Atingidos pelos Reflexos...

sábado, 23 de junho de 2012

Mudei !




É... Desde que criei esse blog até iniciar a digitação desse texto, tenho que admitir que mudei alguns pontos de vista com respeito à teologia... (e não só em relação à teologia)... também aos relacionamentos, à igreja, à família, ao trabalho... enfim... à vida ! Acho bom ter mudado ! E espero que até o final desse texto tenha mudado mais alguma coisa, pois como diz um famoso teólogo e escritor, “desejo de mudar é coisa de gente... e só não dá em poste de ferro”. 

 Mas tenho que confessar também que há um preço a pagar por essas mudanças. Esse negócio de “pensar”, “refletir” e “mudar”, nem sempre é bem visto para (como dizem por aí) um “crente”. Mas tenho certeza que esse exercício do pensar (desenvolvido dentro de um contexto de respeito pelo reino e pela criação de Deus) tem sido um ótimo trabalho pra mim. O que percebo ás vezes em alguns diálogos, é que alguns cristãos têm medo de pensar. Ficam perturbados quando tem de se haver com perguntas que admitem mais de uma resposta. E não vêem sentido em se trabalhar com grandes idéias, a não ser que possam sempre chegar a conclusões e respostas fáceis. Por causa disso sofrem um declínio em sua vida e atividade mental, em direção à mediocridade. Com isso perdem grande parte dos benefícios de Deus para seus filhos, benefícios que deveriam apreciar à medida que fossem descobrindo as obras das mãos de Deus no contato com o universo que ele criou. Parece-me que uma vida vivida nessas circunstâncias não passa de mero divertimento; é atuar sem pensar. 

 Acho que o crente (ou evangélico – como preferirem), que não pensa está sendo perigosamente absorvido pela cultura que o cerca, embora não se dê conta disso. Como sua mente está destreinada e não é preenchida com idéias válidas, ele não tem condições de apresentar ao mundo os questionamentos penetrantes com os quais possa desafiar suas teses. E a maior dificuldade que o crente moderno, vivendo numa sociedade secular, tem diante de si hoje talvez seja o de colocar diante do mundo esse questionamento para que surjam então as oportunidades de oferecer-lhe respostas baseadas nos pensamentos de Cristo. Estamos constantemente recebendo grandes volumes de informação secular, e, por causa disso, o crente que não quer raciocinar sente ímpetos de fugir, deixando a uma pequena elite de líderes e teólogos evangélicos o encargo de pensar por eles. (o que considero um grande perigo). 

 Em seu livro, The Christian Mind (A mente Cristã), Harry Blamires indaga se existem no meio cristão, pessoas com mente desenvolvida, capazes de confrontar essa cultura moderna que está se distanciando cada vez mais de Deus. Ele expressa o anseio de que haja homens que saibam raciocinar sobre as grandes questões morais da humanidade segundo as linhas de pensamento cristão. O receio dele, que eu compartilho, é de que achemos que somos pessoas que pensam, quando, na verdade, não somos, enganando-nos a nós mesmos. E ele diz o seguinte, dirigindo uma enérgica repreensão aos cristãos em geral:

Retiraram do cristianismo sua relevância intelectual, castrando-o. Talvez ele continue sendo um veiculo de orientação moral e espiritual a nível de indivíduo, mas a nível de comunidade cristã, ele é pouco mais que a expressão de um ajuntamento sentimental. "Quando o crente permite que sua mente fique embotada, ele se torna presa fácil dos divulgadores de um esquema de valores não cristãos, pessoas que não negligenciaram sua capacidade de pensar - e simplesmente nos superaram no plano intelectual.

E então... vamos seguir pensando, refletindo e mudando ?

"E vos renoveis no espírito de vossa mente." (Ef. 4.23)



Extratos do livro: "Ponha ordem no seu mundo interior" - Gordon Macdonald.

Um comentário:

  1. Grande Junior.

    Sinto falta dos tempos de cristão. Não dá fé, ou dos irmãos (dos poucos como você sinto, sem dúvida). Mas do pensar. O pensar desafiador. O pensar resistente. O pensar doloroso.

    Hoje é mais fácil pensar. Ninguém está ligando para o que pensam os que estão fora do sistema. O firewall deste é muito forte. Somente pode ser danado por ameaçãs internas. Mas essas, infelizmente, quando detectadas, são fácilmente dleetadas...

    Grande abraço, velho amigo.
    Anderson Costa

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails