Atingidos pelos Reflexos...

terça-feira, 16 de julho de 2013

Um Exame do Ensino de Rick Warren

Um Exame do Ensino de Rick Warren
sobre "Crescimento Exponencial"
por
Brian Jonson

Rick Warren, pastor da maior Southern Baptist Church no mundo, se tornou um nome familiar. Autor do best-seller “Purpose-Driven Life” (Uma Vida com Propósito), ele tem maior exposição, tanto para o mundo infiel, quanto para a Igreja, do que qualquer outro autor cristão. Claramente, quando ele fala, o povo ouve. Tiago 3:1 nos lembra que quem ensina está sob um nível de escrutínio de Deus diferente de qualquer outra pessoa. Encarregado de anunciar o evangelho das Boas Novas, um ministro deve aproximar seu chamado com o máximo de sobriedade e cuidado. Nesta breve discussão, eu não tenho nenhuma intenção de entrar na questão dos motivos de Rick Warren. Eu não tenho nenhuma razão para acreditar que ele não ama a Deus, sua igreja e os infiéis. Não há nada em sua vida que me leve a acreditar que ele seja um lobo em pele de ovelha. No entanto, a Bíblia nos encoraja a examinar todas as coisas como os bereanos e discerni-las. Ninguém está acima deste exame bíblico. Os fins nunca justificam os meios quando isto se refere ao ministério cristão.
O vídeo [1] sobre crescimento exponencial, apresentado por Warren, é um dos mais chocantes ensinos que eu jamais vi emergindo de uma Batista do Sul. Nossa denominação é considerada conservadora e completamente baseada na Bíblia. Quando um ministro na Igreja Batista do Sul apresenta filosofias ou doutrinas que são contrárias às Escrituras, ele deve ser repreendido. Isto é verdadeiro para o pastor da menor congregação assim como para o da maior. O fato da Igreja de Saddleback ser a maior em nosso movimento faz esta ação tanto mais urgente.
Eu não me envergonho de confessar que eu nunca fui um fã do "Uma Vida com Propósitos", "Uma Igreja com Propóstios" ou atividades associadas. Eu li algo de ambos os livros e, francamente, não precisei finalizar nenhum deles. Existem duas características distintas presentes na filosofia de Warren. Primeiro, ele conta com uma doutrina pragmática e fraca. Segundo, ele faz mal uso das Escrituras a um grau tamanho que eu questiono se ele teve um simples curso de hermenêutica bíblica.
Pragmatismo é a prática de contar com métodos ou técnicas mais do que em nosso Soberano Deus para os resultados. Pragmatismo é a noção de que o significado ou importância é determinado por conseqüências práticas. É a filosofia que olha para as metodologias de marketing do mundo ou pesquisas de mercado mais do que para exemplos ou mandatos bíblicos. Quando determinar como se deve “tocar” uma igreja, um pastor com bases na Bíblia perguntará “o que mais honra a Deus ou está claramente revelado nas Escrituras”, enquanto o pragmático buscará a avaliação na comunidade. Uma das ações mais famosas de Warren é na área de música. Ele alega que pesquisou a comunidade local e perguntou qual era sua preferência musical. Após determinar o consenso popular, ele “se livrou do órgão” e montou uma banda de rock. Não há nada anti-bíblico a respeito de uma banda de rock, mas tomar aquela resolução baseada numa pesquisa popular de infiéis é na melhor das hipóteses um método questionável. R.C. Sproul coloca isto muito bem quando ele diz:
Os únicos seekers [Nota do revisor: literalmente "os que estão procurando"; termo utilizado para descrever aqueles que vão à igreja, que estão "procurando", mas não são convertidos] que visamos atrair com um culto que os sensibilize são os crentes que estão procurando uma igreja diferente. Apresentando um Deus que quer que olhemos para nós mesmos, que não julga e comanda, que tenha um conjunto de maravilhosos insights sobre como ter um casamento feliz e saudável, nós colocamos o aval de Deus no narcisismo. Não há nada que os evangelicais gostem mais do que ouvirem dizer que Deus os ama do jeito que eles são.
Mas por que os seekers não estão vindo? Eles gostam de música pop, então nós lhes damos música pop. Eles gostam de histórias, então nós lhes damos peças de teatro. Eles gostam de anonimato, então deixem ter. Eles gostam de conveniências, então nós iremos trocar o óleo enquanto eles estão aqui (isto na verdade está sendo feito)...O problema é que nós não podemos fazer nenhuma destas coisas tão bem quanto o mundo pode. Por que se levantar numa manhã de domingo e dirigir a algum lugar para ouvir música pop, se ela está tão perto quanto meu aparelho de som? Por que escolher roteiros malfeitos quando a televisão faz isto muito melhor? Por que gastar uma hora numa troca de óleo quando os profissionais podem fazer isto em dez minutos? [2]
A teologia fraca e o mal uso das Escrituras por Warren é significante e está repleta do começo ao fim em seu material. Visivelmente ausente em “Uma Vida com Propósito” é um clara definição do que seja nascer de novo. [3] Não há nenhuma dúvida em minha mente de que esta é uma das razões para que ele se mantenha na lista dos best-sellers. Talvez a seguinte citação seja o mais próximo do que Warren explica sobre o que é ser redimido:

“Deus não pergunta sua prática religiosa ou visão doutrinária. A única coisa que vai importar é, você aceitou o que Jesus fez por você e você aprendeu a amar e confiar nele?” (Warren, 34) 

Realmente? Se isto é verdade, então os mórmons podem ficar em grande conforto. Depois de instar seus leitores a acreditar que Deus os escolheu e que receberam o poder do Espírito Santo para “cumprir sua vida com propósitos” (Warren,58), ele oferece uma pequena oração que salvará as pessoas. De acordo com Warren, aqui está como você será salvo: “Eu te convido a inclinar sua cabeça e em silêncio sussurrar a oração que mudará sua eternidade, ‘Jesus, eu creio em você e te recebo’”. Então ele faz sua promessa: “Se você concorda sinceramente com esta oração, congratulações! Bem-vindo à família de Deus!” (Warren, 59).
Onde está a ira de Deus contra os pecadores? Onde está a redenção do sangue de Cristo? Este é um exemplo da fraca teologia de Warren.
A respeito de seu mal uso das Escrituras, veja o seguinte:
“A Bíblia diz: ‘Auto-ajuda não é ajuda de maneira nenhuma. Sacrifício próprio é o caminho, meu caminho, para se encontrar a si mesmo, seu verdadeiro eu’” (Warren, 19).
A passagem que ele cita é Mateus 16:25. A tradução (ou paráfrase) é do The Message. A versão New King James diz: “Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.” (N.T. ARA).
Claramente, esta passagem está ensinando que nós devemos considerar nossas vidas mortas (carregar nossa cruz) diariamente, para seguir a Cristo. Esta passagem não ensina nada a respeito de auto-ajuda ou auto-estima. E ainda, Warren faz uma ligação estranha a exatamente isto quando ele diz: “É a respeito de se tornar o que Deus te criou para ser.” (Warren,19). Isto é simplesmente falso.
Existem muitos exemplos deste tipo de erro em seu livro. Warren trabalhou na escola de Robert Schuller de crescimento da igreja. A ênfase de Schuller na auto-estima e no pragmatismo são claramente adotados na filosofia de Warren. Schuller endossa o livro “Uma Igreja com Propósito” logo nas primeiras páginas. Como Warren pôde aceitar o endosso de um homem que negou o pecado e perdeu completamente o evangelho, está além da minha compreensão.
Agora eu gostaria de discutir o vídeo “Pensamento Exponencial” que eu mencionei no começo. Este vídeo é dirigido a pastores que estão se preparando para o programa de igreja “Com Propósito”. Nesta apresentação de 20 minutos, Rick Warren afasta-se da sã hermenêutica cada vez mais. Desde suas primeiras frases, eu poderia facilmente substituir esta Batista do Sul por um Carismática moderna e não teria percebido a diferença. Não há quase nada Batista abordado em sua breve argumentação.
Aqui estão algumas coisas que Warren disse em seus breves primeiros minutos:
“...O fundamento mais importante – pensamento exponencial.”
“Se você quer que Deus faça algo realmente grande em sua igreja, você terá que aplicar os princípios de pensamento exponencial como são ditos na Bíblia.”
“O Senhor claramente pôs uma idéia em minha mente...Deus me disse que minha fé não era grande o suficiente...‘você precisa pensar exponencialmente’ foi o pensamento que Deus continuou inculcando em minha mente.”
Agora, meu primeiro pensamento é, “o que é pensamento exponencial?” Ele está afirmando que é “o princípio mais importante”, e então é justo examinar este termo como ele o define. Essencialmente, Warren alega que pensamento exponencial é “adicionar um zero” a qualquer número que você tenha em mente. Vamos por isto no contexto. Warren esta introduzindo uma estratégia de crescimento de igreja e alega que este é o princípio mais importante. O que é a igreja? A igreja é uma organização? É um negócio? É uma organização benevolente, sem fins lucrativos? É um centro de aconselhamento? Não, a Igreja é o corpo vivo de Cristo. Não é uma organização, é um organismo. Cristo é a cabeça e Ele é responsável pelo seu crescimento. Veja Atos 2:46.
“Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” [4]
Me parece claramente que o “princípio mais importante” do crescimento da igreja é a supervisão do Senhor Jesus Cristo. A estratégia de Warren de pensamento exponencial suplanta o papel de Deus como o único que no final das contas faz Sua igreja crescer. Nenhum pacote de estratégias, macetes, persuasão ou promessas resultará num verdadeiro crescimento da igreja. Nosso soberano Senhor é O responsável por isto.
Quando Warren diz “se você quer que Deus faça algo realmente grande...” então você tem que pensar exponencialmente. Também, ele diz “Deus me disse que minha fé não era grande o suficiente.” Eu tenho que admitir, quando eu o vi fazer estas declarações, eu instantaneamente pensei no tipo de falso ensino que alguém vê na TBN em qualquer dia da semana. Hebreus 1 diz que “Deus...nestes últimos dias, nos falou pelo Filho.” Ninguém ouve a voz audível de Deus. Se Warren quis dizer que ele teve uma impressão que sua fé não era grande o suficiente, então ele deveria ser cuidadoso em expressar deste modo. Um pastor responsável não deveria ser tão descuidado. Não obstante de como isto foi expressado, alguém precisa questionar se isto é uma declaração verdadeira. Se Deus é o responsável pelo crescimento de Sua igreja, e nenhum outro método é deste modo legítimo, então Deus deveria castigar Warren por falta de fé em algo que ele não pode fazer? Desde o começo , sua premissa é imperfeita. Entretanto, ele alega que Deus lhe deu 10 princípios ligados ao crescimento exponencial. Eles são:

1 - Crescimento exponencial é possível – Gn 47:27
Com seu primeiro ponto, Warren começa a descarrilamento de exegese imperfeita.

“Assim, habitou Israel na terra do Egito, na terra de Gósen; nela tomaram possessão, e foram fecundos, e muito se multiplicaram.” [5]
De algum modo, Warren deseja pegar esta passagem fora do contexto e tenta aplicá-la para um programa específico de crescimento da igreja. A passagem de Gênesis simplesmente declara um fato: os filhos de Israel se multiplicaram extremamente, até mesmo exponencialmente. Entretanto, isto está diretamente ligado ao fato de que Deus especificamente disse a Abraão que eles iriam! Não há nada revelador aqui. Não há nada relacionado com o programa dos “40 Dias de Propósito” de Warren aqui. Surpreendentemente, ele analogamente menciona a Starbucks e Krispy Kreme como exemplos do porque nós deveríamos esperar que nossas igrejas cresçam exponencialmente. Ao invés de reconhecer que a igreja não é um negócio, ele a compara a duas companhias que tiveram crescimentos rápidos. Qualquer um com uma carga razoável de discernimento deveria ver a invalidade desta ilustração.

2 - Crescimento exponencial é o modelo do Novo Testamento – Atos 6:7 
“Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.” [6]

Warren pega uma declaração geral a respeito do corpo de Cristo e a aplica para congregações individuais. A igreja teve um crescimento exponencial desde o livro de Atos? Certamente. Nós devemos esperar aquele mesmo crescimento em cada congregação? Nada nos diz que devíamos. Pela Providência de Deus, existe igrejas cristãs em quase todas as comunidades da América. Muitas destas comunidades são muito pequenas . Algumas delas estão em cidades que estão extinguindo. É razoável para uma pequena igreja que honra a Deus, em uma cidade pequena, experimentar um crescimento exponencial? Eu diria que não. Isto significa que a fé do pastor é deficiente? Eu não penso isto. Chamar o crescimento exponencial de modelo do Novo Testamento só é certo se alguém se refere ao corpo de Cristo como um todo e não congregações individuais.


3 - Crescimento exponencial traz honra a Deus – Is 26:15 
“Tu, SENHOR, aumentaste o povo, aumentaste o povo e tens sido glorificado; a todos os confins da terra dilataste.” [7]

Este ponto é quase desnecessário. Ninguém questiona a verdade do que está dito aqui. A passagem em Isaías está olhando na direção da realidade profética de que Israel iria ser aumentado depois de seu cativeiro. Deus não iria esquecê-la e Ele iria os restaurar e devolver crescimento. Deus receberá honra por aquilo. Não há nenhuma aplicação direta para congregações individuais aqui. Pior, ele faz esta afirmação se referindo a este ponto:
“Nós limitamos Deus quando nós pensamos em adição ao invés de multiplicação ...Deus quer que nós pensemos em termos exponencial.”
Ele quer? Onde Deus diz isto em Sua Palavra? O expectador é chamado a aceitar esta afirmação pelo valor declarado, sem nenhum suporte qualquer. Talvez Warren confie no fato que ele já tenha indicado que ele ouve a voz verdadeira de Deus, então como nós poderemos questioná-lo? A sugestão de que nós “limitamos Deus” é uma blasfêmia. É uma afronta máxima à um Deus soberano sugerir que nossas ações, ou inércia, de alguma forma negue a Ele a capacidade de realizar Seus propósitos. Existe uma muito, muito grande má teologia aqui e eu estou receoso de que muitos expectadores nem mesmo reparam isto.

4 - Crescimento exponencial prende a atenção do mundo incrédulo – Ex 1:12 
“Mas, quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais se espalhavam; de maneira que se inquietavam por causa dos filhos de Israel.”[8]
Qualquer estudante preguiçoso da Bíblia identifica esta passagem como significativa por causa de seu contexto. Os capatazes egípcios estavam colocando uma carga pesada sobre os escravos hebreus. Por causa da promessa abraâmica de crescimento fenomenal, os filhos de Israel continuavam ampliando em número apesar de seus maltratos. Os egípcios estavam aflitos porque eles testemunhavam este fato. Com um completo mau trato da Palavra de Deus, Warren lança este exemplo para a era do Novo Testamento e diz: “Vocês não gostariam, pessoal...de estarem alarmados porque sua igreja está crescendo tão rápido?” Eu não entendo como Warren pode fazer este tipo de pergunta.

5 - Crescimento exponencial e causado por Deus – Dt 1:10. 
“O Senhor, vosso Deus, vos tem multiplicado; e eis que, já hoje, sois multidão como as estrelas dos céus.”[9]
Esta passagem é relacionada a Israel, do mesmo modo como era nos pontos anteriores. Entretanto, sua afirmação, “crescimento exponencial é causado por Deus” é indiscutivelmente verdade. Minha pergunta para Warren é esta: Se crescimento exponencial é causado por Deus, então porque você está ensinando as pessoas como atingir isto usando seu programa? Eu realmente me admiro se Warren está remotamente consciente de como ele contradiz seu programa de propósitos, concordando com a soberania de Deus aqui.

6 - Crescimento exponencial é o resultado da benção de Deus sobre sua vida – Is 51:2
“Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque era ele único, quando eu o chamei, o abençoei e o multipliquei.” [10]
Warren parece fixado com as promessas de Deus para Abraão de aumentar o número de Israelitas, provavelmente porque isto se encaixa em sua tese tão bem. Esta técnica, de encontrar textos isolados ou não relacionados que suportam uma tese ou posição particular , vem se tornando mais e mais comum entre os Batistas do Sul. Quando um pastor/professor aborda a Palavra de Deus fragmentada, ao invés de verso a verso e no contexto, ele corre o risco de cometer erros de interpretações sérios. Este é um exemplo perfeito. Acrescentando, a suposição que ele está fazendo no ponto seis é errada. É uma afirmação lógica “se/então”. Se Deus abençoa sua vida, então você experimentará o crescimento exponencial. Ele está atribuindo este crescimento à benção de Deus. Então, ele aplica isto para cada congregação da igreja da mesma forma. Como eu disse antes, não é razoável esperar que toda igreja local cresça como Warren espera que elas cresçam. Existem muitas razões demográficas e certamente espirituais porque certas igrejas não irão crescer exponencialmente. Eu vou ainda mais longe a ponto de dizer que a Bíblia indica apostasia crescente nos últimos dias, não um crescimento repentino na igreja. Se é que ocorra, o que podemos esperar ver é um crescimento menor já que o Caminho é estreito.

7 - Crescimento exponencial faz Deus sorrir. Ele recompensa isto – Nenhuma referência bíblica. 
Warren se referiu à parábola dos talentos depois de apresentar este ponto. Talvez o leitor tenha notado o que eu notei –se crescimento exponencial é causado por Deus (veja ponto 5) e isto trás honra a Deus (ponto 3), então porque Deus está recompensando o homem por isto? Ele está ensinando como causar que ocorra crescimento exponencial, mas então diz que tudo é de Deus. Depois de dizer que tudo é de Deus ele está alegando que Deus irá nos recompensar por fazer isto. Isto é contraditório e confuso, na melhor das hipóteses.

8 - A única barreira para o crescimento exponencial é nossa incredulidade – Mc 6:52 

“Porque não haviam compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração estava endurecido.” [11]
Não há nada no verso acima relacionado a se a igreja local vai ou não experimentar uma taxa específica de crescimento. Nossa falta de fé limita Deus? Não, certamente não. Nossa falta de fé limita nossa efetividade ou restringe o que Deus pode fazer por nosso intermédio? Esta pergunta merece uma consideração teológica cuidadosa. Em pelo menos uma ocasião nosso Senhor limitou os milagres que ele fez baseado na falta de fé do homem (Mc 6:6-6). De qualquer modo que nós tratemos deste fato, nós podemos estar certos que não se aplica como Warren supõe. Deus é soberano sobre Sua igreja, Ele é quem causa o crescimento. Warren está fazendo isto uma responsabilidade do homem.

9 - O segredo do crescimento exponencial é crer em Deus para grandes coisas – Mt 9:29 e Tg 5:16. 
“Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé.” [12]
“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”[13]
A promessa de Warren neste ponto é contingente sobre a validade do conceito de crescimento exponencial. Como nós estamos descobrindo, a premissa inteira é errada e, portanto, este comentário é irrelevante. As passagens que ele providenciou são particularmente instrutivas aqui. É verdade que nossa crença em Deus pode/vai resultar em “grandes coisas”. Cura física como parte da profecia messiânica e ter nossos pecados perdoados são elementos bíblicos essenciais. Crer em Deus para um programa de crescimento de igreja local é totalmente outra coisa.

10 - Crescimento Exponencial começa com pensamento exponencial – Is 4:2,3. 
“Naquele dia, o Renovo do SENHOR será de beleza e de glória; e o fruto da terra, orgulho e adorno para os de Israel que forem salvos. Será que os restantes de Sião e os que ficarem em Jerusalém serão chamados santos; todos os que estão inscritos em Jerusalém, para a vida.” [14]
Eu sou incapaz de achar a conexão entre o décimo ponto de Warren e esta passagem de Isaías.
Quando eu leio uma afirmação igual a esta, eu imediatamente penso em Norman Vincent Peale ou Robert Schuller. Este tipo de “mude a realidade com seu pensamento” faz parte da heresia da fé do mundo carismático. Não há desculpa para um ministro da Batista do Sul estar se metendo nestes assuntos. Infelizmente, a popularidade de seu livro e programas parecem ter entorpecido o discernimento doutrinário de milhões de evangelicais. A meu ver, uma afirmação como esta deveria disparar alarmes vermelhos imediatamente.

Como se dez pontos não sejam suficientes, Warren então gasta alguns minutos explicando como utilizar o pensamento exponencial. Aqui estão algumas citações:
“Como você pensa exponencialmente? Você simplesmente põe um zero atrás do número.”
Ele disse que Deus disse para ele:“você não está pensando grande demais – acrescente um zero”. Ao invés de 3000, pense 30.000. Ele nos recomenda a fazer isto em nossos eventos. “Deus teria que mostrar...forçar-nos a pensar do jeito que nunca pensamos antes.”
“Pensamento exponencial te protege de cometer o erro de preparar um sistema que não se torne maior”. Ele disse que a igreja está “presa em um calçado que não é capaz de se tornar maior.” Isto é devido a nosso pensamento errado.
“Pastores e líderes...vocês estão limitando o crescimento de suas igrejas porque vocês não estabeleceram metas que os forcem a pensar fora do enquadramento e ... fazer as coisas de novos modos.” “ Nós podemos estar limitando a vontade de Deus para nossas igrejas.” “A fé nos alarga...age no reino do impossível...o que não provém da fé é pecado.”
Por favor leia novamente estas citações. Estas afirmações não estão sendo feitas por um Oral Roberts ou Benny Hinn, elas são completamente de um pastor da maior igreja da Convenção Batista do Sul. Onde está a responsabilidade final? Quem está refutando Warren em sua doutrina errônea e a teologia centrada no homem? Como um programa deste tipo desfruta de tamanha aceitação? Eu creio que a resposta é o pragmatismo. Muitos pastores estão infelizes e até mesmo deprimidos com suas pequenas congregações. Eles sentem como se pregar a Palavra exponencialmente não seja interessante o suficiente. Eles vêem Rick Warren tirar suas meias e colocar uma camiseta havaiana e pensam que o poder de Deus está por trás disto. Existe uma pela Palavra de Deus em nossa terra. Não existe uma fome de mega-igrejas ou de livros de Rick Warren. E, eu temo que estes que estão tentando subsistir numa dieta da filosofia de “guiado por propósito” achará seus ouvidos coçando e a força espiritual partindo.

NOTAS:
[1] http://purposedriven.com/content.aspx?id=4903
[3] Tendo admitido que eu nunca terminei seu livro, eu, apesar de tudo, sustento esta declaração baseado em discussões que tive com cristãos que o leram e podem confirmar este ponto.
[4] The New King James Version. 1996, c1982 . Thomas Nelson: Nashville
[5 ]The New King James Version. 1996, c1982 . Thomas Nelson: Nashville
[6] The New King James Version. 1996, c1982 . Thomas Nelson: Nashville
[7] The Holy Bible : King James Version. 1995 . Logos Research Systems, Inc.: Oak Harbor, WA
[8] The Holy Bible : King James Version. 1995 . Logos Research Systems, Inc.: Oak Harbor, WA
j ?Gen. 15:5?; ?22:17?; ?Ex. 32:13?; ?Deut. 7:7?; ?10:22?; ?26:5?; ?28:62?
[9] The New King James Version. 1996, c1982 . Thomas Nelson: Nashville
[10] The Holy Bible : King James Version. 1995 . Logos Research Systems, Inc.: Oak Harbor, WA
[11] The New King James Version. 1996, c1982 . Thomas Nelson: Nashville
[12] The New King James Version. 1996, c1982 . Thomas Nelson: Nashville
[13] The New King James Version. 1996, c1982 . Thomas Nelson: Nashville
[14] The Holy Bible : King James Version. 1995 . Logos Research Systems, Inc.: Oak Harbor, WA




Tradução livre: Edwagner Martins
Revisão: 
Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 04 de Setembro de 2004.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails