinhos, o Edinho, o Julis, o Marcelo (pipa) e tantos outros... lembro que após os “grandes campeonatos” de futebol, nos sentávamos àquela sombra e invadíamos a noite entre conversas e provocações infantis. Aproveitavámos uma época onde quase tudo que existia de importante eram as brincadeiras de rua e os chutes na bola em direção ao meio daqueles troncos-traves. Aquelas árvores, de alguma maneira simbolizavam um certo elo de ligação entre todas aquelas crianças. Significavam proteção contra o sol, durante e depois de corrermos atrás daquilo que era importante para nós. Ficávamos aguardando a época onde caíam de seus galhos aquelas “cascas” que se quebravam ao pisarmos, provocando uma satisfação que só quem é criança sente. Elas também significavam um certo poder para mim, pois afinal de contas, estavam bem em frente de minha casa.



Sempre cultivei a idéia de ter em frente à minha casa quando adulto, uma grande árvore como aquelas. Mesmo antes de ter minha própria casa, entendia a árvore como algo que deveria fazer parte de toda e qualquer residência. Para mim, casa sem árvore era algo como um carro sem rodas. Tanto que sempre que passava em frente á uma casa e não via uma árvore, me recusava a aceitar a idéia de que aquela fosse uma casa completa, um lar.



Hoje não tenho uma árvore como aquelas á frente de minha casa. A que foi plantada cerca de 10 anos atrás , não cresceu como eu desejava e esperava. Algumas pessoas a olham e comentam que ela dever ter algum problema, deve estar doente. Outras dizem que não é mesmo o tipo de árvore que cresça. Sempre tentei cuidar dela da melhor maneira que pude mas ela não chegou nem perto daquelas árvores companheiras de minha infância. Tenho essa frustração, de não ter a árvore de meus sonhos em frente de casa.



Existem na bíblia , passagens interessantes que falam sobre árvores. Conhecemos a história de um homem que se aproveita da altura de uma árvore e sobe em cima dela, para que pudesse enxergar Jesus. Zaqueu, sendo de baixa estatura, não teve dúvidas em fazer daquela árvore sua companheira. O salmista compara o homem que é feliz, á uma árvore...lemos no 1º salmo, que aquele que busca os ensinamentos e preceitos de Deus, assim como fez o baixinho em busca dos ensinamentos de Jesus, será como uma árvore plantada junto á ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem. Fiquei imaginando aquelas árvores de minha infância que já eram belas, ao lado de um riacho, cheia de folhas e flores. À essa imagem Deus comparou a pessoa que busca praticar seus ensinamentos. Bela, vigorosa, cheia de vida, produtiva.



Por outro lado, lemos também um episódio que vai fazer com que Jesus tenha um comportamento incomum se comparado aos relatos de sua história em toda a bíblia. Jesus mostra indignação ao passar ao lado de uma árvore que não produzia frutos. O ensinamento disso para nós, creio ser o de que ,assim como as árvores, precisamos produzir frutos que alimentem as pessoas, sombras que ajudem o próximo na peregrinação da vida, apoio que permita ao outro o enxergar a pessoa de Jesus. Caso contrário nossa vida será semelhante á figueira que secou por não produzir aquilo para a qual ela foi criada. Não terá propósitos .

Penso que vou ter que cortar aquela árvore em frente de casa, plantarei outra, pois espero ainda ver uma grande árvore lá em frente, que me ajude a lembrar que preciso ser como uma delas.

"Felizes os que confiam no Senhor [...] são como árvores plantadas às margens de um rio, cujas raízes alcançam águas profundas. Tais árvores não são afetadas pelo calor nem se preocupam com longos meses de seca. Suas folhas permanecem verdes e produzem fruto delicioso." Jeremias 17:7-8 NLT


José B. Silva Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails