Atingidos pelos Reflexos...

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Feliz Ano Novo !


Balanço

No passado trabalhei em algumas empresas onde nessa época do ano, tinha a função de fazer a contagem dos produtos estocados. O serviço consistia em separar todas as mercadorias, classificadas por códigos, confrontar com as entradas e saídas ocorridas no ano, e assim verificar se o saldo daquele item no estoque estava correto. Não existe outra maneira de se fazer essa conferência, os itens deviam ser contados um a um. Isso fazia com que ficássemos todos sujos, pois muitas vezes os itens a serem contados estavam fora de lugar, no meio de outros com códigos diferentes, sujos, empoeirados, esquecidos no estoque. É sem dúvida um trabalho chato e demorado, que exige muita atenção, porém necessário á toda empresa que queira saber sua real situação ao final do exercício.

É costume de algumas pessoas, também nessa época do ano, fazerem o que se convencionou em chamar-se de “Resoluções para o ano novo”. Apesar de pessoalmente acreditar que devamos fazer isso diariamente, creio que a idéia de estabelecer novas metas para nossas vidas é salutar em toda e qualquer época.

Nesse último dia do ano, estou tentando fazer o balanço que fazia nas empresas onde trabalhei, em minha vida pessoal . Quero verificar se tudo que tenho “estocado” dentro de mim, confere com aquilo que tenho adquirido ou se já não é algo do que já tenha me desfeito. Já verifiquei que há algumas coisas fora de ordem, outras “empoeiradas” que havia até me esquecido que as tinha, mas que tem muito valor. Há ainda outras , as quais já não deveriam mais estar aqui e muitas que preciso urgentemente providenciar para compor o “estoque”. Estou percebendo que vou gastar mais tempo para fazer isso do que imaginava, talvez até me “suje” um pouco por conta disso, mas é necessário. Preciso planejar melhor minha vida, ter um futuro certo, depositar minha esperança em resoluções que valham a pena. Preciso criar o hábito de aplicar aquilo que tenho aprendido de bom de forma prática e efetiva em minha vida e na vida das pessoas que estão á minha volta. Preciso me desfazer de certos hábitos que acredito me impedirem de atingir meus objetivos. Preciso fazer com que minha vida seja produtiva, de tal forma que os resultados do balanço no ano que vem superem todas as minhas expectativas... E nesse tempo de reflexão, lembro da palavra infalível de Deus, para que os meus (e também os seus) planos dêem certo...


Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vocês, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para dar a vocês um futuro e uma esperança. Então vocês me invocarão, e virão até mim , e falarão comigo, e eu ouvirei vocês. Vocês me buscarão, e me acharão, quando me buscarem de todo o vosso coração.( Jeremias 29:11-13)


Por que sem Mim...nada podeis fazer. (João 15:5)

Meus votos nesse novo ano que se inicia é de que todos nós possamos fazer esse balanço de fim de ano, verificar nossa real situação, e de posse dessas informações, traçar planos conforme os planos de Deus para nossas vidas.

UM FELIZ 2009 á todos os amigos ...

José B. Silva Junior

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL !

FELIZ NATAL Á TODOS !!! Que a PAZ...a verdadeira PAZ que só a redenção através de Jesus Cristo pode nos dar esteja presente no lar de todos que estão lendo essa mensagem ! Que a liberdade que esse Natal nos proporciona possa ser cantada por todos. !!!

Hoje sou livre...livre...Ele vive !!!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Por que ?


Não me pergunte o motivo, mesmo porque não saberia explicar. Apesar de reconhecer minha propensão à racionalidade e procurar sempre o uso da capacidade cognitiva para justificar minhas ações, preciso reconhecer que não sou capaz de fazê-lo nesse momento. Deixo-me levar pelo sentimento...sentimento de tranqüilidade comigo mesmo, sentimento de poder agir segundo minhas convicções, sentimento de paz, descrito pelo apóstolo Paulo quando disse: “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração”.

Sinto também que talvez algo devesse ser feito, falado ou escrito. Palavras que precisem chegar à algum lugar onde encontrem pelo menos uma reflexão. Palavras (ou gestos) que alguém talvez esteja esperando. Mas , o sentimento que prevalece, é o de ética, respeito e admiração que impedem qualquer literalidade, discurso ou ação que possam ferir esses sentimentos construídos ao longo de tantos anos.

Talvez esteja sendo egoísta, já pensei nisso...Mas quando você sente o perigo á sua volta, é natural, que pense em você. Preservar-se é o primeiro passo para não prejudicar à si mesmo, nem aqueles que você ama.

Há quase uma unanimidade na conclusão de que vivemos dias difíceis. Mas, o que na verdade têm nos ameaçado ? O que nos tem afligido ? Por que você não está plenamente satisfeito como (ou onde) está ? Alguém respondeu que a culpa é do sistema. E talvez seja mesmo esse o perigo que enfrentamos hoje e que traz tantas ameaças às nossas vidas.

Mas, o que esse sistema pode contra nós ? Ele vai conseguir diminuir-nos a ponto de negarmos nossas origens ? Como nos relacionamos com o sistema de modo que possamos não o servir sem pensar ? O que precisamos talvez, é aprender a viver neste tempo que se chama hoje, como verdadeiros seres humanos, racionais que somos. E isso, pode ser feito, quando nos mantemos fiéis aos nossos próprios ideais, rejeitando as exigências impessoais e impostas pelo sistema que nos pressiona. Ainda que sejamos bem sucedidos em nossos propósitos, pense um pouco: Que espécie de vida é essa ? Que tipo de sucesso é esse que o obrigou a nunca mais fazer nada do que quis e aprendeu em toda sua vida ? Quando você sentir que encontrou um caminho, que é por ali que deve ir, então mantenha-se firme no caminho que você escolheu, e não deixe ninguém desviá-lo dele.


José B. Silva Junior

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Perguntar não ofende...

Extraído do Site http://www.crerepensar.com.br/ do meu "xará" José Junior.

Perguntas Retóricas - Renato Fontes



Por Renato Fontes
Estive pensando em algumas coisas ao longo dos últimos anos e, de tão intrigado que fico com algumas delas, decidi colocar minhas indagações na forma de perguntas. Algumas das perguntas ouvi de outros, como a 4, a 5 e a 6, que aprendi com Juan Carlos Ortiz (do livro "O discípulo"), mas a maioria veio de experiência própria. Resolvi utilizar o mesmo estilo de argumentação de Philip Yancey, no seu livro "I was just wondering" ("Perguntas que precisam de respostas", editora Textus). Afinal, como diz o ditado, "perguntar não ofende"...Eu só queria saber:
1. Por que palavras como "paixão", "fogo", "glória", "poder" e "unção" vendem muito mais CDs do que "graça", "misericórdia" e "perdão"?
2. Por que aqueles que mais falam sobre "prosperidade" evitam sistematicamente textos como Tiago 2:5, I Timóteo 6:8 e Habacuque 3:17-18?
3. Por que se fala tanto em dízimo, defendendo-o com unhas e dentes, mas quase nada se fala sobre ter tudo em comum e outras coisas como "ajudar os domésticos na fé" e "não amar somente de palavra e de língua mas de fato e de verdade"? Em qual proporção a Bíblia fala de uma coisa e de outra?
4. Por que em Atos 4, quando os apóstolos foram presos, a igreja orou de forma tão diferente do que se ora hoje? Por que não aproveitaram a ocasião pra "amarrar o espírito de perseguição", pra "repreender a potestade de Roma", ou coisa semelhante?
5. Por que Atos 2:4 é muito mais citado como modelo do que era a igreja primitiva do que Atos 2:42?
6. Por que todo mundo sabe João 3:16 de cor, mas tão pouca gente sabe I João 3:16?
7. Por que 90% ou mais dos cânticos congregacionais modernos são na primeira pessoa do singular, quando a proporção nos salmos é muito menor?
8. Por que todo mundo aceita que Jesus curou e colheu espigas no sábado, aceita também que Deus ordenou que seu povo matasse vários povos rivais, mas se escandaliza absurdamente quando alguém diz que Raabe fez certo ao mentir para preservar duas vidas? O que vale mais, em situação de conflito, que um soldado pagão saiba a verdade ou a vida de dois homens? Será que se Raabe tivesse dito a verdade, teria sido elogiada em Hebreus 11?
9. Por que quase tudo que se vende numa livraria cristã foi produzido nos últimos 50 anos, se nosso legado é de 2.000 anos de História do Cristianismo? O que aconteceu com os outros 19 séculos e meio?
10. Por que tanta gente que acredita que a salvação é pela graça, ou seja, não é obtida sendo "bonzinho", paradoxalmente acredita que ela pode ser perdida sendo mau? Pode algo ganho sem mérito ser perdido por demérito?
11. Por que a Igreja é muito mais rigorosa com pecados sexuais como o homossexualismo do que com a gula ou a ganância? Aliás, por que em tantas igrejas a ganância nem é vista como pecado, mas como virtude, disfarçada com o nome de "prosperidade"?
12. Por que tantos evangélicos chamam seus líderes de "apóstolos", mas criticam os católicos por seguirem um líder chamado "papa"?
13. Por que, mesmo o Cristianismo crendo que o homem foi nomeado por Deus como o responsável pela criação, e que tudo que Deus criou é bom, são os esotéricos os que mais lutam pela defesa do meio-ambiente?
14. Por que, na maioria dos grupos de louvor no Brasil, não há espaço pra quem toca instrumentos brasileiros como o cavaquinho e o berimbau?
15. Por que todos os ritmos de origem na raça negra até hoje são considerados por alguns como diabólicos?
16. Por que alguém como Lair Ribeiro faria mais sucesso como pregador hoje do que, digamos, Francisco de Assis?
17. Por que se canta tanto sobre coisas tão etéreas como "rios de unção" e "chuvas de avivamento", ao passo que Jesus usava sempre figuras do cotidiano para ensinar, como sementes, pássaros e lírios?
18. Por que se amarra, todos os anos, tudo quanto é "espírito ruim" das cidades, fazendo marcha e tudo, mas as cidades continuam do mesmo jeito? Aliás, se os "espíritos ruins" já foram "amarrados" uma vez, por que todo ano eles precisam ser "amarrados" de novo?
19. Por que uma doutrina como o pré-tribulacionismo, que apregoa que Jesus vai tirar a igreja da reta de qualquer sofrimento ou perseguição, não faz sucesso algum na China, no Irã ou na Indonésia? Aliás, por que ela fazia tanto sucesso na China pré-comunista, e depois declinou por lá?
20. Por que se canta todos os dias "Hoje o meu milagre vai chegar"? Afinal, ele não chega nunca? Que dia está sendo chamado de "hoje"?
21. Por que Jó não cantou "restitui, eu quero de volta o que é meu", nem declarou ou amarrou nada, muito menos participou de "campanha de libertação" quando perdeu tudo?
22. Por que tanta gente acredita que a terra e o universo foram criados há 6 mil anos, interpretando Gênesis 1 literalmente, mas esses mesmos nunca dizem que o sol gira em torno da terra, interpretando literalmente Josué 10, tampouco dizem que a terra é retangular, interpretando literalmente a expressão bíblica "os quatro cantos da terra"?
23. Por que nós nunca vamos ao médico e pedimos, "doutor, dá pra queimar essa enfermidade pra mim por favor"? Por que então se ora pedindo isso pra Deus? Seria correto orar assim pra Deus curar alguém enfermo por causa de queimadura?
24. Por que não se faz um mega-evento evangélico, desses que reúnem um milhão de pessoas ou mais, pra fazer um mutirão para distribuir alimentos aos pobres ou ainda para recolher o lixo da cidade? Aliás, por que se emporcalha tanto as cidades com óleo e outras coisas nos tais "atos proféticos"? Não seria um melhor testemunho limpá-la ao invés de sujá-la?
25. Por que as rádios evangélicas tocam tanta coisa produzida por gravadoras ricas e nada produzido por artistas independentes?
26. Por que se faz apelo ao fim de uma "pregação" que não fez qualquer menção ao sangue, à cruz, ao arrependimento, ou sequer ao pecado?
27. Por que se enfatiza tanto a ordem bíblica para pregar a Palavra e se negligencia tanto as ordens para fazer justiça social e alimentar os famintos? Quantas vezes cada uma delas aparece na Bíblia?
28. Por que Deuteronômio 28:13 ("o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda") é tão citado, ao passo que I Coríntios 4:11-13 ("somos considerados como o lixo do mundo") ninguém gosta de citar?
29. Por que quem pensa diferente de nós é sempre "inflexível", "fariseu" ou "duro de coração" (quando não chamamos de coisa pior)?

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Elogium



Segundo a psicologia Junguiana, a projeção, é o termo técnico utilizado para dizer que vemos nos outros, aquilo que não conseguimos ver em nós mesmos. Ou seja, quando critico alguém por alguma atitude (ou falta de atitude), é como se estivesse criticando a mim mesmo. Vamos tentar exemplificar: Quando julgo alguém por ser tímido, na verdade estou inconscientemente justificando minha timidez, criticando essa característica em outro indivíduo. Simplificando, criticamos em outros os defeitos que negamos em nós mesmos.

Por um outro lado, por que será que temos tanta dificuldade em elogiar (sinceramente) os outros ? O Consultor em Marketing Paulo Angelim, nos dá algumas respostas para a questão:

“As pessoas não reconhecem nem expressam as qualidades do outro, ou seja, não elogiam...
a) por medo de que isso signifique reconhecê-lo como melhor que elas;
b) por medo que isso fortaleça muito o outro e comprometa sua autoridade sobre ele (no caso, se o outro for um liderado);
c) por orgulho próprio, egoísmo e vaidade, uma vez que acham que são melhores em tudo;
d) por vingança, uma vez que nunca foram elogiadas;
e) por falta de discernimento e humildade em distinguir as qualidades do outro;
f) por serem negligentes ou por ignorarem a necessidade da construção de relacionamentos fortes;
g) por terem visão estreita do mundo, achando que somente elas são capazes de fazer as coisas bem-feitas;
h) por timidez;”

Tenho observado muitas vezes que preciso desenvolver o hábito de elogiar as qualidades das pessoas que me rodeiam. Não vou conseguir o respeito e atenção de minha esposa , filhos, amigos e pessoas que cruzam meu caminho se a maioria das palavras que troco com eles são de críticas negativas e repreensões por atitudes que julgo ir contra meus conceitos do que é certo. Quando reconheço as qualidades dos outros, estou mais aberto a aprender coisas novas e consequentemente me tornar uma pessoa melhor, além de estabelecer um canal de relacionamento saudável e prazeroso com o próximo.

Na sala onde trabalho, somos em 12 pessoas. E pensando nessa questão de relacionamentos e de como podemos ser mais atenciosos e amáveis uns com os outros, algo que sempre acontece lá tem me servido de exemplo. Temos um objeto na sala, que tinha tudo para ser motivo de discórdia: Um aparelho de ar condicionado. Algumas pessoas, não agüentam ficar com o aparelho ligado, pois sentem muito frio. Já outras preferiam ter o aparelho ligado durante todo o dia, pois sentem muito calor. Tudo para que um clima ( desculpem o trocadilho), de intriga e oposição fosse estabelecido. Mas o que se vê, na maioria das vezes, é que quem sente calor abre mão do aparelho ligado e quem sente frio concorda que o ar seja usado. Não foram poucas as vezes que as pessoas passaram frio ou calor, respeitando o sentimento e a opinião do próximo. Não tenho certeza pela parte dos outros, mas de mim, isso exige um certo sacrifício, exige que eu abra mão do que seria mais fácil: reivindicar os meus direitos e criticar quem não pensa igual a mim. Mas contrariar a teoria da projeção negativa é necessário. O bem que quero pra mim, tenho que querer também para os outros. Os elogios que espero, tenho que distribuí-los com o mesmo prazer que terei ao recebê-los. Meus amigos do trabalho tem me ajudado a compreender isso ...quando abrem mão do ar condicionado desligado.

Nas páginas da bíblia, encontramos vários textos que caminham no mesmo sentido. Pedro por exemplo diz: busque a paz e empenhe-se por alcançá-la...(I Pedro 3:11), o escritor aos Hebreus sugere : Segui a paz com todos...(Hb 12:14a). O próprio Cristo ensina a seus discípulos: ...tende paz uns com os outros... (Mc 9:50). A mesma mensagem Paulo traz em Romanos 12: 18: ... no que depender de vós, tende paz com todos os homens.

Existe um costume de se elogiar pessoas que já não estão mais vivas, tanto que é comum ouvirmos as pessoas dizerem que ao morrer todos ficam bonzinhos. Aliás, essa é a origem etimológica da palavra elogio: do idioma latim, elogium, significa “inscrição tumular; epitáfio... Eram as palavras positivas que eram colocadas nas lápides dos que eram sepultados....Talvez por aí se explique nossa dificuldade em elogiar pessoas que estão entre nós.
Nós que estamos vivos, precisamos nos empenhar em distribuir palavras agradáveis aos que estão á nossa volta. Em um mundo tão conturbado e violento, isso se torna quase que uma emergência.

E se você chegou até aqui lendo essa reflexão, saiba que não está entre os quase 80 milhões de brasileiros que não têm hábito de leitura. O que o torna uma pessoa com mais chances de obter informação e conhecimento. Parabéns !

Gostou do elogio ?


José B. Silva Junior

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails