Atingidos pelos Reflexos...

terça-feira, 26 de junho de 2012

Pensando um pouco...




Na última postagem, comentei algo sobre pessoas que deixam que outros pensem por elas. 

 Escreverei mais sobre isso, porque reflito que nossos pensamentos precisam estar sempre em processo de organização. Se não temos uma forte resistência mental e conseqüentemente crescimento intelectual produzido, será muito difícil que possamos pôr ordem em nossas crenças e convicções.

Nessa sociedade pressurizada em que vivemos, aqueles que não tiverem uma boa resistência mental exercitada pelo trabalho de pensar, geralmente serão vitimados por idéias e sistemas que são destrutivos para o espírito e para as relações humanas. Essas pessoas ficam prejudicadas porque não aprenderam a pensar, nem se empenharam no desenvolvimento de sua mente, que é uma tarefa para a vida toda. Sem as vantagens de uma mente forte, vão se tornando dependentes das idéias e opiniões de outros. E em vez de trabalhar no campo das idéias e das questões, cercam sua vida de leis, regulamentos e programas. 

 V.M. Burrows escreveu o seguinte:

 “Uma das mais tristes experiências que pode sobrevir a um ser humano é ele dar-se conta, de cabelos grisalhos e próximo do fim de uma carreira improdutiva, do fato de que, através dos anos, esteve utilizando apenas uma pequena parte de si próprio” 

 Aliás, ele foi até bem sucinto. Muitos de nós estamos sempre correndo o risco de desperdiçar o rico e enorme volume de poder mental que Deus plantou na humanidade quando nos criou. Ele ordenou que fôssemos mentalmente alertas, e não indolentes. Contudo quem quiser ser mentalmente alerta precisará exercitar disciplina e se esforçar muito. A indolência mental é produto do medo e da preguiça. 

 O suicídio em massa dos membros da igreja do povo, ocorrido na Guiana em 1978, é um triste exemplo de onde as pessoas podem chegar quando sua mente não tem resistência. Quando os membros daquele grupo começaram a deixar que Jim Jones pensasse por eles começaram a correr perigo. Pararam de pensar, esvaziaram a mente, e passaram a depender dele para isso. E quando a mente dele deixou de raciocinar corretamente, todos eles sofreram as conseqüências. Ele lhes prometera orientação segura em meio a um mundo hostil e violento. Oferecera apoio pessoal e soluções para seus problemas. E aquelas pessoas renunciaram ao seu direito de pensar por si mesmas, o preço pago para ter essa segurança. 

 Mas muitos dos que não estão com a mente fortalecida nem sempre são indivíduos sem inteligência. O problema é que nunca pararam para pensar que precisam exercitar a mente para seu próprio desenvolvimento, pois isso é um aspecto importante da vida espiritual. É muito fácil deixar nossa mente se tornar apática, principalmente quando estamos cercados de pessoas de temperamento dominante, que querem pensar por nós. Ás vezes vemos isso em famílias sem equilíbrio, sem vida espiritual, onde uma pessoa intimida todas as outras, e estas acabam deixando que a primeira determine suas opiniões e tome todas as decisões. Temos também exemplos de igrejas cujo pastor possui personalidade dominante, e os membros deixam a ele a tarefa de sempre pensar por eles. (Isso é realmente comum que aconteça, muitas vezes por interesses religiosos, políticos e econômicos, que infelizmente ocorrem em igrejas dirigidas por esse tipo de líder). 

 A terceira carta de João (NT da Bíblia ) tem uma acusação a um homem de nome Diótrefes, um líder que, como Jim Jones, estava praticamente controlando todo mundo. Os cristãos simplesmente haviam sujeitado a ele seu direito de pensar. Eis as palavras de João contra ele:

 “Escrevi algumas palavras à igreja. Mas Diótrefes, que ambiciona dominar, não nos aceita. Por isso, quando eu for aí, não deixarei de reprovar o modo com que ele age, pois nos difama com palavras mal-intencionadas. Não contente com isso, ele se recusa a receber os irmãos e impede aqueles que desejariam fazê-lo, expulsando-os da Igreja.”

 Precisamos (sendo cristãos ou não), treinar nossa mente para pensar, analisar, criar. Quem possui uma mente bem ordenada é porque se esforça para ser um pensador. Esse tem uma mente alerta, viva e está sempre recebendo novos conhecimentos a cada dia, e regularmente faz novas descobertas, raciocina e chega a conclusões; são pessoas que exercitam a mente todos os dias. 

Certo pensador afirmou o seguinte: 

 “Eu possuía informação sem conhecimento, opiniões sem princípios e instintos sem crença alguma”.

 Quando chegamos a uma conclusão parecida com essa, pensamos que talvez fosse nisso que o apóstolo Paulo pensava quando escreveu:

 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Rom. 12.2)  

Pense nisso.. !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails