Atingidos pelos Reflexos...

sábado, 8 de novembro de 2008

Bolsa de Valores


Crise econômica. Essa é a notícia que anda de boca em boca nos últimos dias. Não entendo de economia e nem vou me arriscar aqui a querer explicar o que está acontecendo. O assunto é complexo demais . O que sei, é que já tenho pessoas ao meu redor sofrendo as consequências dessa crise. Amigos que perderam seus empregos, e outros que presenciam toda essa situação e encontram-se ansiosos e aflitos pelo futuro incerto que os esperam.

Outro dia ouvi pelo rádio alguem dizer que o que experimentávamos até aqui, era um falso crescimento econômico. Uma ilusão provocada pelo aquecimento da economia, com um dinheiro que na verdade não existia. Os valores circulavam pelo mercado, mas em algum momento seus verdadeiros donos o reclamariam. Apesar do comentário simples, pensei que talvez seja isso mesmo o que tenha acontecido.

E , como em nossa sociedade capitalista, tudo tem girado em torno do consumo, quando perdemos esse poder, a tendência é ficarmos preocupados pelo fato de talvez não conseguirmos fazer tudo aquilo que planejamos . Ficamos aborrecidos com a possibilidade de ficarmos distantes de nossas metas, e sofremos com isso.

Penso que ás vezes, temos nos cobrado demais. Conversando com uma amiga esses dias, chegamos a conclusão de que é fácil nos comportarmos desse jeito. Queremos ter tudo sob o nosso controle, comandar a situação, precaver problemas, eliminar riscos. Vivemos como se tivéssemos que ter as respostas pra tudo, agir sempre como se tivéssemos que provar que somos melhores do que os outros, parece que estamos sempre defendendo uma tese na qual não podemos tirar menos que 10. Temos medo de expor nossas limitações, revelar nossos fracassos, compartilhar as fraquezas . Talvez, passemos tempo demais querendo mostrar aos aos outros o que na verdade gostaríamos de ser. Mas a verdade é que não dá pra ser assim. O preço á pagar é alto demais e a cobrança imposta sobre nós pela sociedade chega a ser insuportável ás vezes. Mas há uma saída !

Deus, em sua infinita sabedoria e capacidade de sondar o coração do homem e seus desejos humanos, deixou-nos uma mensagem que nos alerta sobre como devemos agir em relação ao problema.

Quando percebemos que o futuro pode ser incerto, que os recursos financeiros podem em algum momento nos faltar, se talvez estejamos em algum momento nos iludindo que tudo que obtemos seja mesmo nosso, e através de nossos próprios esforços, convém lermos e lembrarmos sempre das palavras de Jesus no evangelho de Mateus:

“Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Olhai para as aves do céu que não semeiam nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.25,26,33).

Não importa se hoje a Dow Jones, a Nasdaq ou a Bovespa tiveram queda ou subiram. Deus disse que não precisaríamos nos preocupar com esse tipo de coisa, afinal, as aves não fazem nada disso e Ele as sustenta. Somos mais valiosos para Deus do que qualquer outra criatura existente, (que bom saber que temos valor !). Não há ações em qualquer bolsa de valores desse planeta que faça com que Deus se esqueça de nós, e é Ele mesmo quem nos garante isso... "Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti". Isaías 49:15

Não podemos e não devemos nos iludir, tudo que acontece à nossa volta, o tempo e a maneira como vivemos, nossa própria vida, deve ser entregue ao seu verdadeiro dono, aquele que à criou. É a condição apresentada no texto de Mateus, o de buscarmos em primeiro lugar as coisas de Deus e sua justiça para que tenhamos tudo aquilo que precisamos.

Na bolsa de valores do céu, nossas ações, quando são orientadas e dirigidas por Deus, permanecem sempre em alta e podemos assim ter paz em meio à qualquer crise.

Deixo-vos a Paz, a minha Paz vos dou: Não a dou como o mundo a dá...João 14:27

José B. Silva Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails