Atingidos pelos Reflexos...

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Provações, adversidades, sofrimentos e disciplina de Deus. Há lugar para isso na vida do Cristão ?


Escrevo hoje inspirado pelo sermão que ouvi dia 24/01/2010 na 1ª Igreja Batista de Campinas, proferido pelo Pr. Adalberto F. Lima. Entre os textos lidos, que serviram de base para a exposição bíblica, ficaram gravados em minha memória os seguintes:

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações... (Tiago 1:2)

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida... (Tiago 1:12)

Mas a minha graça é suficiente para você. Pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza... Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois quando sou fraco, é que sou forte! (II Cor 9-10)

Meditei nos dias seguintes sobre a importância das provações e da disciplina de Deus como agentes indispensáveis á formação do caráter e amadurecimento da personalidade Cristã. Caminhei para o texto do livro de Hebreus... Tentei elaborar uma breve exegese que me auxiliasse a compreender a necessidade da disciplina de Deus em minha vida.

Uma breve análise exegética de Hebreus 12:7-11

7 Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai ? 8 Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos.9Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos!10Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos de sua santidade.11Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.”

Comentário do Texto (Hb 12.7-11).

O escritor de Hebreus aplica a idéia contida no livro de Provérbios (3.11-12). Ele sabe que os filhos de Deus passam por períodos de sofrimento e necessitam de encorajamento.

. “É para disciplina que perseverais...” Nos textos sagrados a palavra disciplina (paideian), vem carregada com a idéia de ensino/educação. Logo a direção do texto segue para um caminho que deseja apontar à idéia de que por trás das adversidades que os filhos enfrentam, está um Pai amoroso que está lhes dando o que é melhor. Os filhos então devem sempre olhar além das adversidades e sofrimentos, e entender que é o próprio Pai (Deus) quem está trabalhando em suas vidas. O versículo é entendido como afirmação de um fato e nos informa que os destinatários da carta suportaram sofrimentos como disciplina.

7b – “Pois que filho há que o Pai não corrige ?” É claro que um filho se submete às regras de seu pai, do contrário não seria um filho de verdade. O que o versículo 7 nos diz, é que o próprio Deus está educando seus filhos. Deus os ensina como filhos, para que possam tomar lugar próximo ao filho de Deus.

8 – Este versículo pode ser interpretado como significando que os leitores eram filhos ilegítimos, espiritualmente. Mas não é esse o caso. O escritor já afirmara anteriormente que eles são filhos de Deus. Ele chama a atenção das pessoas por causa de seu descuido em aceitar a disciplina divina.

9 – No versículo anterior o autor dirige-se ao leitor diretamente ao usar “vós”, no versículo 9 o sábio conselheiro inclui-se e usa “nós”. Ele Ilustra a explicação com a vida familiar, uma situação comum na vida de todos os seus ouvintes e leitores. Comum também a você e a mim.

10 – a comparação continua... Os filhos estão na casa do pai, durante sua infância e adolescência, os anos nos quais eles recebem disciplina (poucos anos).

11 – Contrasta a disciplina do presente com os resultados que serão colhidos no futuro. Os sofrimentos e provações que você experimenta são dolorosos, mas quando o período de agonia terminar, você verá os resultados. Seu prêmio será um relacionamento reto com Deus e o homem no qual a paz reina suprema.

Aplicações:


Quando Deus envia provações, sofrimentos ou doenças, nós muitas vezes podemos ouvir os mais aflitos questionarem, POR QUE EU ? Eles examinam o próprio coração e mente e tentam encontrar o motivo pelo qual Deus está descontente com eles. A escritura fala diretamente sobre essas perguntas e dá a seguinte resposta: “Pois o Senhor disciplina aos que ama”. Que grande conforto saber que em meio à disciplina de Deus em minha vida, conto com seu cuidado, atenção e amor, preparando para mim, coisas que minha mente ainda não pode pensar, meu coração ainda não pode sentir e meu olhos ainda não podem ver.

Há um sábio adágio popular que diz o seguinte: “Não use a disciplina e perca a criança”. Alguns pais podem ter a errada noção de que não precisam disciplinar seus filhos. Segundo a visão destes, a disciplina é contrária ao amor e assim nunca deveria ser aplicada. Não é assim com Deus no relacionamento com seus filhos. Exemplos nos mostram que quando a falta de disciplina leva à falta de respeito, os resultados podem ser trágicos para a criança, para seus pais e para a sociedade. Deus entretanto , disciplina seus filhos e filhas porque os ama. Nesta vida eles colhem os frutos da justiça e da paz, e na vida do porvir eles compartilharão da santidade de Deus.


“Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.”Hb 7:11


José B. Silva Junior

2 comentários:

  1. Olá jj meu nome é richard e sou morador de uberlandia mg e gostaria de dizer-lhe que gostei muitissimo da sua msgm sobre provaçoes, algo que grande maioria dos cristaos enfrentam. Porem nao sao todos que a aceitam com amor e respeito suficientes para continuar caminhando ao lado de Jesus, passei por maus bocados no inicio de minha conversao e hj entendo que grande maioria das minhas provaçoes foram feitas por mim mesmo conforme o livro de galatas nos alerta, mas hj consigo ver que a mao de Deus sempre esteve presente em minha vida nos momentos mais dificeis, obrigado e que a paz de Deus nos acompanhe.

    ResponderExcluir
  2. nao consegui enviar de outro jeito por isso enviei meu comentario como anonimo abçs richard meu imail é richard.fgarcia@hotmail.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails