Atingidos pelos Reflexos...

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Elogium



Segundo a psicologia Junguiana, a projeção, é o termo técnico utilizado para dizer que vemos nos outros, aquilo que não conseguimos ver em nós mesmos. Ou seja, quando critico alguém por alguma atitude (ou falta de atitude), é como se estivesse criticando a mim mesmo. Vamos tentar exemplificar: Quando julgo alguém por ser tímido, na verdade estou inconscientemente justificando minha timidez, criticando essa característica em outro indivíduo. Simplificando, criticamos em outros os defeitos que negamos em nós mesmos.

Por um outro lado, por que será que temos tanta dificuldade em elogiar (sinceramente) os outros ? O Consultor em Marketing Paulo Angelim, nos dá algumas respostas para a questão:

“As pessoas não reconhecem nem expressam as qualidades do outro, ou seja, não elogiam...
a) por medo de que isso signifique reconhecê-lo como melhor que elas;
b) por medo que isso fortaleça muito o outro e comprometa sua autoridade sobre ele (no caso, se o outro for um liderado);
c) por orgulho próprio, egoísmo e vaidade, uma vez que acham que são melhores em tudo;
d) por vingança, uma vez que nunca foram elogiadas;
e) por falta de discernimento e humildade em distinguir as qualidades do outro;
f) por serem negligentes ou por ignorarem a necessidade da construção de relacionamentos fortes;
g) por terem visão estreita do mundo, achando que somente elas são capazes de fazer as coisas bem-feitas;
h) por timidez;”

Tenho observado muitas vezes que preciso desenvolver o hábito de elogiar as qualidades das pessoas que me rodeiam. Não vou conseguir o respeito e atenção de minha esposa , filhos, amigos e pessoas que cruzam meu caminho se a maioria das palavras que troco com eles são de críticas negativas e repreensões por atitudes que julgo ir contra meus conceitos do que é certo. Quando reconheço as qualidades dos outros, estou mais aberto a aprender coisas novas e consequentemente me tornar uma pessoa melhor, além de estabelecer um canal de relacionamento saudável e prazeroso com o próximo.

Na sala onde trabalho, somos em 12 pessoas. E pensando nessa questão de relacionamentos e de como podemos ser mais atenciosos e amáveis uns com os outros, algo que sempre acontece lá tem me servido de exemplo. Temos um objeto na sala, que tinha tudo para ser motivo de discórdia: Um aparelho de ar condicionado. Algumas pessoas, não agüentam ficar com o aparelho ligado, pois sentem muito frio. Já outras preferiam ter o aparelho ligado durante todo o dia, pois sentem muito calor. Tudo para que um clima ( desculpem o trocadilho), de intriga e oposição fosse estabelecido. Mas o que se vê, na maioria das vezes, é que quem sente calor abre mão do aparelho ligado e quem sente frio concorda que o ar seja usado. Não foram poucas as vezes que as pessoas passaram frio ou calor, respeitando o sentimento e a opinião do próximo. Não tenho certeza pela parte dos outros, mas de mim, isso exige um certo sacrifício, exige que eu abra mão do que seria mais fácil: reivindicar os meus direitos e criticar quem não pensa igual a mim. Mas contrariar a teoria da projeção negativa é necessário. O bem que quero pra mim, tenho que querer também para os outros. Os elogios que espero, tenho que distribuí-los com o mesmo prazer que terei ao recebê-los. Meus amigos do trabalho tem me ajudado a compreender isso ...quando abrem mão do ar condicionado desligado.

Nas páginas da bíblia, encontramos vários textos que caminham no mesmo sentido. Pedro por exemplo diz: busque a paz e empenhe-se por alcançá-la...(I Pedro 3:11), o escritor aos Hebreus sugere : Segui a paz com todos...(Hb 12:14a). O próprio Cristo ensina a seus discípulos: ...tende paz uns com os outros... (Mc 9:50). A mesma mensagem Paulo traz em Romanos 12: 18: ... no que depender de vós, tende paz com todos os homens.

Existe um costume de se elogiar pessoas que já não estão mais vivas, tanto que é comum ouvirmos as pessoas dizerem que ao morrer todos ficam bonzinhos. Aliás, essa é a origem etimológica da palavra elogio: do idioma latim, elogium, significa “inscrição tumular; epitáfio... Eram as palavras positivas que eram colocadas nas lápides dos que eram sepultados....Talvez por aí se explique nossa dificuldade em elogiar pessoas que estão entre nós.
Nós que estamos vivos, precisamos nos empenhar em distribuir palavras agradáveis aos que estão á nossa volta. Em um mundo tão conturbado e violento, isso se torna quase que uma emergência.

E se você chegou até aqui lendo essa reflexão, saiba que não está entre os quase 80 milhões de brasileiros que não têm hábito de leitura. O que o torna uma pessoa com mais chances de obter informação e conhecimento. Parabéns !

Gostou do elogio ?


José B. Silva Junior

3 comentários:

  1. É difícil elogiar né?
    Creio que o elogio é uma simples confissão do quanto vc admira alguém. É complicado né?
    É deixar seu ego e saber reconhecer as qualidades. Deus se opõe aos orgulhosos mas rende graça aos humildes. Elogie. Faz bem. Creio eu que mtas vezes que necessitava de um elogio, uma simples palavra de reconhecimento, evitou mtas coisas. Elogio cura feridas, devolve um sorriso. Elogie. Vc já elogiou alguém hj?
    Vou começar: Jesus te ama!!!!
    Há melhor?

    Caroline Sugahara

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ah elogios...muitas vezes chegam tarde!

    Lendo essa reflexão me lembrei de uma notícia que eu ouvi hoje, de que um cineasta fez um documentário sobre a vida e trabalho da missionária Doris Stang, assassinada no Pará em 2002..lembra?
    Pois é, o documentário já ganhou dois premios e agora vai concorrer ao Oscar, mas o que importa, é tarde demais, ela está morta.
    Assim, é como eu disse elogios(reconhecimento da capacidade)que chegam tarde...
    E aproveitando,quero te elogiar: você escreve coisas maravilhosas que nos edificam muito, e melhor , muito bem!!!
    P.S: parabéns pelo recado para a Nilce, isso demonstra que você sabe regar a relação de vocês !

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails